Exercícios sobre os filósofos da natureza

Preparamos um simulado sobre os filósofos da natureza e a origem da arte do pensamento. O gabarito sai na hora!

A base original dos Filósofos da Natureza era investigar a origem do universo, a natureza das coisas, e como surgiu a vida. Desde o início de nossa história fazemos perguntas acerca do mundo e sobre nosso lugar nele. Assim como você, as primeiras civilizações buscavam respostas para entender a realidade a sua volta.

Mas, assim como você tem aquele amigo “do contra”, aquela pessoa chata que discorda de tudo… as sociedades de outrora tiveram os filósofos da natureza. Estes filósofos marcaram presença lá na Grécia do século VI a.c. e foram os responsáveis pelo surgimento da filosofia.

Essa galera “diferentona” contraria o pensamento predominante da época e passa a entender o mundo com base na razão e na observação e não mais na religião e fabulação.

Com isso, eles concluem que: os acontecimentos no mundo têm causas naturais (filósofos da natureza, sacou?). O que é uma linha de pensamento bem diferente da que se tinha antes.

O Teorema de Tales

Essa mudança marcou o nascimento da filosofia, e como seu pioneiro, temos ele, o queridinho de Mileto – cidade grega situada na atual Turquia – criador do teorema que leva o seu nome, o sempre hidratado, Tales!

Este pioneiro, fazendo uso da razão para investigar a natureza do universo, impulsionou outros a fazerem o mesmo.

Com o passar do tempo, a principal preocupação dos filósofos da natureza – os primeiros filósofos – era encontrar a arché. Isto é, o principal questionamento desses pensadores convergia na pergunta formulada por Tales: “do que é feito o mundo?”

A esse elemento, que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo, damos o nome de arché.

A resposta obtida por Tales de Mileto dá origem a toda uma complexa linha de raciocínio que parte dos filósofos da natureza até os cientistas de hoje! Mas afinal, o que concluiu Tales ao se questionar sobre a matéria prima básica do universo?

Para ele, o universo deveria ser composto de:

Algo a partir do qual tudo possa ser formado;
Essencial à vida;
Capaz de se mover;
Capaz de mudar.

Então, se a substância fundamental do universo é algo a partir do qual tudo possa ser formado, essencial à vida, capaz de se mover, capaz de mudar…. Logo, Tales concluiu que tudo é feito de ÁGUA! Isso mesmo, a fantástica conclusão de Tales é que o mundo é feito de água.

Embora, essa concepção possa parecer ridícula atualmente, ao enunciarem que tudo é feito de água os filósofos da natureza estavam dizendo algo sobre a origem das coisas e fazendo isso sem a ajuda de fabulações ou religião.

E ainda nesta ideia, mesmo que de maneira rudimentar, eles construíram um famoso pensamento que perdura até hoje em algumas concepções de mundo: “tudo é um”.

Videoaula sobre os filósofos da natureza

Veja com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese com a introdução ao tema dos Filósofos da Natureza.

Simulado sobre os filósofos da natureza

Agora que você revisou o conteúdo, é hora de fazer o simulado! São 10 questões e o gabarito sai na hora!

.

Compartilhe: