Teste seus conhecimentos sobre João Cabral de Melo Neto com o simulado online de Literatura do Curso Enem Gratuito! São apenas 10 questões com resposta na hora e dicas para você estudar!
A metalinguagem, tão em alta nos filmes populares da atualidade, é um tema recorrente nas obras de João Cabral de Melo Neto, conforme a professora Camila explica na aula em vídeo:
Parabéns pra você que assistiu ao conteúdo com atenção. Agora está mais preparado para o simulado ajudar a fixar seus conhecimentos!
João Cabral de Melo Neto – Simulado de Literatura
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UCS RS/2015)
Leia as afirmações feitas a partir da obra Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto.
I A peça, em forma de poema, apresenta a história de um dos tantos severinos de Maria, filhos de Zacarias, que foge da morte que os abate antes da velhice.
II A trajetória do migrante nordestino em busca de um mundo melhor permeia o enredo: por onde passa, encontra miséria, morte, pobreza, sofrimento.
III O título é um exemplo de poesia engajada que retrata a dura realidade da população nordestina.
IV O nascimento de uma criança pode representar a esperança de dias melhores; mesmo com tantas adversidades, há uma quebra na trajetória sofrida do personagem.Das proposições acima,
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFAM/2015)
Leia o primeiro poema da série intitulada “O Ovo de galinha”, cujo autor é João Cabral de Melo Neto:
Ao olho mostra a integridade
de uma coisa num bloco, um ovo.
Numa só matéria, unitária,
maciçamente ovo, num todo.Sem possuir um dentro e um fora,
tal como as pedras, sem miolo:
e só miolo: o dentro e o fora
integralmente no contorno.No entanto, se ao olho se mostra
unânime em si mesmo, um ovo,
a mão que o sopesa descobre
que nele há algo suspeitoso:que seu peso não é o das pedras,
inanimado, frio, goro;
que o seu é um peso morno, túmido,
um peso que é vivo e não morto.Sobre o poema, afirma-se:
I. Causa-nos estranhamento, em virtude de quebrar a identificação automática que temos de um ovo.
II. As duas últimas estrofes opõem-se às duas primeiras; estas exploram o sentido da visão, aquelas o do tato.
III. Os versos são octossílabos e, em todas as estrofes, o segundo e o quarto verso apresentam rimas toantes.
IV. A primeira estrofe apresenta uma ideia (a tese), que se contradiz (a antítese); no final, aparece uma surpresa (a síntese).Assinale a alternativa correta:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNIFICADO RJ/2015)
O Relógio
Ao redor da vida do homem
há certas caixas de vidro,
dentro das quais, como em jaula,
se ouve palpitar um bicho.Se são jaulas não é certo;
mais perto estão das gaiolas
ao menos, pelo tamanho
e quadradiço de forma.Umas vezes, tais gaiolas
vão penduradas nos muros;
outras vezes, mais privadas,
vão num bolso, num dos pulsos.Mas onde esteja: a gaiola
será de pássaro ou pássara:
é alada a palpitação,
a saltação que ela guarda;e de pássaro cantor,
não pássaro de plumagem:
pois delas se emite um canto
de uma tal continuidade.
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 1994. p.324.Entre as considerações sobre o fazer poético de João Cabral de Melo Neto, a que se aplica ao texto é a
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ITA SP/2015)
O poema abaixo, de João Cabral de Melo Neto, integra o livro A escola das facas.
Sobre o poema, é INCORRETO afirmar que a descriçãoCorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UCS RS/2015)
Leia as afirmações em relação à obra Morte e vida severina, escrita por João Cabral de Melo Neto.
I A peça teatral pode ser classificada como um auto de natal pernambucano.
II A peça, ao contar a saga do nordestino, elege a forma popular com versos curtos, comuns nos autos medievais.
III As únicas profissões possíveis de trabalhar, conforme o enredo, são aquelas ligadas à morte.Das proposições acima,
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FGV /2015)
Catar Feijão
1
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra.A comparação escolhida por João Cabral de Melo Neto para caracterizar o ato de escrever
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2014)
Leia trecho do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.– Muito bom dia, senhora,
que nessa janela está:
sabe dizer se é possível
algum trabalho encontrar?
– Trabalho aqui nunca falta
a quem sabe trabalhar;
o que fazia o compadre
na sua terra de lá?
– Pois fui sempre lavrador,
lavrador de terra má;
não há espécie de terra
que eu não possa cultivar.
– Isso aqui de nada adianta,
pouco existe o que lavrar;
mas, diga-me, retirante,
que mais fazia por lá?
– Também lá na minha terra
de terra mesmo pouco há;
mas até a calva da pedra
sinto-me capaz de lavrar.No diálogo travado entre o homem em busca de trabalho e a mulher, a palavra “terra” assume diferentes sentidos. Assinale a alternativa em que essa palavra, em ambos os versos, remete a lugar de origem.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFESP SP/2014)
Poetas e tipógrafos
Vice-cônsul do Brasil em Barcelona em 1947, o poeta João Cabral de Melo Neto foi a um médico por causa de sua crônica dor de cabeça. Ele lhe receitou exercícios físicos, para “canalizar a tensão”. João Cabral seguiu o conselho. Comprou uma prensa manual e passou a produzir à mão, domesticamente, os próprios livros e os dos amigos. E, com tal “ginástica poética”, como a chamava, tornou-se essa ave rara e fascinante: um editor artesanal.
Um livro recém-lançado, “Editores Artesanais Brasileiros”, de Gisela Creni, conta a história de João Cabral e de outros sonhadores que, desde os anos 50, enriqueceram a cultura brasileira a partir de seu quarto dos fundos ou de um galpão no quintal.
O editor artesanal dispõe de uma minitipografia e faz tudo: escolhe a tipologia, compõe o texto, diagrama-o, produz as ilustrações, tira provas, revisa, compra o papel e imprime – em folhas soltas, não costuradas – 100 ou 200 lindos exemplares de um livrinho que, se não fosse por ele, nunca seria publicado. Daí, distribui-os aos subscritores (amigos que se comprometeram a comprar um exemplar). O resto, dá ao autor. Os livreiros não querem nem saber.
Foi assim que nasceram, em pequenos livros, poemas de – acredite ou não – João Cabral, Manuel Bandeira, Drummond, Cecília Meireles, Joaquim Cardozo, Vinicius de Moraes, Lêdo Ivo, Paulo Mendes Campos, Jorge de Lima e até o conto “Com o Vaqueiro Mariano” (1952), de Guimarães Rosa. E de Donne, Baudelaire, Lautréamont, Rimbaud, Mallarmé, Keats, Rilke, Eliot, Lorca, Cummings e outros, traduzidos por amor.
João Cabral não se curou da dor de cabeça, mas valeu.
(Ruy Castro. Folha de S.Paulo, 17.08.2013. Adaptado.)
Vice-cônsul do Brasil em Barcelona em 1947, o poeta João Cabral de Melo Neto foi a um médico por causa de sua crônica dor de cabeça.
O trecho pode ser reescrito, sem prejuízo de sentido ao texto, por:
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2012)
TEXTO I
A canção do africano
Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
entoa o escravo o seu canto,
E ao cantar correm-lhe em pranto
Saudades do seu torrão…
De um lado, uma negra escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar…
E à meia-voz lá responde
Ao canto, e o filhinho esconde,
Talvez p’ra não o escutar!
“Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem.”ALVES, C. Poesias completas.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1995 (fragmento).TEXTO II
No caso da Literatura Brasileira, se é verdade que prevalecem as reformas radicais, elas têm acontecido mais no âmbito de movimentos literários do que de gerações literárias. A poesia de Castro Alves em relação à de Gonçalves Dias não é a de negação radical, mas de superação, dentro do mesmo espírito romântico.
MELO NETO, J. C. Obra completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003 (fragmento).O fragmento do poema de Castro Alves exemplifica a afirmação de João Cabral de Melo Neto porque
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UERN/2012)
Vidas secas, de Graciliano Ramos e Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, constituem-se como duas importantes obras do panorama literário brasileiro a incidir no tema da seca e sua ação impiedosa sobre o homem nordestino. Fazem-se, a seguir, alguns juízos críticos sobre essas duas obras, publicadas em 1938 e 1954, respectivamente. Leia, cada um e assinale a alternativa que apresenta julgamento ERRÔNEO com relação às duas obras, simultaneamente.
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