Resumo sobre os Genes Recessivos e os Genes Dominantes. É conteúdo básico, que sempre cai nas provas. Veja a Dominância Completa dentro da Primeira Lei de Mendel, e responda ao simulado de Biologia Enem agora.
A Primeira Lei de Mendel é um clássico de Biologia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Sempre cai uma questão direta ou uma questão relacionada, pois este conteúdo é um dos fundamentos da Genética.
A herança por dominância completa é um caso de hereditariedade em que há dois alelos para um gene. Um desses alelos é dominante, o outro é recessivo.
Sendo assim, quando um gene dominante estiver junto com um gene recessivo, ele irá dominar a expressão gênica, inibindo as características do gene recessivo.
A Primeira Lei de Mendel
Antes de responder ao Simulado veja com a professora Cláudia de Souza Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, coordenadora pedagógica e autora dos conteúdos de Biologia, uma introdução à primeira Lei de Mendel e a Dominância Completa.
As dicas da professora Juliana:
Genética mendeliana, o que é? Para gente entender como funciona as leis de Mendel, a gente precisa entender as ideias dele no início dos seus experimentos. Mendel foi um monge austríaco que fez diversos experimentos relacionados à reprodução em plantas, mais especificamente, nas ervilhas.
As Ervilhas de Mendel
Mas porque ervilhas? Primeiro porque era uma espécie na qual ele tinha fácil acesso no ambiente em que habitava. E segundo, e mais importante, é que a ervilha tem um ciclo de vida muito rápido, sendo fácil observar várias gerações da planta em pouco tempo. Isso não seria possível com seres humanos, por exemplo.
Outro ponto importante das ervilhas é que elas possuem várias características que são fáceis de serem observadas aos olhos nus, como a textura (rugosa ou lisa) e a cor (verde ou amarela). Mas então, qual foi o principal experimento que Mendel fez?
O principal experimento feito por Mendel foi o cruzamento em relação a cor das ervilhas. Ele selecionou as características, ou seja, selecionou plantas com características puras, ou seja, com genes totalmente amarelos ou totalmente verdes.
Para ele conseguir fazer isso, ele fez cruzamentos ao longo de várias gerações sempre da mesma cor, para “purificar” essa linhagem. A partir disso, ele fez um cruzamento experimental com ervilhas puras verdes e puras amarelas, chamando esse cruzamento de “geração P”. A partir desse cruzamento, Mendel obteve a primeira geração de “filhotes”, e, para surpresa dele, todas as ervilhas resultantes desse cruzamento nasceram amarelas.
Mendel disse que essas ervilhas amarelas provavelmente eram híbridas, mas aonde estariam os genes verdes que não apareciam?
Então ele pegou essa geração P (as ervilhas amarelas resultantes desse primeiro cruzamento) e cruzou elas entre si. Com isso, ele teve um resultado de 3 ervilhas amarelas e 1 verde. Ou seja, o fator verde que havia sumido na geração F1, volta a aparecer na geração F2. Então ele percebeu que o fator não tinha se destruído, mas que ele provavelmente não se manifestava na presença do fator amarelo.
A partir desse experimento, Mendel alcançou algumas conclusões:
- Ele percebeu que muitas características são definidas por um par de fatores, recebidos da geração parental (pais), onde cada um contribui com apenas um fator.
- Outra conclusão foi que, quando um organismo recebe dois fatores diferentes para condicionar determinada característica, um deles pode se manifestar e o outro pode ser que não apareça.
- Nesse caso, quem se manifesta seria o fator dominante, enquanto quem não se manifesta seria o fator recessivo.
- E, a última conclusão seria que, durante a formação de gametas, os fatores aparecem em dose simples, ou seja, cada gameta tem apenas um fator.
A Dominância Completa
Confira agora a segunda parte desta aula sobre a Primeira Lei de Mendel para você compreender o mecanismo da Dominância Completa.
Veja o foco sobre a Dominância Completa:
A Dominância completa ocorre quando um dos fatores domina sobre o outro. Lembrando que Mendel não falava de genes, porque ele não conhecia a função específica do DNA e, portanto, não tinha esse conhecimento de genética. Ao invés de gene, ele falava “fator”.
Genes presentes no mesmo lócus são chamados de genes alelos (o par de fatores do qual Mendel falava).
Veja no vídeo o Exemplo das ervilhas de Mendel: ele descobriu que, quando o fator dominante estava junto ao fator recessivo, ele se sobressaía, impedindo que o recessivo se expressasse.
No caso das ervilhas, o fator dominante era a cor amarela e o recessivo a verde.
O resultado de um cruzamento em que houvessem indivíduos heterozigotos (Vv), por exemplo, seriam indivíduos com fenótipos totalmente amarelos.
Mendel concluiu, portanto, que os fatores dominantes são os que se expressam tanto em heterozigose (Vv) como em homozigose dominante (VV). E o fator recessivo se expressaria somente quando estivesse em homozigose recessiva (vv).
A primeira lei de Mendel diz que os fatores que compõem uma determinada característica são segregados durante a formação dos gametas.
Lembra da aula de meiose? Nela, vimos que logo na primeira divisão meiótica de uma célula 2n ocorre a separação dos pares cromossomos homólogos.
No final do processo, teremos células n, os gametas. A partir da fecundação desses gametas, uma célula n se transforma em 2n.
Se você ainda têm dúvidas, veja um resumo completo sobre a Primeira Lei de Mendel antes de responder ao Simulado ENEM de Biologia.
Simulado sobre A Primeira Lei de Mendel
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FPS PE/2014)
Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.
1) Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.
2) Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.
3) Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.
4) No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.
5) Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.
Estão corretas, apenas:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(OBB/2014)
Observe a figura abaixo que representa algumas conclusões de Mendel.
Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica%5B/caption%5D
A primeira lei de Mendel concluiu que “cada característica é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas e voltam a se combinar na formação do novo indivíduo”. Pode se afirmar que o fenômeno crucial para garantir a pureza dos gametas descrita por Mendel é a (o):
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2018)
A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver a enfermidade, uma criança deve herdar as duas cópias defeituosas do gene que causa a ARPKD. Quem tem apenas uma cópia do gene com problema não desenvolve a doença, embora possa transmiti-la a seus filhos se seu parceiro também carregar uma mutação nesse mesmo gene.
Considere o heredograma abaixo que mostra uma família na qual o indivíduo V nasceu com ARPKD:
A probabilidade de o indivíduo III ser portador do gene para a ARPKD é
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUCCamp/SP/2018)
André e Mariana pretendem ter dois filhos e procuraram um geneticista pois nas famílias de ambos há indivíduos afetados pela fibrose cística, uma doença de herança autossômica recessiva. Alguns testes mostraram que tanto André como Mariana são portadores de uma cópia do gene com a mutação para a fibrose cística. No caso de duas gestações independentes, a probabilidade de seus filhos apresentarem a doença é de
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNESP SP/2018)
As figuras representam células de duas espécies animais, 1 e 2. Na célula da espécie 1, dois genes, que determinam duas diferentes características, estão presentes no mesmo cromossomo. Na célula da espécie 2, esses dois genes estão presentes em cromossomos diferentes.
Tendo por base a formação de gametas nessas espécies, e sem que se considere a permutação (crossing-over), constata-se a Primeira Lei de Mendel
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
O albinismo é considerado uma anomalia genética provocada pela ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e cabelos. No ser humano, o albinismo é um caráter hereditário recessivo. Considere uma situação em que progenitores com pigmentação normal tenham um filho albino e analise atentamente as proposições abaixo.
I. Os progenitores são portadores do alelo recessivo.
II. O genótipo do indivíduo albino é heterozigoto para tal característica.
III. Os descendentes do filho albino serão sempre albinos.Marque abaixo a alternativa correta:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
Um homem, polidáctilo e de pigmentação normal da pele, casa-se com uma mulher albina e não polidáctila. A primeira filha do casal tem o mesmo fenótipo de sua mãe. A probabilidade de que uma segunda filha do casal seja normal para ambos os caracteres é de
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FMABC SP/2018)
Considere uma doença de herança monogênica autossômica recessiva. Na população em geral, esta doença apresenta frequência de 1%. Considere o heredograma abaixo:
Nessa família, a probabilidade de o indivíduo da geração III ser afetado pela doença é
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFU MG/2017)
Em relação aos graus de dominância em Genética, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Nos cruzamentos clássicos das ervilhas de Mendel, a descendência F1 sempre se assemelha a uma das variedades progenitoras, pois um alelo em um par mostra completa dominância sobre o outro.
II. No cruzamento entre plantas bocas-de-leão de cor vermelha com plantas de cor branca, todos os híbridos F1 têm flores cor-de-rosa. O intercruzamento dos híbridos F1 produz descendência F2 com proporção fenotípica de três vermelhas para uma branca, clássico exemplo de dominância incompleta.
III. No grupo sanguíneo humano MN, indivíduos heterozigotos exibem os fenótipos M e N, pois as duas moléculas estão presentes, caracterizando um exemplo de codominância.
IV. No cruzamento de ervilhas duplamente heterozigotas para a cor e a textura da semente, a proporção fenotípica será 9:3:3:1.Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2016)
As doenças ligadas à genética são muitas e variadas, e algumas dessas patologias aparentam não ter muita importância, uma vez que não são quantitativamente significantes, como é o caso da polidactilia. Há uma variação muito grande em sua expressão, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa. Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós–axial, do lado cubital da mão ou do lado peroneal do pé, e a pré–axial, do lado radial da mão ou tibial do pé.
(http://fisiounec2015.blogspot.com.br/2011/05/polidactilia.html).
No que concerne à polidactilia, é correto afirmar que
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Complemento de Genética
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.