Os artigos e as contrações da língua espanhola podem ser facilmente entendidos, basta conhecer algumas regras básicas. Confira esse arrebente na prova de Espanhol no Enem!
Os artigos e as contrações da língua espanhola podem ser facilmente entendidos, basta conhecer algumas regras básicas. Leia este post e fique por dentro das regras e de curiosidades sobre o tema. Não perca estas dicas de Espanhol para o Enem, principalmente a parte sobre o artigo neutro Lo, que pode te confundir nas provas!
Artigos são palavras variáveis em gênero e número que se antepõem ao substantivo ou a qualquer palavra/ oração que tenha valor de substantivo. Assim como no português, em espanhol existem dois tipos de artigos: os definidos e os indefinidos.
Porém, existe também o artigo neutro LO, uma particularidade da língua espanhola, e que possui casos específicos de uso. Já contração é quando ocorre a fusão de duas ou mais palavras em uma só. Em português existem várias, em espanhol apenas duas. A seguir, conheça melhor cada um desses temas.
Os artigos definidos e indefinidos
Artigos, como já foi mencionado, servem para indicar o gênero e/ou o número de um substantivo. Dividindo-se em definidos e indefinidos, os artigos são os seguintes:
DEFINIDOS > EL (o); LA (a); LOS (os); LAS (as).
INDEFINIDOS > UN (um); UNA (uma); UNOS (uns); UNAS (umas).
ATENÇÃO:
– EL é usado somente diante de substantivos. Fique atento aos acentos: EL = O / ÉL = ELE;
– UNO também existe. É utilizado para representar o numeral UM em fim de frase e, dependendo do contexto, significa “a gente”. Portanto, não é considerado artigo;
– EL e UN são utilizados no lugar de LA e UNA diante de substantivo feminino singular que iniciem com A ou HA tônico para evitar cacofonia. No entanto o substantivo continua sendo feminino (EL/UN agua / LAS/UNAS aguas);
– Os artigos devem ser usados para determinar as horas, diante dos dias da semana, e não devem ser utilizados diante de nomes próprios.
O artigo neutro Lo

LO é um artigo diferente, principalmente para um falante de português que não o possui em sua língua. Ele não determina o gênero nem o número de um substantivo. Aliás, o artigo neutro Lo NUNCA deve ser utilizado diante de substantivos.
Apesar de lembrar o artigo definido masculino, ele não define nada, e é utilizado nas seguintes situações: para substantivar adjetivos e advérbios, e frequentemente aparece acompanhado de preposições e do pronome relativo QUE.
As contrações
As contrações de uma língua ocorrem quando se faz a fusão de duas ou mais palavras em apenas uma. Em geral, uma destas palavras é uma preposição. Em português existem vários exemplos de contrações: nesta (em+esta), no (em+o), e mais uma infinidade. Em espanhol existem apenas duas: AL (ao) e DEL (do). Nas demais situações que no português seria contração, em espanhol se escreve separado: nesta > en esta, no > en el, e assim por diante.
Revise o uso do artigo neutro Lo com o vídeo abaixo do professor Alexandre Lima Medeiros, o “Negão” que faz sucesso nos colégios de Santa Catarina:
Agora que já conhecemos as formas de uso dos artigos e das contrações, vamos exercitar os conhecimentos adquiridos.
1 – (UECE/2017) La opción que se completa con el artículo “el” es:
- a) ____ área.
- b) ____ leche.
- c) ____ sal.
- d) ____ harina.
2 – (UECE/2013) La frase “Ahora me doy cuenta de _________ maduras que están estas peras” se completa correctamente con:
- a) las – artículo determinante.
- b) lo – artículo neutro.
- c) el – artículo definido.
- d) lo – pronombre complemento directo.
3 – (UDESC SC/2015) Las palabras “del” y “al” son:
- a) demostrativos
- b) artículos definidos
- c) contracciones
- d) artículos indefinidos
- e) posesivos
GABARITO:
1) A
2) B
3) C
Aproveite e veja nossa aula sobre pronomes pessoais do Espanhol!