Aulão Enem de Português, com e-book gratuito e simulado

Os 10 temas que mais caem nas provas estão aqui no Aulão Enem de Português: 1 – Funções da Linguagem; 2 – Gêneros Textuais; 3 – Polissemia; 4 – Norma Culta x Norma Popular; 5 – Linguagem Verbal x Linguagem não Verbal; 6 – Formação de Palavras; 7 – Classes de Palavras; 8 – Pontuação; 9 – Recursos de Coesão; 10 – Interpretação de Texto.

Veja o resumo dos 10 temas que mais caem. Você pode começar coma professora Mercedes Bonorinos, com as dicas para resolver as questões mais importantes. Ela têm as dicas para você aumentar suas chances e mandar bem. Tudo aqui no Aulão Enem de Português.

É bem simples para você fazer a revisão preparatória para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio com apoio do Aulão Enem de Português. Todos os conteúdos são gratuitos.

E, junto com as aulas, você pode ir lendo no e-book os conteúdos complementares de cada tema, e também fazer os exercícios do simulado quantas vezes quiser.

Publicidade

Aulão Enem de Português

Comece agora a sua revisão com a professora Mercedes Bonorino. O aulão Enem de Português está subdividido em dez temas. Você pode assistir direto, ou ir parando em cada um deles, conforme o seu estilo de aprendizagem.

Você pode parar o vídeo quando quiser, entrar no e-book ou nos simulados, e retomar do ponto do Aulão Enem de Português em que tiver parado para dar continuidade, tirando todas as suas dúvidas.

  1. E-book gratuito do Aulão Enem de Português
  2. Faça o Simulado de Português no Enem

 

Veja o e-book de Português do Enem

Logo no início do e-book de Português para o Enem você encontra as Funções da Linguagem, que é um conteúdo clássico. E o resumo já está pronto para a sua revisão. Veja no exemplo :

As 6 Funções da Linguagem

1 – Função emotiva (ou expressiva)

– Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

2 – Função referencial (ou denotativa)

– Centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.

3 – Função apelativa (ou conativa)

– Centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

4 – Função fática

– Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

5 – Função poética

– Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc.

6 – Função metalinguística

– Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem.

Viu só como a linguagem do e-book é simples e didática, para você fazer a sua revisão no Aulão de Português do Enem?

Aulão de Português Enem

Se você quiser ver mais, confira aqui os 10 temas que mais caem no Enem, de todas as matérias.

Compartilhe: