Treine para o Enem e vestibulares com nosso simulado de História sobre a independência dos Estados Unidos! São 10 questões pra você conferir o seu desempenho e, se errar alguma, tem uma aula sobre o tema!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUCCamp SP/2016)
Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (…)
(ASSIS, Machado de. Obra completa.
Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV/2014)
(…) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte,
04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60)Segundo o documento, é correto afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2013)
A partir dos anos 1760, foram impostas várias taxações. Foram criados a Lei do Açúcar, a Lei do Selo e os impostos sobre chá, papel, tintas, chumbo e vidro. A Lei do Selo determinava que todos os jornais e documentos legais e até mesmo cartas de baralho deveriam pagar um tributo e receber um selo estampado pelo governo para comprovar o recolhimento da taxação. O principal efeito dessas medidas foi a indignação dos grandes comerciantes e de toda a população, que se viu prejudicada com a iniciativa despótica. Assim, aconteceram vários conflitos, dando mostras da reação às taxações impostas.
(Cabrini, Catelli e Montellato, História Temática:
o mundo dos cidadãos. Adaptado)Consequência do processo descrito no trecho citado, o lema “Sem representação não há taxação” refere-se à
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Mackenzie SP/2013)
A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.
I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.
II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.
III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.
IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos.
V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.
Estão corretas
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEFS BA/2013)
No aspecto político, as Treze Colônias desenvolveram-se com grande autonomia. Cada colônia tinha sua própria assembleia, que era encarregada de elaborar leis, votar o orçamento e administrar o recolhimento dos impostos. Assim, desde cedo os colonos americanos desenvolveram hábitos e sentimentos de autonomia em relação à metrópole inglesa. (BOULOS JR. 2004, p. 131).
BOULOS JR., A. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 8o ano, 2004.
Os “sentimentos de autonomia” levaram as Colônias Inglesas da América, em meados do século XVIII, a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEPA/2013)
Em 4 de julho de 1776, o Segundo Congresso Continental assinou a famosa Declaração de Independência das 13 colônias inglesas, a partir de então chamadas de estados. Essa declaração significou:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFU MG/2013)
Desafio o mais acalorado defensor da reconciliação a apresentar uma única vantagem que este continente possa colher da sua ligação à Grã-Bretanha. Repito e desafio: não se tira disso uma só vantagem. O nosso trigo receberá o seu preço em qualquer mercado da Europa, e as nossas mercadorias importadas terão de ser pagas, compremo-las onde quer que queiramos. Os homens de espírito passivo encaram com certa leviandade as ofensas da Grã-Bretanha e são capazes de exclamar: “vinde, vinde, seremos novamente amigos apesar de tudo”.
PAINE, Thomas. Senso Comum. In. WEFFORT, Francisco Correia
(org.) Os Pensadores. Jefferson, Federalistas, Paine,
Tocqueville. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Adaptado)Escrito em fevereiro de 1776 na Filadélfia, o panfleto Senso Comum revela
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIUBE MG/2013)
Leia o fragmento com atenção:
“Nós, o povo dos Estados Unidos, com vistas a formar uma união mais perfeita, ordenamos e estabelecemos a presente Constituição para os Estados Unidos da América. Artigo I Secção I – Todos os poderes legislativos concedidos pela presente lei serão confinados a um Congresso dos Estados Unidos, que se comporá de um Senado e duma Câmara dos Representantes. Artigo II Secção I – O poder executivo é conferido a um Presidente dos Estados Unidos da América. Ficará em funções durante um período de quatro anos, e será eleito (…) Artigo III Secção I – O poder judicial dos Estados Unidos será confiado a um Tribunal e aos tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer (…)”
Constituição dos Estados Unidos da América. In: FREITAS, Gustavo.
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano Ed. 1976, v.III, p.64.O fundamento da divisão de poderes da Constituição dos Estados Unidos da América é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FGV/2012)
“Consideramos (…) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.”
A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.
Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RJ/2012)
Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi alocada pelo tráfico negreiro nos territórios americanos que se encontravam sob o controle dos impérios europeus. Por causa dessa imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias da América inglesa, 1,6 milhão para a América espanhola e 3,6 milhões para a América portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, chega-se a um total de 10 milhões de pessoas. Sabe-se, entretanto, que a escravatura sobreviveu ao mundo colonial e ajustou-se às formas de governo que, com a independência, dois Estados americanos politicamente soberanos – Estados Unidos e Brasil – adotaram para si.
Analise as afirmativas abaixo que relacionam escravidão e estado-nação independente.
I. Embora a República norte-americana, por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, modificações sutis feitas na Carta Constitucional de 1787 expressaram os arranjos políticos entre os estados escravistas e os estados livres.
II. No Brasil, a escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros, mas o poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se suficiente para mantê-la até o final do Segundo Reinado.
III. Ordem monárquica ou ordem republicana importaram pouco para os escravos naquelas sociedades e para os libertos, que continuaram sendo segregados pela cor e tiveram sua mobilidade social igualmente dificultada.
IV. A aceitação da existência de “diferentes condições de gente” pela Monarquia brasileira e a manutenção de privilégios para alguns cidadãos, contribuíram para tornar a escravidão fenômeno naturalizado aos olhos de muitos contemporâneos.
São afirmativas corretas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!