Artigos, contrações e o artigo neutro “lo”

Os artigos e as contrações da língua espanhola podem ser facilmente entendidos, basta conhecer algumas regras básicas. Confira esse arrebente na prova de Espanhol no Enem!

Os artigos e as contrações da língua espanhola podem ser facilmente entendidos, basta conhecer algumas regras básicas. Leia este post e fique por dentro das regras e de curiosidades sobre o tema. Não perca estas dicas de Espanhol para o Enem, principalmente a parte sobre o artigo neutro Lo, que pode te confundir nas provas!

Artigos são palavras variáveis em gênero e número que se antepõem ao substantivo ou a qualquer palavra/ oração que tenha valor de substantivo. Assim como no português, em espanhol existem dois tipos de artigos: os definidos e os indefinidos.

Porém, existe também o artigo neutro LO, uma particularidade da língua espanhola, e que possui casos específicos de uso. Já contração é quando ocorre a fusão de duas ou mais palavras em uma só. Em português existem várias, em espanhol apenas duas. A seguir, conheça melhor cada um desses temas.

Os artigos definidos e indefinidos

Artigos, como já foi mencionado, servem para indicar o gênero e/ou o número de um substantivo. Dividindo-se em definidos e indefinidos, os artigos são os seguintes:

DEFINIDOS > EL (o); LA (a); LOS (os); LAS (as).

INDEFINIDOS > UN (um); UNA (uma); UNOS (uns); UNAS (umas).

ATENÇÃO:

– EL é usado somente diante de substantivos. Fique atento aos acentos: EL = O / ÉL = ELE;

– UNO também existe. É utilizado para representar o numeral UM em fim de frase e, dependendo do contexto, significa “a gente”. Portanto, não é considerado artigo;

– EL e UN são utilizados no lugar de LA e UNA diante de substantivo feminino singular que iniciem com A ou HA tônico para evitar cacofonia. No entanto o substantivo continua sendo feminino (EL/UN agua / LAS/UNAS aguas);

– Os artigos devem ser usados para determinar as horas, diante dos dias da semana, e não devem ser utilizados diante de nomes próprios.

O artigo neutro Lo

Exemplo de LO e contrações. Fonte: https://br.pinterest.com/rickydmendez/frases-literatura-y-poesía/

LO é um artigo diferente, principalmente para um falante de português que não o possui em sua língua. Ele não determina o gênero nem o número de um substantivo. Aliás, o artigo neutro Lo NUNCA deve ser utilizado diante de substantivos.

Apesar de lembrar o artigo definido masculino, ele não define nada, e é utilizado nas seguintes situações: para substantivar adjetivos e advérbios, e frequentemente aparece acompanhado de preposições e do pronome relativo QUE.

As contrações

As contrações de uma língua ocorrem quando se faz a fusão de duas ou mais palavras em apenas uma. Em geral, uma destas palavras é uma preposição. Em português existem vários exemplos de contrações: nesta (em+esta), no (em+o), e mais uma infinidade. Em espanhol existem apenas duas: AL (ao) e DEL (do). Nas demais situações que no português seria contração, em espanhol se escreve separado: nesta > en esta, no > en el, e assim por diante.

Revise o uso do artigo neutro Lo com o vídeo abaixo do professor Alexandre Lima Medeiros, o “Negão” que faz sucesso nos colégios de Santa Catarina:

Agora que já conhecemos as formas de uso dos artigos e das contrações, vamos exercitar os conhecimentos adquiridos.

1 – (UECE/2017) La opción que se completa con el artículo “el” es:

  1. a) ____ área.
  2. b) ____ leche.
  3. c) ____ sal.
  4. d) ____ harina.

2 – (UECE/2013) La frase “Ahora me doy cuenta de _________ maduras que están estas peras” se completa correctamente con:

  1. a) las – artículo determinante.
  2. b) lo – artículo neutro.
  3. c) el – artículo definido.
  4. d) lo – pronombre complemento directo.

3 – (UDESC SC/2015) Las palabras “del” y “al” son:

  1. a) demostrativos
  2. b) artículos definidos
  3. c) contracciones
  4. d) artículos indefinidos
  5. e) posesivos

GABARITO:

1) A

2) B

3) C

Aproveite e veja nossa aula sobre pronomes pessoais do Espanhol!

Faça o Simulado

 

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto