Veja o que sabe sobre Cecília Meireles com o simulado de Literatura do Curso Enem Gratuito. São apenas 10 questões para você aprender ou relembrar o que sabe. Se errar, tem dicas para estudar e garantir o sucesso na hora da prova.
A Cecília Meireles é uma das autoras mais importantes da literatura brasileira. Nossa aula em vídeo sobre sua obra vai lhe ajudar a estudar para o simulado!
É isso aí! Agora teste seus conhecimentos com os exercícios, que também servirão para lhe ajudar a fixar melhor a memória.
Cecília Meireles – Simulado de Literatura
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIOESTE PR/2018)
Com base no poema abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.4º MOTIVO DA ROSA – Cecília Meireles
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando em mim.E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.CorretoResposta correta!
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
Tiradentes era alguém com todas as características e ressentimentos de um revolucionário. Além do mais, ele se apresentava para o martírio ao proclamar sua responsabilidade exclusiva pela inconfidência. Era óbvia a sedução que o enforcamento do alferes representava para o governo português: pouca gente levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes (e as autoridades lusas, depois de outubro de 1790, invariavelmente se referiam ao alferes por seu apelido de Tiradentes).
(MAXWELL, Kenneth.
A devassa da devassa. A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808.
São Paulo: Paz e Terra, 1995, p. 216)A poesia arcádica, frequentada ao tempo de Tiradentes, foi lembrada com ênfase e vigor, a par das ideias revoltosas da época, num grande poema do século XX,
CorretoResposta correta!
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
Não deixa de ser surpreendente que o lirismo delicado de Cecília Meireles tenha se mostrado, entre nós, um dos mais permeáveis aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. De algum modo, aquele “costume de sofrer pelo mundo inteiro” reflete-se em diversas passagens entre 1939-1945, tal como nestes versos do poema “Pistoia, cemitério militar brasileiro”:
São como um grupo de meninos
num dormitório sossegado,
com lençóis de nuvens imensas,
e um longo sono sem suspiros,
de profundíssimo cansaço.
(MOURA, Murilo Marcondes de.
O mundo sitiado. São Paulo,
Editora 34, 2016, p. 254-255)Apontam-se no texto duas vertentes da poesia de Cecília Meireles,
CorretoResposta correta!
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FPS PE/2017)
Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje
Assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios
nem o lábio amargo.Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas:
eu não tinha este coração
que nem se mostra.Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Cecília Meireles. Antologia poética.)No poema de Cecília Meireles, bem a gosto da estética modernista, transparece:
1. os efeitos desgastantes da passagem do tempo.
2. um sentimento de perda do qual se lamenta.
3. a certeza de que a mudança independe de cada um.
4. uma visão de fina ironia dos sinais da juventude.
5. o ‘espelho’ a que se refere a pergunta do eu-lírico é o tempo da vida.Estão corretas:
CorretoResposta correta!
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
01 No desequilíbrio dos mares,
02 as proas giram sozinhas…
03 Numa das naves que afundaram
04 é que certamente tu vinhas.05 Eu te esperei todos os séculos
06 sem desespero e sem desgosto,
07 e morri de infinitas mortes
08 guardando sempre o mesmo rosto09 Quando as ondas te carregaram
10 meu olhos, entre águas e areias,
11 cegaram como os das estátuas,
12 a tudo quanto existe alheias.13 Minhas mãos pararam sobre o ar
14 e endureceram junto ao vento,
15 e perderam a cor que tinham
16 e a lembrança do movimento.17 E o sorriso que eu te levava
18 desprendeu-se e caiu de mim:
19 e só talvez ele ainda viva
20 dentro destas águas sem fim.Cecília Meireles, “Canção”
Assinale a alternativa correta sobre Cecília Meireles e o Modernismo brasileiro.
CorretoResposta correta!
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UCS RS/2016)
Os excertos a seguir são de Cecília Meireles e Carpinejar, respectivamente.
“Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas”.
(MEIRELES, 2000, p. 27).“A matilha dos filhos
fareja o sonho inacabado,
perseguindo tua lapela castanha,
o açúcar do linho,olor de café aquecido”.
(CARPINEJAR, 2008, p. 58-59).Em ambas as composições, os versos acima revelam que o sujeito lírico tem do mundo uma percepção
CorretoResposta correta!
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2016)
Leia o poema de Cecília Meireles (Canção excêntrica) e o de Mario Quintana (Seiscentos e sessenta e seis), abaixo.
Canção excêntrica
Ando à procura de espaço
Para o desenho da vida
Em números me embaraço
E perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
Em vez de abrir um compasso,
projeto-me num abraço
e gero uma despedida.Se volto sobre o meu passo,
É já distância perdida.Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
– saudosa do que não faço,
– do que faço, arrependida.Seiscentos e sessenta e seis
A vida é uns deveres que nós trouxemos para
[fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª feira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra
[oportunidade,
Eu nem olhava o relógio
Seguia sempre, sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada
[e inútil das
horas.Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os poemas.
( ) O poema de Cecília Meireles apresenta vocabulário ligado à geometria e regularidade estrutural e métrica, apontando para a necessidade de o sujeito lírico definir sua vida com exatidão.
( ) O poema de Mario Quintana busca a definição da vida, a partir da metáfora com o universo escolar e a passagem do tempo.
( ) A sucessão “6 horas, 6ª feira, 60 anos”, no poema de Quintana, indica a finitude: fim do dia útil, fim da semana útil, consequentemente, fim da vida útil.
( ) Os dois poemas, embora os sujeitos líricos sejam uma mulher e um homem, encerram com um tom melancólico, porque a realidade não corresponde às suas expectativas.CorretoResposta correta!
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
Cecília Meireles recebeu uma homenagem do Goodle na sexta-feira (7/11/2014). A imagem comemora o 113º aniversário da escritora carioca. Cecília foi poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira, além de ter sido considerada uma das vozes líricas mais importantes da língua portuguesa.
Em relação às obras de Cecília Meireles, considere as afirmações abaixo:I. Giroflê Giroflá – livro de contos quase crônicas, breves comentários e memórias da autora, sobre personagens de sua infância.
II. Romanceiro da Inconfidência – obra que tem como tema principal a Guerra de Canudos.
III. Ou Isto ou Aquilo – livro que traz poemas infantis.
IV. Espectro – primeiro livro de poesias de Cecília Meireles que traz um conjunto de sonetos simbolistas.É verdadeiro apenas o que se afirma em:
CorretoResposta correta!
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
TEXTO I
Lua Adversa
Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua…
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.E roda a melancolia
seu interminável fuso!Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua…)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua…
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu…
(MEIRELES, Cecília. Poesia completa:
Vol.2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010).TEXTO II
Mulher de Fases
Charles Brown JrQue mulher ruim
Jogou minhas coisas fora
Disse que em sua cama eu não deito mais não
A casa é minha você que vá embora
Já pra saia de sua mãe e deixa meu colchão
Ela é “pro” na arte de pentelhar e aziar
É campeã do mundoA raiva era tanta que eu nem reparei que a lua
Diminuia
A doida tá me beijando a horas
Disse que se for sem eu não quer viver mais não
Me diz, Deus, o que é que eu faço agora?
Se me olhando desse jeito ela me tem na mãoMeu filho aguenta
Quem mandou você gostar
Desta mulher de fases…O poema de Cecília Meireles e a composição de Charles Brown Jr apresentam em comum na construção de ambos:
CorretoResposta correta!
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FPS PE/2017)
O movimento da produção artística conhecido como Modernismo – que teve, no Brasil, expressiva aceitação também na pintura – deixou na literatura um grande e significativo legado. Entre poetas, romancistas, cronistas, contistas foram muitos os que procuraram:
CorretoResposta correta!