Treine História para o Enem com o nosso simulado sobre administração colonial espanhola! São 10 questões para você testar seus conhecimentos!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FATEC SP/2018)
Muitos povos indígenas resistiram à dominação espanhola nas Américas. Uma das lutas de resistência mais conhecidas foi a do líder inca Tupac Amaru que, em 1780, comandou cerca de 40 mil homens em um movimento a favor de reformas para melhorar a vida e o trabalho dos indígenas peruanos.
A colonização espanhola da América se caracterizou pela
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV/2018)
A respeito da conquista da América e de sua colonização empreendida pelos espanhóis, é correto afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFRGS/2018)
Após a Conquista da América, o governo espanhol implementou a “encomienda”, um sistema de exploração do trabalho indígena em benefício da emergente elite conquistadora.
Assinale a alternativa que indica características da “encomienda“.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM/2018)
Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.
RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no
Antigo Regime ibérico setecentista. Revis-
ta de História, n. 169, jul.-dez. 2013.Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2018)
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?
TODOROV, T. A conquista da
América. São Paulo: Martins
Fontes, 1991 (adaptado).No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNCISAL AL/2017)
O vice-reinado do Rio do Prata correspondia a quais países nos dias atuais?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNCISAL AL/2017)
Na sociedade colonial hispano-americana, a posição social era determinada principalmente pela etnia, o que significava que a mobilidade social era quase nula. A etnia também determinava a possibilidade ou não de acesso a determinados postos e funções. Nesse contexto, destacavam-se os Chapetones,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV/2016)
O poeta canta:
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda).
Talvez não seja inútil partir desses versos para tentar perceber por que elementos – que encarados em seu conjunto, constituem um mecanismo – foi possível a conquista da América.
(Ruggiero Romano, Mecanismos da Conquista Colonial. 1973. Adaptado)
Sobre o trecho citado, é correto afirmar que a conquista espanhola da América
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ESPM SP/2016)
A adoção de rígidas normas fixadas para o comércio colonial, como a aplicação do sistema de portos únicos e a utilização do sistema de frotas anuais (duas) que transportavam as mercadorias provenientes da metrópole e conduziam na viagem de retorno a produção colonial, foi uma característica da:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIUBE MG/2016)
Leia com atenção o texto a seguir:
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista: trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros?
(TODOROV, Tzvetan. 1996. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo:
Martins Fontes, p. 51.)
O fragmento trata do “choque de civilizações” ocasionado pelo processo de conquista da América pelos espanhóis, no século XVI. Considerando esse processo, os principais mecanismos que tornaram possível a conquista do México foram:
I. A superioridade bélica, com a utilização de armas de fogo, espada de metal e do cavalo.
II. A disseminação de doenças e epidemias, que contribuíram para a drástica redução demográfica das populações nativas.
III. O sincretismo religioso, fundamentado no princípio da tolerância, que viabilizou o enraizamento dos valores cristãos por meio da evangelização.
IV. O estabelecimento de alianças bélicas com outros povos nativos, favorecido pelas rivalidades com os astecas, que contribuiu para fortalecer o contingente militar espanhol.
As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre administração colonial espanhola para acertar na hora da prova!