Aspectos gerais e características da Oceania

A Oceania é um continente muito pouco falado no conteúdo escolar, mas possui uma Geografia incrível, assim como os demais continentes. Vamos aprender mais sobre a Oceania e arrasar no Enem!

Composto por somente 14 países, a Oceania é o menor continente do mundo. Apesar de seu tamanho, é um continente que apresenta dois países considerados desenvolvidos, pois possuem um grande engajamento econômico. Em sua Geografia física, destaca-se pela grande quantidade de países insulares, pelas suas paisagens paradisíacas e de característica muito própria. Revise as características da Oceania para mandar bem em Geografia no Enem!

aula de caracteristicas da oceania (sydney - australia)
Figura 1: Cidade de Sydney – Austrália

 

Pouco se ouve falar das características da Oceania no conteúdo escolar, e quando ela está presente, o foco maior são seus aspectos físicos. Deste modo, estes são os que recebem mais destaque nas provas de vestibular e Enem.

Origem da colonização da Oceania

Continente composto por 14 países, a Oceania compõe o chamado “Novíssimo Mundo”. A origem do termo Novíssimo Mundo, compõe uma visão eurocêntrica onde a Oceania recebe esta intitulação pelo fato de ter sido o último continente “descoberto” pelos europeus. Deste modo, o “Velho Mundo” seria composto pela Europa e os continentes já conhecidos pelos europeus (Ásia e África) e “Novo Mundo” a América.

mapa politico da oceania
Figura 2: Mapa político da Oceania. Fonte: http://oceania-turismo.com

 

Estas categorizações, criadas a partir de uma perspectiva colonialista, não dizem respeito à idade dos continentes. Pois, antes da descoberta por parte dos europeus, os continentes já eram habitados por seus povos nativos.

Na Oceania, temos como povo nativo os aborígenes. Após a colonização inglesa, os aborígenes foram exterminados em massa. Isso aconteceu da mesma maneira com os povos indígenas da América com a colonização portuguesa e espanhola.

Regiões da Oceania

A porção continental da Oceania é composta basicamente pela Austrália, sendo os demais países, todos insulares. Sua maior ilha é a Nova Zelândia que compõe a chamada Australásia. Pelas características da Oceania, ela divide-se em quatro regiões, sendo elas: Australásia, Polinésia, Melanésia e Micronésia.

Na Australásia temos com maior destaque, a Austrália, o estado de Tasmânia, Nova Guiné e Nova Zelândia. A Melanésia é onde encontramos ilhas como, Fiji, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné. Na Micronésia, como o próprio nome já indica, temos a presença de ilhas menores, como as Ilhas Marshal, Kribati e Plau. Por fim, na região da Polinésia, que é a região de maior concentração de ilhas, temos a presença do Havaí e da Ilha de Pascoa.

regioes da oceania
Figura 3: Regiões da Oceania. Fonte: http://todoestudo.com.br

 

Devido à colonização intensa e marcada por diversos conflitos ao longo da história, muitas destas ilhas localizadas nas regiões aqui citadas, pertencem a outros países. Como por exemplo, o Havaí e as Ilhas Marshall que pertencem aos Estados Unidos e a Ilha de Páscoa que pertence ao Chile.

Características da Oceania (clima, vegetação e relevo)

Em relação ao clima no continente, temos a presença dos climas árido tropical, mediterrâneo, tropical, equatorial e temperado oceânico. Esta variedade climática proporciona uma grande diversidade de paisagens marcadas por estepes, desertos, savanas, florestas tropicais e até regiões onde há a presença de neve em pontos mais altos.

Falando de relevo, apesar da presença de alguns picos, a predominância na Oceania são relevos planos formando planaltos e planícies. A maior parte das ilhas da Oceania tem origem vulcânica.

canguru na austrália
Figura 4: Canguru em meio a neve em inverno rigoroso de 2015 na Austrália.

 

População e economia

Devido à colonização inglesa, a língua predominante no continente é a língua inglesa. Apesar do intenso processo de colonização, a cultura aborígene ainda é presente, mesmo que de forma muito reduzida.

A população da Oceania é de aproximadamente 36,5 milhões de habitantes, representando somente 1% da população mundial. Em relação a números populacionais, as cidades que se destacam são Sydney com aproximadamente 4.757.083 habitantes, Melbourne, com aproximadamente 4.400.000 e Brisbane, com 2.274.600.

Austrália e Nova Zelândia são os países que mais se destacam na economia do continente, principalmente com a produção de lã de ovelha. Mas também com destaque para extração de petróleo, para a mineração de minerais preciosos e também a presença de gás natural. Em relação aos demais países, temos destaque como o turismo e a produção de coco e derivados.

Na Austrália, a agropecuária é extremamente mecanizada, gerando um mercado para produtos como tabaco, trigo e vinho. Em relação à pecuária, a Austrália apresenta uma intensa criação de ovinos, caprinos e bovinos. Mesmo com a intensa mecanização da agropecuária, o destaque da Austrália ainda são os minérios como a bauxita, ouro, níquel e ferro.

Na Nova Zelândia, temos uma maior diversificação de produção, onde a exportação é focada desde os produtos primários até os produtos industrializados, além de seu grande foco para o turismo.

A Oceania, mesmo não sendo tão falada é um continente com uma diversidade imensa tanto de aspectos físicos, como também econômicos e culturais, ainda temos muito a conhecer sobre este continente.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre as características da Oceania, assista a videoaula e resolva os exercícios abaixo. Até o próximo conteúdo!

Questões

(UEPG/2016) Sobre aspectos físicos e humanos do continente da Oceania, assinale o que for correto.

01) Entre todos os continentes do mundo (América, Europa, África, Ásia, Antártida e ele próprio, o da Oceania) é o que apresenta menor área, somando, em seu interior, a Austrália, Nova Zelândia e todos os seus arquipélagos.

02) Aproximadamente 90% do território da Oceania corresponde à Austrália. As demais áreas são arquipélagos menores. Melanésia (ilhas dos negros), Micronésia (ilhas pequenas) e Polinésia (várias ilhas) são três divisões adotadas para compreender melhor cada conjunto de pequenos países e territórios desse continente.

04) A Nova Zelândia, que possui como capital Wellington, é o segundo país mais importante do continente. Todas as suas terras emersas estão localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio.

08) A Austrália possui ao norte clima equatorial e tropical. A leste, área de grandes cidades australianas, o clima se apresenta mais subtropical e temperado. E ao centro, há o predomínio de clima desértico.

16) Austrália e Nova Zelândia são países considerados desenvolvidos no mundo, com elevada qualidade de vida. Os dois estão entre os 10 melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do relatório 2014 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Gabarito: 31 (01, 02, 04, 08, 16)

(IFRN/2011) O mapa a seguir representa a Oceania, um continente composto por 14 países, que está disposto numa grande extensão de domínios oceânicos. Nesse continente, há diferenças marcantes tanto no que se refere ao desenvolvimento socioeconômico quanto às características naturais.

Com base nessas informações e considerando a numeração no mapa, é correto afirmar que o número

a) 1 corresponde ao arquipélago Tuvalu, que, apesar de ser soberano, ainda tem os EUA como responsáveis por sua defesa e segurança. A ajuda econômica dos EUA e o turismo são as principais fontes de renda.

b) 2 corresponde à Papua Nova Guiné, país onde mais de 70% da população economicamente ativa trabalha na agricultura essencialmente de subsistência. A exploração dos recursos é prejudicada pela topografia, que aumenta o custo de infra-estrutura.

c) 3 corresponde à Nova Zelândia. Esse país, pioneiro na implantação de políticas de bem-estar social, possui reservas de carvão, petróleo e gás natural e o turismo é uma importante fonte de renda.

d) 4 corresponde à Tasmânia, uma das nações mais desenvolvidas da Oceania. É uma grande exportadora mundial de lã e apresenta bom desempenho na produção de carne, leite e derivados.

Gabarito: C

(FGV/2000) O termo “Oceania” costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:

a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950. b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol Moruroa.

c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.

d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.

e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

Gabarito: D.

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22