As questões mais assustadoras do Enem
No clima de Halloween, conheça as 10 questões mais assustadoras do Enem 2024 e descubra por que elas deram um frio na espinha dos estudantes.
Hoje é dia 31 de Outubro, e enquanto as crianças batem de porta em porta gritando “Doce ou Travessura?”, tem muito vestibulando por aí que já sente um frio na espinha só de pensar em outra coisa: as questões “assustadoras” do Enem!
Mas calma! A ideia não é te dar medo, e sim te preparar para encarar esses “pesadelos” de frente. Assim como um caçador de monstros, você precisa conhecer o seu inimigo né rsrs
Preparamos uma lista de 10 questões do Enem 2024 que, por sua complexidade, interdisciplinaridade ou alto grau de dificuldade, entraram para o nosso panteão. A seguir, você confere quais são elas e o que as torna tão temidas. Bora lá?
PS: os gabaritos e as resoluções estão no final do post!
Questão 1 – História
O Círio de Nazaré é uma festa que ocorre, anualmente, na cidade de Belém do Pará, no segundo domingo do mês de outubro. Sua estrutura ritualística tem origem no catolicismo devocional que surge em Portugal por volta do século XV. Até 1789, a festa em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, era marcada pelas ladainhas e novenas. Em 1790, a Igreja Católica autorizou a realização de festa em homenagem à Virgem. A primeira procissão ocorreu em 1793. Existindo há mais de duzentos anos, a Festa congrega um extenso mosaico de elementos integrados em diferentes planos e graus de intensidade.
ALMEIDA. I. M. A. Revisitando o Círio de Nazaré a partir da lente sociológica de Eidorfe Moreira. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, n. 3, set.-dez. 2015 (adaptado).
O reconhecimento da festa descrita no texto, como patrimônio histórico, encontra sustentação no(a):
a) instituição de políticas públicas de âmbito local.
b) registro de bens culturais de natureza imaterial.
c) tombamento de sítios arqueológicos de propriedade privada.
d) salvaguarda de elementos sacros de expressão regional.
e) categorização de manifestações cristãs de caráter oficial.
Questão 2 – Geografia
TEXTO I
Uma única árvore joga entre 300 e 1000 litros de água por dia para a atmosfera. Considerando a demanda mínima que uma pessoa consome de água, ou seja, 120 litros por dia, uma única árvore pode ser capaz de produzir água para até oito pessoas.
MAGNO, C. Estudiosos explicam o motivo de chover tanto em Belém. Disponível em: www.diarioonline.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021.
TEXTO II
A Amazônia perdeu diariamente uma área de floresta maior do que 4 mil campos de futebol apenas em setembro de 2021. Em todo o mês, foram devastados 1 224 km², o que corresponde ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro e é a pior marca para setembro em 10 anos. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a floresta por meio de imagens de satélites.
FREITAS, A. Desmatamento na Amazônia em setembro foi o maior para o período em 10 anos. Disponível em: www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 6 nov. 2021.
Para a região amazônica, a relação entre as informações dos textos indica uma redução do(a):
a) circulação de ventos alísios.
b) aquecimento dos solos locais.
c) média de temperatura oceânica.
d) índice de refletividade superficial.
e) intensidade de chuvas convectivas.
Questão 3 – Sociologia
Os grupos dominantes são beneficiados em termos de credibilidade e podem, com isso, controlar falas de membros de outros grupos, descredibilizando seus testemunhos com base em concepções compartilhadas de preconceito de identidade (gênero e raça). Algumas formas de preconceito tornam as declarações das pessoas menos importantes devido ao seu pertencimento a determinado grupo social. Assim, um falante recebe menos credibilidade devido ao preconceito do ouvinte.
KUHNEN, T. Resenha de The Power and Ethics of Knowing, de Miranda Fricker. Revista Princípios, n. 33, 2013.
Com base na reflexão suscitada no texto, o preconceito de identidade é responsável por um tipo de injustiça:
a) estética, que normatiza os padrões corporais.
b) sensorial, que privilegia as habilidades visuais.
c) afetiva, que impede as expressões emocionais.
d) epistêmica, que prejudica as trocas informacionais
e) econômica, que perpetua as desigualdades materiais.
Questão 4 – Filosofia
Bertrand Russell conta a história de um peru que descobrira, em sua primeira manhã na fazenda de perus, que fora alimentado às 9 da manhã. Contudo, ele não tirou conclusões apressadas. Esperou até recolher um grande número de observações do fato de que era alimentado às 9 da manhã e fez essas observações sob uma ampla variedade de circunstâncias, às quartas e quintas-feiras, em dias quentes e dias frios, em dias chuvosos e dias secos. A cada dia acrescentava uma outra proposição de observação à sua lista. Finalmente, sua consciência ficou satisfeita e ele concluiu. “Eu sou alimentado sempre às 9 da manhã”.
CHALMERS, A. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993 (adaptado).
Qual tipo de raciocínio corresponde ao padrão de pensamento exibido pelo personagem do texto?
a) Prático, porque recolhe evidências e recomenda ações.
b) Absoluto, porque busca confirmações e bloqueia refutações.
c) Indutivo, porque observa eventos particulares e infere leis universais.
d) Demonstrativo, porque encadeia premissas e extrai conclusões indubitáveis.
e) Analógico, porque compara diferentes situações e detecta elementos semelhantes.
Questão 5 – Literatura
Data venia
Conheci Bentinho e Capitu nos meus curiosos e antigos quinze anos. E os olhos de água da jovem de Matacavalos atraíram-me, seduziram-me ao primeiro contato. Aliados ao seu jeito de ser, flor e mistério. Mas tomou-me também a indignação diante do narrador e seu texto, feito de acusação e vilipêndio. Sem qualquer direito de defesa. Sem acesso ao discurso, usurpado, sutilmente, pela palavra autoritária do marido, algoz, em pele de cordeiro vitimado. Crudelíssimo e desumano: não bastasse o que faz com a mulher, chega a desejar a morte do próprio filho e a festejá-la com um jantar, sem qualquer remorso. No fundo, uma pobre consciência dilacerada, um homem dividido, que busca encontrar-se na memória, e acaba faltando-se a si mesmo. Retomei inúmeras vezes a triste história daquele amor em desencanto. Familiarizei-me, ao longo do tempo, com a crítica do texto; poucos, muito poucos, escapam das bem traçadas linhas do libelo condenatório; no mínimo concedem à ré o beneplácito da dúvida: convertem-na num enigma indecifrável, seu atributo consagrador.
Eis que, diante de mais um retorno ao romance, veio a iluminação: por que não dar voz plena àquela mulher, brasileira do século XIX, que, apesar de todas as artimanhas e do maquiavelismo do companheiro, se converte numa das mais fascinantes criaturas do gênio que foi Machado de Assis? A empresa era temerária, mas escrever é sempre um risco. Apoiado no espaço de liberdade em que habita a Literatura, arrisquei-me.
O resultado: este livro em que, além-túmulo, como Brás Cubas, a dona dos olhos de ressaca assume, à luz do mistério da arte literária e do próprio texto do Dr. Bento Santiago, seu discurso e sua verdade.
PROENÇA FILHO, D. Capitu: memórias póstumas. Rio de Janeiro: Atrium, 1998.
Para apresentar a apropriação literária que faz da obra de Machado de Assis, o autor desse texto:
a) relaciona aspectos centrais da obra original e, então, reafirma o ponto de vista adotado.
b) explica os pontos de vista de críticos da literatura e, por fim, os redimensiona na discussão.
c) introduz elementos relevantes da história e, na sequência, apresenta motivos para refutá-los.
d) justifica as razões pelas quais adotou certa abordagem e, em seguida, reconsidera tal escolha.
e) contextualiza o enredo de forma subjetiva e, na conclusão, explicita o foco narrativo a ser assumido.
Questão 6 – Português
Se você é feito de música, este texto é pra você
Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando: que graça teria a vida sem música? Sem ela não há paz, não há beleza. Nos dias de festa e nas madrugadas de pranto, nas trilhas dos filmes e nas corridas no parque, o que seria de nós sem as canções que enfeitam o cotidiano com ritmo e verso? Quem nunca curou uma dor de cotovelo dançando lambada ou terminou de se afundar ouvindo sertanejo sofrência? Quantos já criticaram funk e fecharam a noite descendo até o chão? Tudo bem… Raul nos ensinou que é preferível ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Já somos castigados com o peso das tragédias, o barulho das buzinas, os ruídos dos conflitos. É pau, é pedra, é o fim do caminho. Há uma nuvem de lágrimas sobre os olhos, você está na lanterna dos afogados, o coração despedaçado. Mas, como um sopro, da janela do vizinho, entra o samba que reanima a mente. Floresce do fundo do nosso quintal a batida que ressuscita o ânimo, sintoniza a alegria e equaliza o fôlego. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.
BITTAR, L. Disponível em: www.revistabula.com. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).
Defendendo a importância da música para o bem-estar e o equilíbrio emocional das pessoas, a autora usa, como recurso persuasivo, a:
a) contradição, ao associar o coração despedaçado à alegria.
b) metáfora, ao citar a imagem da metamorfose ambulante.
c) intertextualidade, ao resgatar versos de letras de canções.
d) enumeração, ao mencionar diferentes ritmos musicais.
e) hipérbole, ao falar em “sofrência”, “tragédias” e “afogados”.
Questão 7 – Física
Para os circuitos de maratonas aquáticas realizadas em mares calmos e próximos à praia, é montado um sistema de boias que determinam o trajeto a ser seguido pelos nadadores. Uma das dificuldades desse tipo de circuito é compensar os efeitos da corrente marinha. O diagrama contém o circuito em que deve ser realizada uma volta no sentido anti-horário. As quatro boias estão numeradas de 1 a 4. Existe uma corrente marinha de velocidade
cujo módulo é 30 metros por minuto, paralela à praia em toda a área do circuito. Nas arestas mais longas, o nadador Precisará nadar na direção apontada pelos vetores
dos pontos 1 até 2 e de 3 até 4. Considere que a velocidade do nadador é de 50 metros por minuto, em relação à água, durante todo o circuito.

Nessa situação, em quantos minutos o nadador completará a prova?
a) 42
b) 65
c) 72
d) 105
e) 120
Questão 8 – Biologia
O desenvolvimento da biotecnologia e da clonagem gênica em procariontes fez com que a produção de proteínas se tornasse mais intensa, rápida e econômica. Para a produção de hormônios, enzimas e proteínas de resistência a drogas, uma variação da técnica de reação em cadeia pela polimerase (PCR, na sigla em inglês) utiliza a enzima transcriptase reversa (RT-PCR), que sintetiza moléculas de DNA complementares a partir de fitas de RNA.
Nesse contexto, essa técnica é importante para detectar genes:
a) expressos.
b) plasmidiais.
c) bacterianos.
d) dominantes.
e) autossômicos.
Questão 9 – Química
O biogás é uma alternativa energética muito importante, pois, além de reduzir a dependência por combustíveis fósseis, sua obtenção pode ser realizada a partir de resíduos da produção agroindustrial. Considere que o biogás produzido em um empreendimento de suinocultura contém 70% em volume de metano (massa molar 16 g/mol; volume molar 22 L/mol). Ele será utilizado para geração de energia em substituição ao etanol (massa molar 46 g/mol) em um gerador no qual 1 m3 de biogás de origem suína substitui 0,59 L de etanol anidro (densidade 0,78 g/mL).
Nessas condições, a massa de metano necessária para substituir 10 mol de etanol na produção de energia é mais próxima de
a) 300 g.
b) 400 g.
c) 510 g.
d) 590 g.
e) 720 g.
Questão 10 – Matemática
Uma sala com piso no formato retangular, com lados de medidas 3 m e 6 m, será dividida em dois ambientes. Para isso, serão utilizadas colunas em formato cilíndrico, dispostas perpendicularmente ao piso e representadas na figura pelos círculos de cor azul. Os centros desses círculos estarão sobre uma reta paralela aos lados de menor medida do piso da sala. Os vãos entre duas colunas e entre uma coluna e a parede não poderão ser superiores a 15 cm.

Para efetuar a compra dessas colunas, foram feitos orçamentos com base em dados fornecidos por cinco lojas.

A compra será realizada na loja cujo orçamento resulte no menor valor total possível.
A compra será realizada na loja:
a) l.
b) ll.
c) lll.
d) lV.
e) V.
Gabaritos e resoluções
Questão 1 – História
Resposta: B
A celebração do Círio de Nazaré consiste em uma das maiores festas religiosas do Brasil. Sendo realizado há mais de duzentos anos, esse evento ocorre em devoção à Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Belém (PA).
Ano após ano, essa comemoração mobiliza milhares de pessoas, expressando religiosidades formadas a partir dos intercâmbios culturais no Brasil e contando ainda com elementos litúrgicos, linguísticos, musicais e culturais específicos de acentuada relevância à História e à memória Norte e Nordeste, justificando, portanto, seu reconhecimento enquanto um bem cultural de natureza imaterial.
Questão 2 – Geografia
Resposta: E
A relação dos textos indica a redução das chuvas convectivas, uma vez que esse tipo de chuva ocorre a partir da intensa evaporação e a da posterior condensação no sentido vertical. Parte do vapor de água é proveniente da grande concentração de árvores na Amazônia e, por essa razão, o avanço do desmatamento reduziria tal processo.
Questão 3 – Sociologia
Resposta: D
O preconceito de identidade gera um tipo específico de injustiça, muitas vezes referido como injustiça epistêmica e injustiça social. Esse tipo de preconceito ocorre quando alguém é discriminado e marginalizado com base em características associadas à sua identidade — como gênero, etnia, classe social, orientação sexual ou religião.
Questão 4 – Filosofia
Resposta: C
O raciocínio indutivo parte da observações de eventos particulares para inferir leis gerais. No texto, foi a regularidade do horário observada em diferentes condições que levou à conclusão sobre o horário em que sempre era servida a alimentação.
Questão 5 – Literatura
Resposta: E
Domício Proença Filho conta que decidiu escrever a obra Capitu: memórias póstumas ao reler o romance Dom Casmurro na maturidade e se indignar com o viés autoritário de Bentinho, narrador classificado por ele como “crudelíssimo e desumano”.
Ao apresentar ao público sua “apropriação literária”, o autor contextualiza o enredo original de forma subjetiva e apresenta as razões da decisão de eleger Capitu a narradora de seu livro, para que ele tivesse a oportunidade, não oferecida por Machado de Assis, de revelar ao leitor seu discurso e sua verdade.
Questão 6 – Português
Resposta: C
No contexto, expressões como “Às vezes, no silêncio da noite”, “lanterna dos afogados”, “Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”, entre outras, fazem alusão direta a versos de letras de canções conhecidas dos leitores. Com isso, a autora usa a intertextualidade por cumplicidade como recuso persuasivo para defender a importância da música para o bem-estar e o equilíbrio emocional das pessoas.
Questão 7 – Física
Resposta: B
Segundo o texto, a velocidade do nadador em relação à água é de 50m/min. Na parte 1-2, esta é a velocidade resultante, o que significa dizer que uma componente deste vetor está pra cima anulando a corrente pra baixo – e por isso ele precisa valer 30m/min – e o outro na direção do movimento com intensidade de 40m/min

Com isso, o tempo de travessia dos 800m entre 1 e 2 vai ser:

Na etapa 2-3 temos o nadador nadando contra a correnteza, portanto a velocidade em relação ao fundo será

Com isso, vamos calcular o tempo

Na etapa 3-4, temos a mesma situação que a etapa 1-2, mas no sentido oposto

Na etapa 4-1, temos a correnteza a favor do nadador, portanto a

Com isso, vamos calcular o último tempo.

Somando todos os tempos das etapas, o tempo total será de 65 minutos.
Questão 8 – Biologia
Resposta: A
A transcriptase reversa utilizada na técnica de PCR produz uma fita de DNA complementar ao RNA utilizado no processo. Assim, é possível detectar qual gene foi expresso na produção do RNA.
Questão 9 – Química
Resposta: C
Cálculo do volume de etanol
1 mol —— 46 g
10 mol —– X
X = 460 g de etanol
Usando a densidade para calcular o volume de etanol:
d = m/V → 0,78 = 460/V → V = 589,7 mL = 0,5897 L ∼ 0,59L
Cálculo do volume de de biogás:
1 m3 ——- 0,59 L
Y ———— 0,59 L
Y = 1 m3 = 1000 L de biogás
Cálculo do volume de metano
1000 L . 0,7 = 700 L de metano
Cálculo da massa de metano
1 mol metano ——- 16 g ——– 22 L
Sendo assim:
16 g ——– 22 L
Z ———— 700 L
Z = 509,09 g ∼ 509 g
Questão 10 – Matemática
Resposta: C
Para resolver essa questão, usamos a fórmula:

porque cada coluna ocupa um espaço igual ao seu diâmetro (d), enquanto o espaçamento entre as colunas e as paredes é 15 cm. O termo 15⋅(x+1) considera os espaçamentos entre as x colunas e as duas paredes, totalizando a largura de 300 cm.
A fórmula reorganizada para o número de colunas (x) é:

Substituímos d (diâmetro) para cada loja e calculamos o custo total diretamente. Aqui estão os resultados:

A loja com o menor custo total é a Loja III, com R$ 525.
Quer saber mais? Vem aí o Aulão Enem 2025!

Curtiu esse conteúdo? Então se prepara, porque isso aqui é só um gostinho do que vem por aí: o Aulão Enem 2025!
Nas próximas duas semanas, lá no canal do Curso Enem Gratuito, você vai poder acompanhar duas semanas de lives gratuitas, com professores incríveis revisando os temas que mais caem em todas as áreas do Enem.
