Análise do tema da redação do Enem 2019

O tema da redação do Enem 2019 “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” surpreendeu muitas pessoas. Veja a análise do tema e confira se você foi bem!

Um pouquinho depois do início da prova do Enem, o tema da redação do Enem 2019 já estava rolando na internet com fotos do caderno de prova. O tema dessa edição é: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O assunto não estava entre os mais cotados para o exame e acabou surpreendendo alguns professores.

Apesar disso, a questão social, bem comum nas provas do Enem, se fez presente. Confira a análise e veja o vídeo com a professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito.foto da prova com o tema da redação do Enem 2019

A foto que vazou do caderno de prova com o tema da redação do Enem 2019. A imagem foi confirmada pelo Ministro da Educação e o Inep.

Análise do tema da redação do Enem 2019

Nossa professora Dani gostou do tema da redação do Enem 2019. Apesar de ser uma grande surpresa, após alguns minutos de análise, era possível perceber que a temática trazia várias possibilidades de abordagem. Isso porque o tema deixava aberto para que o aluno citasse e desenvolvesse aspectos como:

O cinema como espaço físico (acessibilidade das salas de cinema, por exemplo), o cinema quanto arte, a relação geográfica (como a falta de cinemas em regiões periféricas e do interior), a relação de classe (valores dos ingressos), a relação do cinema com políticas públicas, aspectos como vale cultura, meia entrada, entre outros. Para a professora, todos os aspectos citados são formas de democratização.

Como deveria ter usado os textos motivadores?

Os textos motivadores do tema da redação do Enem 2019 receberam elogios. Segundo a professora Dani, diferente do ano passado, os textos ajudavam que não sabia absolutamente nada sobre o tema. Eles traziam diversas possibilidades, como recorte histórico, relação do cinema como espaço físico e quanto arte.

A questão geográfica podia ser embasada com o texto 4, aquele que falava sobre as salas estarem apenas nos centros urbanos. Já para abordar a relação da democratização do cinema nas plataformas digitais, o texto 3 poderia ser abordado. Em relação à arte e ao cinema, o texto 2 serviria de base.

O que eu poderia ter citado na proposta de intervenção?

As propostas de intervenção precisavam dar soluções reais para os problemas apontados em seus textos. Assim, a professora Dani listou alguns aspectos que poderiam estar na sua conclusão:

  1. a ampliação do vale cultura;
  2. ampliação/criação de programas que levem alunos de escola pública e baixa renda ao cinema;
  3. abertura de novas salas nas periferias e cidades do interior;
  4. isenção de impostos para a produção e consumo de cinema.
  5. Outro ponto que poderia ser citado é sobre baratear as plataformas de streaming.

 

Eu fugi do tema?

Para a professora, o tema, embora seja bem específico, trazia muitas possibilidades de abordagem. Assim, se você falou sobre cultura, acessibilidade, movimento do Cinema Novo, importância do cinema, aspectos financeiros e geográficos, você não fugiu do tema.

Outro ponto interessante sobre o tema de redação do Enem 2019 é que o tema aborda as periferias, já que a falta de cinemas é vivência de muitas pessoas no Brasil.

Além disso, o tema da redação do Enem 2019 privilegiou o repertório cultural dos alunos. Isso porque muitos estudantes citam filmes e séries em seu repertório, ou seja, o tema foi perfeito para quem se preparou!

Vídeo com análise completa do tema da redação do Enem 2019