Aulão Enem de Química, com e-book grátis e simulado

Veja Ácidos e Bases; Ligação Polar e Apolar; Leis Ponderais; o Átomo do Carbono; Estequiometria; Termoquímica; Pilhas e Baterias; e os fundamentos da Química Orgânica e da Química Inorgânica. Confira agora no Aulão gratuito.

Confira agora as dicas dos professores Felipe Sobis e Larissa Campos para você gabaritar nas questões de Química do próximo Enem. Eles fizeram a seleção dos temas que mais caem, e prepararam o Aulão Enem de Química com os macetes, as explicações essenciais, e as fórmulas que fazem a diferença.

Agora voê têm bônus junto com as dicas do Aulão. Você ganha um E-book de Química do Enem, com o resumo dos temas que mais caem; ganha um Mapa Mental do Enem; e ainda ganha o acesso ao Simulado de Química, comos temas do Aulão. Veja os links para download e acesso logo depois do Aulão.

Os Mapas Mentais de Química são um novo jeito de estudar e de aprender. O foco é na informação visual, formando infográficos que “ligam os pontos” dos assuntos mais importantes. Você parte do foco de cada conteúdo e vai formando as integrações com os demais temas para poder avançar.

Publicidade

Aulão Enem de Química

Veja com os professores Felipe Sobis, e Larissa Campos, dois feras da Química na Internet.

Valeu o Aulão pra você? E têm mais aulas com eles no canal do Curso Enem Gratuito.

Download do E-book de Química

Veja agora como baixar o E-book do Aulão, os Mapas Mentais do Enem, e como fazer o Simulado do Aulão também.

 

Dicas rápidas de Química Enem

Os fundamentos de Química Orgânica são a base da maior parte das questões de Química do Enem. E, para você mandar bem nas questões interdisciplinares da Biologia também. Confira com o professor Sobis.

  1. Você costuma ficar desesperado (a) só de olhar aquelas cadeias imensas de carbono? Não sabe por onde começar?
  2. Calma, que química orgânica não é tão complicado como parece! Na aula acima o prof Sobis te dá uma introdução à química orgânica, explicando os conceitos básicos desse assunto, pra você ficar bem preparadinho.
  3. Veja Carbono primário, insaturação, hibridização, ligação π e outros termos que você confere agora na aula acima 😉

 

O que é a Química Orgânica? 

–  Química orgânica é o estudo dos compostos com carbono. Atenção: existem alguns compostos que, apesar de terem carbono em sua estrutura, são inorgânicos, como é o caso do dióxido de carbono (CO2).

 Mas afinal, qual a importância de estudar o carbono? Ele tem propriedades que o ajudam a estruturar milhares de compostos, dentre as quais a capacidade de formar cadeias.

Sendo assim, ele consegue se estabilizar ao ser ligado em sequência, algo que é muito difícil de ocorrer com outros elementos. Ele faz 4 ligações (é tetravalente) e todas elas são equivalentes.

Os carbonos podem ser classificados em várias categorias. Uma delas é em relação à quantidade de carbonos com os quais ele se liga. Se ele estiver ligado a um carbono (ou a nenhum), é chamado de primário; dois carbonos, secundário; três carbonos, terciário; quatro carbonos, quartenário.

 Outra classificação é em relação às saturações. Se houver somente ligações simples em volta do carbono, ele é saturado; caso haja alguma ligação dupla ou tripla, ele é insaturado.

– A primeira ligação que ocorre entre dois átomos é uma ligação frontal, chamada de ligação sigma (σ). A segunda não consegue mais ser frontal, somente lateral: é a chamada ligação π. Portanto, tendo ao menos uma ligação π, o composto é insaturado.

– Hibridização é a união de orbitais atômicos incompletos (é um fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar).

O carbono só poderia realizar duas ligações, mas já vimos que ele realiza quatro. Isso ocorre por causa da hibridização. Como o carbono usa esses orbitais determina um tipo de hibridização diferente. Existem 3 tipos de hibridização: sp3 (quando ele faz somente ligações sigma), sp2 (quando ele faz uma dupla ligação) e sp (quando ele faz duas duplas ou uma tripla).

O que mais cai de Orgânica

Veja agora com a professora Larissa os temas de Química Orgânica mais importantes para você mandar bem no Enem:

Agora,é com você para gabaritar geral depois do Aulão Enem de Química

Compartilhe: