Preparamos um simulado sobre os filósofos da natureza e a origem da arte do pensamento. O gabarito sai na hora!
A base original dos Filósofos da Natureza era investigar a origem do universo, a natureza das coisas, e como surgiu a vida. Desde o início de nossa história fazemos perguntas acerca do mundo e sobre nosso lugar nele. Assim como você, as primeiras civilizações buscavam respostas para entender a realidade a sua volta.
Mas, assim como você tem aquele amigo “do contra”, aquela pessoa chata que discorda de tudo… as sociedades de outrora tiveram os filósofos da natureza. Estes filósofos marcaram presença lá na Grécia do século VI a.c. e foram os responsáveis pelo surgimento da filosofia.
Essa galera “diferentona” contraria o pensamento predominante da época e passa a entender o mundo com base na razão e na observação e não mais na religião e fabulação.
Com isso, eles concluem que: os acontecimentos no mundo têm causas naturais (filósofos da natureza, sacou?). O que é uma linha de pensamento bem diferente da que se tinha antes.
O Teorema de Tales
Essa mudança marcou o nascimento da filosofia, e como seu pioneiro, temos ele, o queridinho de Mileto – cidade grega situada na atual Turquia – criador do teorema que leva o seu nome, o sempre hidratado, Tales!
Este pioneiro, fazendo uso da razão para investigar a natureza do universo, impulsionou outros a fazerem o mesmo.
Com o passar do tempo, a principal preocupação dos filósofos da natureza – os primeiros filósofos – era encontrar a arché. Isto é, o principal questionamento desses pensadores convergia na pergunta formulada por Tales: “do que é feito o mundo?”
A esse elemento, que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo, damos o nome de arché.
A resposta obtida por Tales de Mileto dá origem a toda uma complexa linha de raciocínio que parte dos filósofos da natureza até os cientistas de hoje! Mas afinal, o que concluiu Tales ao se questionar sobre a matéria prima básica do universo?
Para ele, o universo deveria ser composto de:
Algo a partir do qual tudo possa ser formado;
Essencial à vida;
Capaz de se mover;
Capaz de mudar.
Então, se a substância fundamental do universo é algo a partir do qual tudo possa ser formado, essencial à vida, capaz de se mover, capaz de mudar…. Logo, Tales concluiu que tudo é feito de ÁGUA! Isso mesmo, a fantástica conclusão de Tales é que o mundo é feito de água.
Embora, essa concepção possa parecer ridícula atualmente, ao enunciarem que tudo é feito de água os filósofos da natureza estavam dizendo algo sobre a origem das coisas e fazendo isso sem a ajuda de fabulações ou religião.
E ainda nesta ideia, mesmo que de maneira rudimentar, eles construíram um famoso pensamento que perdura até hoje em algumas concepções de mundo: “tudo é um”.
Videoaula sobre os filósofos da natureza
Veja com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese com a introdução ao tema dos Filósofos da Natureza.
Simulado sobre os filósofos da natureza
Agora que você revisou o conteúdo, é hora de fazer o simulado! São 10 questões e o gabarito sai na hora!
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Aquilo que é quente necessita de umidade para viver, e o que é morto seca, e todos os germes são úmidos, e todo alimento é cheio de suco; ora, é natural que cada coisa se nutra daquilo de que provém.
SIMPLÍCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993.
O fragmento atribuído ao filósofo Tales de Mileto é característico do pensamento pré-socrático ao apresentar uma:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEG GO/2021)
A filosofia desenvolve-se na Grécia antiga. Com Pitágoras de Samos (séc. V a.C) passa a ser reconhecida como “amizade, amor pelo conhecimento”. A filosofia provocou uma profunda mudança na forma de pensar os diversos aspectos da vida. Assim, com a sua emergência:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFU MG/2018)
“Pois pensar e ser é o mesmo”
Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.
A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFU MG/2018)
Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.).
“Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”
Heráclito.Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.
Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.
SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).
A Demócrito atribui-se a origem do conceito de:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UPE/2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:
Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.
(MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)
O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofia:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.
HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.).Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).
O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a):
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFPel RS/2016)
Os Filósofos Atomistas da Grécia Antiga, em especial Leucipo e Demócrito de Abdera (Séc. V a.C), defenderam que o nascer nada mais é do que um “agregar-se de coisas que já existem” e o morrer é um “desagregar-se”, ou ainda, um “separar-se” dessas coisas. A concepção dessas realidades originárias, contudo, é muito incipiente: “trata-se de um infinito número de corpos, invisíveis pela pequenez e volume”. Esses corpos são indivisíveis, sendo, por isso, átomos (em grego, átomo significa algo que é não-divisível) e, portanto, algo que não é criado, que é indestrutível e imutável.Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
TEXTO I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
TEXTO II
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFU MG/2015)
Em nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa, vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente.
Heráclito, fragmento 88. In: BORNHEIM, G. A. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998. p. 41.
Assinale a alternativa que explica o fragmento de Heráclito.
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