Preparamos um simulado para que você teste os seus conhecimentos sobre a Genética, em especial, genes e cromossomos. Boa sorte!
Genética é um ramo das Ciência Biológicas que estuda a estrutura e a função dos genes. A partir desses estudos, conseguimos compreender os mecanismos da hereditariedade, ou seja, a transmissão de características biológicas de uma geração para a outra.
Uma das características básicas de todos os seres vivos é a capacidade de transmitir suas características biológicas aos seus descendentes. Através da hereditariedade, a vida consegue perpetuar as espécies.
Para que isso aconteça, é essencial a presença da molécula da vida: o DNA. Ele é uma molécula formada por bases nitrogenadas, cuja sequência forma o código genético.
O DNA é uma molécula grande que durante a maior parte do ciclo celular está desespiralizada no núcleo. Porém, quando uma célula entra em divisão celular, ela precisa se organizar. Um dos passos dessa organização é a formação dos cromossomos.
Os cromossomos são como “novelinhos” de DNA. Neles o DNA encontra-se espiralizado, enrolado sobre si mesmo e sobre proteínas chamadas de histonas. Isso facilita a divisão, uma vez que organiza o núcleo e auxilia na união dos fusos de divisão aos cromossomos.
Vale lembrar ainda que cada espécie possui um conjunto de cromossomos próprios a que chamamos de cariótipo.
Célula haploide ou célula “n cromossomos” é uma célula que contém o número mínimo de cromossomos de uma espécie. Nos seres humanos, os gametas (espermatozoides e óvulos) são haploides.
Por sua vez, célula diploide ou célula “2n cromossomos” é uma célula que possui duas vezes o número mínimo de cromossomos de sua espécie.
Videoaula de introdução à Genética
Agora, para fixar melhor este conteúdo, assista à videoaula de Introdução à Genética, com a professora Juliana, de Biologia.
Simulado de Genética
Depois de revisar o conteúdo, responda às 10 questões do nosso simulado sobre genética. O gabarito sai na hora para você conferir o seu desempenho!
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Acafe SC/2020)
Genética é uma área da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade, ou seja, como ocorre a transmissão de características de um indivíduo aos seus descendentes.
Em relação aos conceitos básicos de genética, relacione as colunas.
( 1 ) Gene alelo
( 2 ) Epistasia
( 3 ) Euploidia
( 4 ) Aneuploidia
( 5 ) Polialelia( ) Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
( ) Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
( ) Alteração cromossômica numérica que afeta, na maioria das vezes, um único par de cromossomos.
( ) Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo locos em cromossomos homólogos.
( ) Três ou mais formas alélicas diferentes para um mesmo locos.A sequência correta, de cima para baixo, é:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Unicamp SP/2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNEB BA/2017)
Diversidade genética é o grau de variedades de genes existentes em uma única espécie (animal ou vegetal). Ela corresponde ao número total de características genéticas na composição genética das espécies ou subespécies.
Vale lembrar que diversidade genética não é o mesmo que variabilidade genética. Esta última refere-se à variabilidade genética dentro de um mesmo patrimônio genético, porém ocorre variação das características genéticas da espécie.Em relação à diversidade genética, pode-se inferir:
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(USP/2015)
Os diferentes alelos de um gene:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESCS DF/2012)
Supondo uma população (I) na qual existe o mesmo número de homens e mulheres, e outra (P), na qual existem três mulheres para cada homem, as proporções corretas entre cromossomos X e Y em cada população são:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Udesc SC/2012)
Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na genética, da primeira coluna com o significado da segunda coluna.
(1) Genótipo
(2) Fenótipo
(3) Alelo dominante
(4) Alelo recessivo
(5) Cromossomos homólogos
(6) Lócus gênico( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.
( ) Pareiam-se durante a meiose.
( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo.
( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.
( ) Constituição genética dos indivíduos.
( ) Expressa-se apenas em homozigose.Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2015)
Célula: a menor unidade viva
Um dia você já foi um ovo. Não como um ovo de uma ave, mas uma única célula chamada célula-ovo ou zigoto. Essa célula se multiplicou e originou trilhões de outros tipos diferentes de células que formam o seu corpo. Essa célula se originou após a união de um espermatozoide do seu pai e um óvulo da sua mãe. Com essa união você recebeu metade das características do seu pai e metade das de sua mãe.
FONTE: Carvalho, W; Guimarães, M; Ciências para nosso tempo. 1ªed. Curitiba: Positivo, 2011.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Acafe SC/2015)
A Genética se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essência da genética clássica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. As características ditas qualitativas são, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vários loci, são muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variação contínua, o contrário daquelas chamadas características quantitativas que são descontínuas e pouco influenciadas pelo ambiente.
II. As sequências de DNA codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons. Estes íntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primário, no núcleo são removidos em um processo denominado splincing.
III. A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada característica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas é 1/64.
IV. Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica.
V. Cromossomos homólogos são cromossomos que formam pares, nos quais um é de origem materna (óvulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram- se os genes alelos, que ocupam a mesma posição nos cromossomos homólogos e são responsáveis por determinar uma mesma característica.Assinale a alternativa correta.
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNiSA SP/2014)
Matheus é filho de Carla e João. Quando foi gerado, ele recebeu 23 cromossomos contidos no óvulo de Carla e a mesma quantidade no espermatozoide de seu pai, resultando em células com 46 cromossomos. Assim, desconsiderando os genes presentes nos cromossomos sexuais, a herança mitocondrial e possíveis mutações, pode-se concluir que Matheus recebeu 50% dos genes de sua mãe e 50% dos genes de seu pai. O mesmo raciocínio pode ser feito para João e Carla, que receberam 50% dos genes de cada um de seus pais. Isso permite concluir que 25% dos genes de Matheus são provenientes da sua avó materna, 25% do seu avô materno, 25% da sua avó paterna e 25% do seu avô paterno.
Para que o texto esteja correto:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RS/2013)
Se compararmos as sequências de DNA de duas pessoas, veremos que são idênticas:
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