Veja as diferenças de pensamento entre Sócrates e os sofistas. É a história da filosofia da Grécia Antiga, e que até hoje influencia a vida no Ocidente.
A disputa de pensamento e a diferença de posturas na Filosofia entre Sócrates e os Sofistas é um clássico para as questões do Enem, dos vestibulares e do Ensino Médio do estudo dos grandes filósofos.
Sócrates foi um pensador pioneiro na arte de orientar as indagações para o Ser Humano com a objetividade permitida pela dúvida, pelo questionamento, pela busca da verdade.
Aula gratuita: Sócrates e os Sofistas
Para você fazer um “esquenta” antes de responder ao simulado Sócrates e os Sofistas veja esta aula com um resumo simples e rápido para você compreender os fundamentos que estão envolvidos nesta disputa filosófica.
Muito boa esta aula. É do canal do Curso Enem Gratuito, e tem mais pra você lá.
Dica do Curso: Veja as informações sobre a videoaula com os detalhes do conteúdo. Assim fica mais fácil para você localizar o que precisar rever. Confira:
Resumo sobre Sócrates e os Sofistas
Aprenda sobre Sócrates e entenda o método socrático, utilizado pelo filósofo para se diferenciar dos sofistas. Assista ao resumo de Filosofia sobre Sócrates e os sofistas preparado pelo prof. Alan para o Curso Enem Gratuito!
Se você já ouviu a frase “só sei que nada sei”, então já tem algum contato, por menor que seja, com os ensinamentos de Sócrates! A contribuição dele foi tão importante para a filosofia, que os filósofos que vieram antes de Sócrates são chamados de filósofos pré-socráticos – eram os filósofos da natureza.
Sócrates teorizou sobre a ironia, a ignorância e a ética, tendo também cunhado o termo “maiêutica”. O pensamento de Sócrates é importante não só para a história da filosofia, mas também para quem está no ensino médio e estuda para o Enem e o Vestibular!
Esse tema é recorrente nas provas e também é a base para todo o desenvolvimento da filosofia de Platão e Aristóteles – então não tem como não saber!
Depois de assistir a este resumo de filosofia em vídeo, não se esqueça de fazer o simulado logo abaixo, e de visitar o canal do Curso Enem Gratuito para se preparar para as provas do Enem e do Vestibular!
Simulado Sócrates e os Sofistas
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UnB DF/2014)
1 O gênero epistolar foi largamente difundido em todo 2 o período helenístico, ressaltando-se a circulação literária das 3 cartas de filósofos (Platão e Epicuro, por exemplo) e, a partir 4 do segundo século, as dos apóstolos e as de outras figuras 5 cristãs importantes. O que interessa, sobretudo, destacar é que 6 a carta guarda relações genéricas tanto com o diálogo quanto 7 com a narrativa. A carta, ainda que contenha uma narrativa, 8 configura sempre um diálogo potencial em que o remetente 9 marca seu texto com indícios que determinam o seu lugar, bem 10 como o do recebedor. O narrador de uma carta não deixa de 11 ser, por natureza, um narrador representado, como é Sócrates 12 na República, de Platão.
Jacyntho Lins Brandão. A invenção do romance.
Brasília: Ed. UnB, 2005, p. 130-1 (com adaptações).Com base no texto acima, julgue os próximos itens e selecione o(s) verdadeiro(s).
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNICAMP SP/2013)
A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Mackenzie SP/2012)
“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei.”
Sócrates, 469-399 a. C.
O filósofo grego Sócrates, nascido em Atenas, por ensinar seus discípulos a se libertar do orgulho e da pretensão de que sabiam algo e que, somente ao se libertarem dessa postura prepotente poderiam inicar a construção de suas próprias ideias, foi considerado subversivo pelo governo ateniense. Para o filósofo, não importava a condição socioeconômica de seus discípulos e, sim, suas qualidades interiores. Acusado de coromper a juventude, foi condenado a tomar cicuta (veneno). Suas ideias contrariavam os valores dominantes da sociedade ateniense da época, porque
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEG GO/2010)
A Grécia foi o berço da filosofia, destacando-se pela presença dos filósofos que pensaram o mundo em que viveram utilizando a ferramenta da razão. O período da história grega e o filósofo que afirmou que “só sei que nada sei” foram respectivamente o
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEA AM/2014)
O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM/2015)
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEM PR/2015)
Sobre o período socrático ou clássico (séculos V a IV a.C.) é correto afirmar que:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2011)
No século V a.C., Atenas vivia o auge de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por Sócrates e são conhecidos como
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFPE/2007)
A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética.
Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPE/2007)
Os gregos construíram reflexões importantes para a formação do pensamento ocidental, contribuindo para compreender o mundo e a sua complexidade.
Sócrates, um dos seus filósofos mais conhecidos:
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