Atualidades no Enem: acompanhe as notícias da semana

Veja dicas para estudar atualidades para o Enem! Confira também as cinco principais notícias da semana e como elas se conectam com temas que podem cair nas suas provas e na redação.

Quer garantir um bom desempenho no Enem? Ficar por dentro das atualidade é fundamental! Acompanhar os acontecimentos nacionais e internacionais te ajuda a construir uma visão crítica e a relacionar os fatos com os conteúdos que você estuda.

Separamos cinco destaques da semana que podem cair na sua prova, especialmente na redação. Prepare-se para conectar os pontos e arrasar no Enem!

Por que estudar atualidades para o Enem?

As atualidades e notícias do dia a dia são uma fonte inesgotável de temas para o Enem. Seja nas questões objetivas ou na redação, os examinadores adoram cobrar assuntos que estão em debate na sociedade.

Ao acompanhar as notícias, você estará um passo à frente e poderá construir argumentos mais sólidos e completos.

Como as atualidades melhoram seu desempenho no Enem?

Quando bem informado, mais do que decorar datas e fatos, você constrói uma rede de conhecimentos. Nesse sentido, atualidades e notícias te ajudam a:

  • Conectar a teoria à prática
  • Ampliar seu repertório
  • Desenvolver o seu lado crítico

Leia também: Redação Enem: todos os temas das edições anteriores

Como estudar atualidades para o Enem?

Preparamos algumas dicas práticas para te ajudar a organizar e encontrar a sua própria maneira de estudar atualidades para o Enem. Confira!

1. Defina suas fontes de informação

  • Escolha veículos confiáveis: opte por jornais, revistas, portais de notícias e canais de televisão renomados e com credibilidade.
  • Diversifique: não se limite a uma única fonte. Acompanhe diferentes veículos para ter uma visão mais ampla dos acontecimentos.
  • Utilize as redes sociais com cautela: as redes sociais podem ser uma ótima fonte de informação, mas é preciso ter cuidado com as fake news. Siga perfis e páginas de veículos de comunicação confiáveis e confirme as informações antes de compartilhá-las.

2. Crie uma rotina de estudos

  • Reserve um tempo diário: inclua a leitura de notícias na sua rotina de estudos. Mesmo que seja por poucos minutos, o hábito de se manter informado é fundamental.
  • Organize as informações: utilize um caderno ou aplicativo para anotar os principais acontecimentos, datas, nomes e conceitos.
  • Faça resumos: resumir as notícias te ajuda a fixar o conteúdo e a identificar os pontos mais importantes.

3. Relacione as notícias com os conteúdos do Enem

  • Identifique os temas: ao ler uma notícia, pense em quais disciplinas do Enem ela pode ser relacionada (História, Geografia, Sociologia, Filosofia, etc.).
  • Faça conexões: relacione os fatos com os conceitos teóricos que você está estudando.
  • Crie mapas mentais: os mapas mentais são uma ótima ferramenta para visualizar as conexões entre diferentes temas.

4. Pratique a escrita

  • Escreva sobre o que você leu: anote suas opiniões sobre as notícias, crie argumentos e contra-argumentos.
  • Treine a redação: utilize as notícias como base para escrever redações sobre temas atuais.

5. Utilize recursos visuais

  • Assista a vídeos: documentários, reportagens e entrevistas podem te ajudar a entender melhor os acontecimentos.
  • Observe gráficos e infográficos: as imagens ajudam a visualizar dados e informações complexas.

Agora sim, vamos às notícias da semana?

1. Suspensão do X no Brasil

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a plataforma X no Brasil marca um ponto de inflexão na relação entre as grandes empresas de tecnologia e os Estados nacionais.

A medida, tomada em resposta a uma série de descumprimentos de ordens judiciais e à utilização da plataforma para disseminar desinformação e incitar à violência, evidencia a necessidade urgente de regulamentar o uso das redes sociais.

Esse caso levanta diversas questões relevantes para as provas do Enem:

  • Liberdade de expressão x responsabilidade: até onde vai a liberdade de expressão em um ambiente digital? Qual o papel das plataformas na moderação de conteúdos e na prevenção da disseminação de discursos de ódio?
  • Regulamentação das redes sociais: como balancear a liberdade de expressão com a necessidade de proteger a sociedade de ameaças como a desinformação e a violência online?
  • Impactos na democracia: qual a influência das redes sociais na formação da opinião pública e nos processos democráticos? Como garantir a integridade das eleições em um ambiente digital cada vez mais polarizado?
  • Soberania nacional: até que ponto as grandes empresas de tecnologia podem interferir nos assuntos internos de um país? Como proteger a soberania nacional em um mundo globalizado?
  • Privacidade e proteção de dados: quais são os limites da coleta e do uso de dados pessoais pelas plataformas? Como garantir a privacidade dos usuários em um ambiente digital cada vez mais invasivo?

Leia a notícia aqui: Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém decisão de Moraes de derrubar o X

2. Educação em foco nas eleições de 2024

A educação brasileira está no centro do debate público à medida que as eleições de 2024 se aproximam. Uma recente pesquisa da Quaest revelou um aumento significativo na preocupação dos brasileiros com a qualidade do ensino no país.

Os resultados da pesquisa apontam para uma insatisfação generalizada com a situação atual da educação, evidenciando a necessidade de mudanças urgentes. A população demonstra preocupação com a infraestrutura precária das escolas, a falta de investimento em materiais e tecnologia, a formação inadequada dos professores e a defasagem dos currículos escolares.

Essa conjuntura política e social é fonte de temas para a prova do Enem, como:

  • Desigualdade educacional: a pesquisa reforça a persistente desigualdade no acesso à educação de qualidade no Brasil, com reflexos diretos na mobilidade social.
  • Financiamento da educação: a falta de investimento público em educação é um desafio crônico que compromete a qualidade do ensino e o futuro do país.
  • Gestão democrática das escolas: a participação da comunidade escolar na gestão das escolas é fundamental para garantir a qualidade do ensino e a democratização da educação.
  • Qualidade do ensino: a pesquisa evidencia a necessidade de repensar a formação dos professores, os currículos escolares e os métodos de ensino para garantir uma educação de qualidade.
  • Papel do Estado na educação: a Constituição Federal de 1988 garante o direito à educação, mas a pesquisa demonstra que esse direito ainda não é plenamente realizado.

Leia a notícia aqui: Eleitores brasileiros consideram que a Educação é o principal problema do Brasil

3. Educação infantil no Brasil

Um estudo recente revelou uma realidade alarmante: mais de 632 mil crianças brasileiras aguardam por uma vaga em creches. Essa demanda reprimida, concentrada em quase metade dos municípios brasileiros, evidencia a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para a primeira infância.

A educação infantil, garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é um direito de todas as crianças e fundamental para o seu desenvolvimento integral. No entanto, a falta de vagas em creches expõe as desigualdades sociais e o desafio de garantir esse direito a todas as famílias.

Essa temática pode ser explorada em diversas questões do Enem, como:

  • Desigualdade social e acesso à educação: a falta de vagas em creches evidencia as disparidades sociais no país, com as crianças mais vulneráveis sendo as mais prejudicadas.
  • Políticas públicas para a primeira infância: a pesquisa destaca a necessidade de políticas públicas que ampliem a oferta de vagas em creches, garantam a qualidade do atendimento e reduzam as desigualdades.
  • Planejamento urbano e educação: a distância entre a residência e as instituições de ensino infantil pode ser um obstáculo para o acesso à educação, exigindo um planejamento urbano que contemple a oferta de creches em áreas de maior demanda.
  • Impacto da educação infantil no desenvolvimento infantil: a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, preparando-as para a vida escolar e para a vida adulta.

Leia a notícia aqui: Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche

4. Paralimpíadas de Paris e recordes históricos

A delegação brasileira nas Paralimpíadas de Paris está realizando uma campanha memorável, aproximando-se cada vez mais do recorde histórico de 72 medalhas conquistado nas edições de 2016 e 2021.

Até o momento, nossos atletas já garantiram 63 medalhas, um feito que coloca o Brasil na 8ª posição do quadro de medalhas.

Essa conquista é um testemunho da força e determinação dos atletas paralímpicos brasileiros, que superam barreiras e desafiam limites a cada competição.

A performance da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Paris traz à tona diversos temas relevantes para a prova do Enem:

  • Esporte e inclusão social: as Paralimpíadas são um exemplo inspirador de como o esporte pode promover a inclusão social e a valorização da diversidade, desafiando estereótipos e quebrando barreiras.
  • Superação e resiliência: a história dos atletas paralímpicos é marcada pela superação de obstáculos e pela busca constante por excelência, inspirando milhões de pessoas em todo o mundo.
  • Política esportiva e investimento: a conquista de medalhas nas Paralimpíadas reflete o investimento em políticas esportivas e o apoio aos atletas paralímpicos. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir condições adequadas de treinamento e competição para todos os atletas.
  • Mídia e representação: a cobertura midiática das Paralimpíadas tem um papel fundamental na visibilidade dos atletas e na promoção da inclusão. É preciso ampliar o espaço dedicado aos Jogos Paralímpicos nos meios de comunicação, garantindo uma cobertura justa e equitativa em relação aos Jogos Olímpicos.

Leia a notícia aqui: Brasil conquista cinco medalhas e se aproxima de recorde nas Paralimpíadas

5. Invisibilidade da educação na zona rural

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com a consultoria IDados trouxe à tona uma grave lacuna na avaliação da educação básica no Brasil. Ao considerar apenas os resultados das escolas urbanas, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) obscurecem completamente o desempenho dos estudantes da zona rural.

Essa prática distorcida da realidade educacional brasileira tem consequências sérias. Ao invisibilizar as dificuldades enfrentadas pelas escolas ruais, impede-se a formulação de políticas públicas adequadas para atender às necessidades específicas desses estudantes e agrava as desigualdades educacionais já existentes no país.

Essa temática pode ser explorada em diversas questões do Enem, como:

  • Desigualdades educacionais: a invisibilidade da educação rural evidencia as disparidades no acesso à educação de qualidade, com os estudantes da zona rural sendo sistematicamente desfavorecidos.
  • Políticas públicas e educação: a forma como os indicadores educacionais são calculados revela falhas nas políticas públicas, que não consideram as particularidades da educação rural e as necessidades específicas desses estudantes.
  • Transparência e acesso à informação: a restrição ao acesso aos dados da Prova Brasil por parte dos pesquisadores é um problema de transparência que impede a análise crítica das políticas educacionais e a formulação de propostas mais adequadas.
  • Desenvolvimento regional: a educação é um fator fundamental para o desenvolvimento regional. A invisibilização da educação rural prejudica o progresso de regiões menos urbanizadas e contribui para a concentração de renda e oportunidades nas grandes cidades.

Leia a notícia aqui: O Brasil rural da educação é invisível

E então, você estava por dentro desses acontecimentos? Viu só como é relativamente simples estudar atualidades para o Enem? Continue acompanhando nossas novidades, dicas e orientações para as provas aqui no site e também nas nossas redes sociais. Bons estudos!

Compartilhe: