Teste seus conhecimentos sobre Arcadismo com o simulado de Literatura do Curso Enem Gratuito. Se errar, tem dicas para estudar.
O arcadismo no Brasil é um estudo importante da literatura e cai com frequência no Enem. Nosso simulado vai lhe ajudar a se preparar para a prova, mas antes refresque sua memória com uma aula em vídeo:
Para complementar o conteúdo, confira uma outra aula, mais focada nos principais autores do arcadismo:
Muito bem! Agora o simulado vai ser tranquilo e vai lhe ajudar a fixar seus conhecimentos.
Arcadismo – Simulado de Literatura
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UCS RS/2017)
Sobre a obra Um terno de pássaros ao Sul (2008), de Fabricio Carpinejar, é correto afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV /2016)
Texto:
[4]
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal(1)e nele assisto(2);
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(…)
[5]
Tu não verás, Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da minada serra.Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia,
e já brilharem os granetes de oiro
no fundo da bateia(3).
(…)
Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo;
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.Verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes(4) de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.Enquanto revolver os meus consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da poesia.Tomás A. Gonzaga,Marília e Dirceu.
Glossário:
(1) casal: pequena propriedade rural.
(2) assisto: resido, moro.
(3) bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela.
(4) altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.Nesses excertos, Dirceu apresenta a Marília alguns dos argumentos com que pretende convencê-la a desposálo, bem como lhe sugere uma imagem de sua vida conjugal futura.
Considerando-se o teor dos argumentos e das imagens aí presentes, pode-se concluir corretamente queCorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FGV /2016)
Texto:
[4]
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal(1)e nele assisto(2);
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(…)
[5]
Tu não verás, Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da minada serra.Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia,
e já brilharem os granetes de oiro
no fundo da bateia(3).
(…)
Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo;
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.Verás em cima da espaçosa mesa
altos volumes(4) de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.Enquanto revolver os meus consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da poesia.
Tomás A. Gonzaga,Marília e Dirceu.Glossário:
(1) casal: pequena propriedade rural.
(2) assisto: resido, moro.
(3) bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela.
(4) altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.O excerto contém versos que atestam, de modo enfático, que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de Neoclassicismo,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEG GO/2016)
Leia o poema e observe a pintura a seguir.
Destes penhascos fez a natureza
O berço, em que nasci: oh quem cuidara,
Que entre pedras tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!Amor, que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me ele declara
Centra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortalezaPor mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temei; que Amor tirano,
Onde há mais resistência mais se apuraCOSTA, Claudio Manuel da. Soneto XCVIII. Disponível em: <http:// http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 26 ago. 2015.
CARAVAGGIO, Michelangelo. Conversão de São Paulo –
1600-1601. Óleo sobre tela. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2015.Verifica-se que os versos e a pintura, em razão das características que lhes são peculiares, pertencem respectivamente aos períodos
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(CEFET MG/2016)
TEXTO:
Para cantar de amor tenros cuidados,
Tomo entre vós, ó montes, o instrumento;
Ouvi pois o meu fúnebre lamento;
Se é que de compaixão sois animados:Já vós vistes, que aos ecos magoados
Do trácio Orfeu parava o mesmo vento;
Da lira de Anfião ao doce acento
Se viram os rochedos abalados.Bem sei, que de outros gênios o Destino,
Para cingir de Apolo a verde rama,
Lhes influiu na lira estro divino:O canto, pois, que a minha voz derrama,
Porque ao menos o entoa um peregrino,
Se faz digno entre vós também de fama.COSTA, Cláudio Manuel da. A poesia dos inconfidentes.
(Org.: COSTA, MACHADO). São Paulo: Martins Fontes, 1966, p. 51 – 52.Vocabulário:
Destino: Na Grécia Antiga, o Destino dos deuses e dos homens eram concedidos às três irmãs Moiras, responsáveis por tecer e cortar o fio da vida de cada um.
Anfião: Deus da mitologia grega, filho de Zeus e Antíope, que recebeu uma lira como presente de Apolo, que também o ensinou a tocá-la. Ele construiu a cidade de Tebas tocando a lira pois, ao som de sua música, as pedras se moviam sozinhas.
Apolo: Filho de Zeus e Latona, é considerado o deus da juventude e da luz. Apesar de ser sempre associado à imagem de um jovem viril e talentoso, não teve sucesso no amor, devido à paixão não correspondida por Dafne. O poeta Calímaco apresenta Apolo como o inventor da lira, mas outros textos indicam que quem o inventou foi seu irmão Hermes.
O soneto de Cláudio Manuel da Costa traz vários elementos característicos da estética árcade, como a recuperação dos valores clássicos, percebida na menção aos deuses gregos. Por meio dessa estratégia, o autor indica a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRR/2016)
Sobre o Arcadismo, é correto afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2016)
TEXTO:
Capital Afetivo
A esta altura dos acontecimentos, devo admitir que ainda não achei resposta para a pergunta com que o Caetano foi ao ponto: existirmos, a que será que se destina? Se você me permite a filosofada, desconfio que o sentido da vida se resume ao inconsequente prosseguimento da espécie, nessa absurda correia transportadora em cujo termo nos espera a queda no vazio. Resta saber o que faremos enquanto estamos por aqui. Se aceita sugestão, aqui vai esta: o melhor investimento é nos afetos.
Nada impede que a gente faça amigos até o último dia, mesmo como esforço de reposição, e espero que seja assim comigo. Alguns anos atrás, para comemorar uma idade redonda, dei uma festança, e me lembro da alegria que saboreei quando, ao descer uns degraus rumo ao espaço onde estava o povaréu, me bateu essa constatação: o que costurava aquelas 200 pessoas – muitas das quais nem se conheciam –, numa inédita e irrepetível configuração, era o afeto que me ligava a cada uma delas.
E não se tratava, benza Deus, de passageiros apenas do vagão de 1945, aquele em que desembarquei no mundo; ao contrário, estacionara ali uma composição de variadas gerações, dos 80 anos aos menos de 20. Foi gratificante me dar conta de que venho resistindo bem à tentação, reforçada pelo envelhecimento, de me refugiar nostalgicamente no vagão de origem. Bom saber que posso transitar por todos os demais até que chegue à estação final.
(Humberto Werneck, O Estado de S.Paulo, 25.08.2013.Adaptado)Leia também o poema de Manuel Bandeira.
Quando a indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável*),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
– Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
* caroável: amável, gentilÉ correto afirmar que o poema pertence ao período
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(CEFET MG/2015)
Acontecência
Acorda ligeira e vem olhar que lindo
sobre o morro sol se debruçar
leite novo espuma dessa madrugada
passarada vem te despertartantos pés descalços
posso ver meninos a correr na direção do dia
banho de açude alegre e lava o corpo
fruta fresca é pra te alimentaracorda ligeira e vem ver que bonito
pelo pasto solta a vacaria
na barra da serra gavião campeiro
vem primeiro vento costurartantos pés descalços posso ver libertos
a correr na direção do dia
chuva desce pra regar a terra
engravidar sementes em frutas se tornarNUCCI, Cláudio. Disponível em:
http://www.claudionucci.com.br/musica>. Acesso em: 07 set. 2014.A letra da canção “Acontecência” aproxima-se do ideário estético do Arcadismo por
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFMG/2015)
Em relação ao Arcadismo, é verdadeiro afirmar que foi uma corrente literária
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUCCamp SP/2012)
Diferentemente da natureza arcádica, convencionada como modelo de equilíbrio pelos escritores neoclássicos, a natureza romântica representa-se de modo a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.