Continente asiático: aspectos geográficos

O continente asiático ou Ásia é o maior continente do mundo. Você conhece seus aspectos geográficos? Vamos revisar as características da Ásia para a prova do Enem!

O continente asiático, além de ser o maior do mundo, totalizando uma área de 44.580.000 km² (quase um terço das terras emersas), concentra também 50% da população mundial, totalizando 4,463 bilhões de habitantes. Sua grandiosidade de extensão, dividida em regiões, faz com que tanto os aspectos físicos, como também culturais, sociais e econômicos sejam de grande diversidade.

mapa continente asiático
Figura 1: Mapa político da Ásia. Fonte: IBGE

 

Localização do continente asiático

Quando pensamos na porção oriental do planeta Terra, certamente nos vem a cabeça o continente asiático e seus grandes países, como China e Índia. Mas a Ásia não é a única componente do oriente do globo.

Se fossem levadas em conta somente as características naturais, a Europa e a Ásia formariam um único continente, com um nome que provavelmente você já ouviu falar, “Eurásia”. A extensão territorial destes dois continentes encontra-se interligadas, deste modo, temos países que fazem parte da tanto da Europa, como da Ásia.

Podemos tomar como exemplo destes países, a Rússia. Este país, apesar de ter maior parte de seu território situado no continente asiático, geralmente tem seu nome associado ao continente europeu. Principalmente no conteúdo escolar quando estudamos sobre as guerras que envolveram a União Soviética.

A Ásia é conhecida popularmente por seus antigos impérios que constituíram as civilizações mais antigas do mundo. Muito do conhecimento e das técnicas as quais o continente europeu levou os créditos de descoberta, já eram propagados há milhares de anos nos impérios asiáticos.

O império chinês, por exemplo, foi responsável pelo início da utilização do papel. O macarrão, tido como comida tradicional da Itália, foi criado pelo império chinês, além de muitas outras invenções que estão presentes nos nossos cotidianos.

Relevo no continente asiático

Apesar de possuir grande parte continental, a Ásia é conhecida pela grande quantidade de ilhas como Taiwan, Timor, Indonésia e o arquipélago das Filipinas.

Em relação ao relevo, o continente asiático destaca-se pela grande quantidade de terras elevadas, como planaltos e montanhas. As planícies também são presentes, porém em menor quantidade e em regiões litorâneas.

Conhecida por abrigar o Monte Everest, a cordilheira do Himalaia, também compõe o relevo do continente asiático. Porém, apesar do que muitos dizem por ai, o Monte Everest não é a montanha mais alta do mundo.

Monte Everest no continente asiático
Figura 2: Imagem do Monte Everest. Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/

 

O topo do Chimborazo, encontra-se a 6.248 metros acima do nível do mar, enquanto o cume do Monte Everest encontra-se a apenas, 2.600 metros. Porém a medida deve ser feita a partir da distância do centro da Terra, deste modo, o Chimborazo está a 6.384 quilômetros do centro do planeta, enquanto o Everest a 6.382 quilômetros de distância.

chimborazo equador
Figura: Estratovulcão Chimborazo – Equador.

 

Clima no continente asiático

Ao longo do continente asiático há grande variação climática. Entre os climas encontrados na Ásia temos os climas: tropical, subtropical, temperado, continental, polar e subpolar.

O clima polar é encontrado no extremo norte do continente asiático em regiões como a Sibéria na Rússia, já o clima subpolar, pode ser encontrado na parte mais continental da Rússia. A ocorrência destes climas frios é decorrente da proximidade com os polos, onde a incidência de luz solar é menor.

Um fenômeno climático presente no continente asiático são as monções. Elas atingem o sul e o sudeste asiático, propiciando verões chuvosos e inversos extremamente secos. Além das monções, devido às características do relevo asiático, as massas de ar marítimas do sentido leste/oeste são bloqueadas pelas grandes montanhas presentes no continente, formando regiões áridas.

Vegetação da Ásia

Em decorrência do clima, a vegetação do continente asiático também é bastante diversa, sendo composta por: florestas tropicais, savana, deserto, tundra, floresta boreal de coníferas (taiga) e pradarias.

Diversidade humana da Ásia

A Ásia é um continente com a presença de uma grande diversidade étnica, cultural e religiosa. Existe uma quantidade imensa de dialetos e idiomas no território asiático.

No continente nasceram religiões como o hinduísmo, o budismo, o judaísmo e o cristianismo (que não é uma religião ocidental). A partir da criação destas religiões foram aparecendo suas vertentes e variações que espalharam-se mundo a fora, ou melhor, Ásia a fora.

Economia asiática

Já em relação à economia asiática, destacam-se os países considerados “desenvolvidos” ou em desenvolvimento que compõe os blocos econômicos. A indústria é bastante variada sendo voltada paro ramo alimentício como também para o ramo têxtil e para o ramo tecnológico.

Devido ao seu “adiantamento” perante os demais continentes, o continente asiático hoje detém tecnologias avançadas que são vendidas para o restante do mundo, além de estar sempre a frente em questões de desenvolvimento e planejamento territorial estratégico.

A quantidade de informação e curiosidades geográficas sobre o continente asiático é infinita, mas para revisar a matéria e talvez aprender um pouco mais, assista a videoaula abaixo e treine para o Enem resolvendo os exercícios propostos!

Para finalizar sua revisão, veja esta aula do professor Rui para o nosso canal no YouTube, o Curso Enem Gratuito:

Agora, teste seus conhecimentos resolvendo as questões que selecionei para você:

(ESPM SP/2018) Leia a matéria:

Coreia do Norte faz teste com bomba e Trump chama ato de “hostil e perigoso”.

O regime afirma ter executado sua sexta prova nuclear, que provocou forte tremor. 

El País, 03/09/2017. Disponível em: https://brasil.
elpais.com/brasil/2017/09/03/internacional/ 150
4412077_373562.html. Acesso: 03/09/2017.

Sobre o contexto geopolítico na península coreana, está correto afirmar:

a) O Tigre Asiático em questão apresenta um regime hostil ao ocidente desde a época da Guerra Fria.

b) O Japão é o aliado regional da Coreia do Norte, mas a pressão sobre o regime de Seul não tem sido eficaz.

c) Os Estados Unidos reagiram militarmente aos testes norte-coreanos desferindo ataques cirúrgicos ao território do país.

d) A Rússia apoia abertamente os testes realizados pelo regime de King Jong-un.

e) O regime norte-coreano parece não se intimidar com as ameaças do ocidente nem com a pressão de sua aliada, a China.

Gabarito: E

(IFCE/2016) Sobre o clima do continente asiático, é correto afirmar-se que

a) na região do litoral predomina o clima de monções.

b) são identificados três tipos: siberiano, desértico e monções.

c) o clima siberiano estende-se por toda a faixa sul e se caracteriza pelos longos invernos.

d) o regime das monções determina as condições climáticas das regiões meridionais e ocidentais.

e) no interior é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.

Gabarito: E

(IFCE/2016) A Ásia pode ser dividida em grandes áreas geográfico-culturais: Ásia Central, Cáucaso, Extremo Oriente, Indochina, Oriente Médio, Sibéria e Subcontinente Indiano. Sobre esse continente, é incorreto afirmar-se que

a) é o mais populoso, sendo a China o país de maior concentração populacional do mundo.

b) é o mais afetado por terremotos, pois está localizado numa das áreas mais sísmicas da Terra.

c) em especial os países do Oriente Médio, são responsáveis pela produção de cerca de 50% do petróleo mundial.

d) o relevo é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

e) Japão e Coreia do Sul possuem elevados indicadores sociais, com economia expressivamente desenvolvida, havendo uma grande força industrial. A China e a Índia também apresentam acelerado desenvolvimento industrial.

Gabarito: D

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Blog do Enem. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22