Aulão Enem de Artes, com e-book gratuito

O tema sobre Artes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio nos ajuda a pensar a substância estética e social em nossas vidas. Arte é um bem cultural atemporal, fruto da comunicação humana, intimamente ligado às sensações estéticas e às emoções. Confira agora no Aulão Enem de Artes, com e-book gratuito.

A manifestação artística faz parte das primeiras expressões que o ser humano desenvolve na vida. Na história da civilização não é diferente, como bem mostram as pinturas rupestres. Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, as artes já estavam todas interligadas. Hoje, no mundo digital, a arte encontrou novos meios para a sua expressão.

As variações da Arte

Você encontra as manifestações de arte em expressões dos seres humanos que se relacionam com o intelecto e com as sensações físicas, tais como: a música (som); pintura (cor); escultura (volume); arquitetura (espaço); literatura (palavra); fotografia (imagem); história em quadrinhos (cor, palavra, imagem).

Publicidade

Temos também as formas artísticas que integram umas às outras como as Artes Cênicas: teatro, dança e coreografia (movimento); cinema (integra elementos das artes posteriores e a animação); outras formas também consideradas artes podem ser citadas como o artesanato (volume); a arte digital, etc.

Veja agora no Aulão Enem de Artes, com a professora Renata Gambacorte, do canal do Curso Enem Gratuito.

Aulão Enem de Artes

Baixe o e-book do Aulão Enem de Artes pra você mandar bem nas provas.

Artes na Literatura

A função da literatura pode ser incitar a reflexão, mas também pode ser instrumento de divertimento, de construção de identidade e até de crítica social.  Se uma das definições da literatura é “arte com palavras” e de arte como “a representação do Belo”, já podemos conversar sobre a função da literatura.

Desde os tempos mais remotos, a pessoas gostam de ouvir histórias, mesmo em povos mais antigos, a ficção sempre esteve presente nas narrativas. É só pensarmos em Esopo, com suas fábulas, ou Homero, com suas epopeias.

Podemos afirmar com tranquilidade que a literatura consegue nos emocionar, seja causando tristeza, alegria e até nos divertir. Por meio da leitura, podemos “viver” outras vidas, quase que sentir outras emoções e sensações.

Confira agora com a professora Camila Zuchetto um resumo bem didático sobre as manifestações da Arte Literária.

Agora que você já passou pelo Aulão Enem de Artes, e que já conferiu com a professora Camila as expressões da Arte na Literatura, o próximo passo é mandar bem no Enem.

Boa prova pra você!

Compartilhe: