Veja 5 dicas infalíveis para você arrasar no Enem

Aprender algo novo é sempre desafiador. Fazer uma revisão para o Enem ou os vestibulares, também. Imagina, então, a pressão no ano que você “precisa passar”? A gente sabe disso, e preparamos as melhores dicas para você mandar bem.

Estudar sem saber para onde você vai, ou sem saber de onde você precisa partir, só serve pra bater cabeça e perder tempo. A professora Ana Cristina Peron, do Curso Enem Gratuito, vai te ajudar a encontrar o caminho com as 5 dicas infalíveis para arrasar no Enem.

A pressão em cima de você é muito grande. Tem a família cobrando, tem os colegas do colégio ou do trabalho, namorado, namorada, crush, e tem gente que tem até o padre ou o pastor dando pitaco na sua vida. Veja agora como você pode levantar o topete, e dizer deixa comigo!

As 5 dicas para arrasar no Enem

Sabe quando você tem uma dúvida que te deixa parado na apostila, e que dali você não consegue adiantar? Mas, de repente, você pega um vídeo no Youtube, revisa o conteúdo, e compreende tudo?  Então, é porque você pode aprender de muitas maneiras coordenadas.

Publicidade

Dica 1 – Use diferentes materiais didáticos

Cada pessoa tem um jeito próprio de aprender melhor. Não tem aquele colega caladão, que não faz pergunta na classe, mas que tira nota dez em tudo? E também tem aquele outro, que faz pergunta pra confirmar o que ele já estava entendo?

Então, cada pessoa tem um jeito próprio de aprender. E, a dica da Ana Cristina Peron é que você veja as Apostilas com os resumos, veja os Vídeos de revisão, consulte os Mapas Mentais, e faça os Simulados ou Listas de exercícios. O cérebro adora mídias complementares.

Tá, até aí, beleza! Mas, onde é que você vai encontrar tudo isso? Calma que tem jeito sim, e de graça. Têm tudo pra você aqui nos Planos de Ensino do Curso Enem Gratuito, com as trilhas já organizadas para cada dia da semana. Agora, veja a próxima dica.

Dica 2 – Encontre a sua forma de sintetizar o conteúdo

Cada pessoa aprende de fato quando elas estão “pensando” naquilo que elas estão estudando. Não basta “ouvir a aula”, ou “ler o resumo”. O aprendizado explode pra valer dentro da sua cabeça quando você “pensa o conteúdo”, quando você percebe que se modificar uma determinada variável, que tudo pode mudar no resultado.

Bem simples para você entender: experimente transformar o conteúdo em coisas práticas para você. Quando você relaciona o conteúdo com o dia a dia, nunca mais você esquece.

Quem ensina, aprende ainda mais

Em Matemática e Ciências da Natureza, experimente modificar uma variável, e veja como os resultados se modificam. Em Ciências Humanas, pense como a história seria diferente se algumas coisas não tivessem acontecido. E vale o mesmo para as demais disciplinas.

E, quando você “explica o conteúdo” para um colega, você aprende profundamente o que está valendo ali nessa troca de aprendizagem. Ou, imagine que você precisa fazer uma apresentação sobre aquele conteúdo, e prepare os desenhos ou slides que você iria utilizar.

Dica 3 – Incorpore a leitura como a principal forma de estudo

Puxa, essa doeu, né? Cada vez mais as pessoas estão “assistindo mais vídeos” do que “lendo as apostilas”. Pois então, pode ter doído aí nos seus olhos ler essa terceira dica. Mas, é o real que mostram as pesquisas educacionais para você arrasar no Enem..

O vídeo funciona mais como uma “revisão”, uma forma de recuperar ou de sintetizar um conteúdo. Mas, o aprendizado profundo acontece na leitura dos conteúdos e na aplicação de realizar os exercícios ou fazer as atividades.

No Curso Enem Gratuito, por exemplo, os vídeos nunca estão sozinhos. Eles têm sempre uma aula escrita com as imagens e explicações, e as listas de exercícios para você fazer. Tem um ditado em Inglês, que é perfeito: No pain no gain. A tradução (livre) é: sem esforço, não há conquista.

Dica 4 – Resolva Simulados e Listas de Exercícios

Quem vence um desfio, comemora, e nunca mais esquece aquele momento. Quem resolve listas de exercícios alimenta o cérebro com reforço positivo em cada questão resolvida.

E, mesmo se você não acertar de primeira, você pode ver os conteúdos de revisão, e vencer o problema na segunda tentativa de resolução.

Nas provas do Enem o tempo médio parar resolver cada questão é de três minutos. A dica é você resolver sempre baterias de pelo menos cinco ou dez exercícios, e marca o tempo médio que você gastou em cada questão. Busque a meta dos três minutos.

Então, faça exercícios. Faça exercícios, e faça exercícios. No Curso Enem Gratuito você têm Simulados e Listas de Exercícios em todas as aulas da Plataforma, em todos os Planos de Ensino.

Dica 5 – Sempre dá tempo. Bora!

Se você está ali “na última hora” para começar a estudar para o Enem ou para os vestibulares, e precisa correr atrás do prejuízo, a nossa melhor dica está nos diferentes Planos de Estudo do Curso Enem Gratuito.

Confere os Planos de Estudo do Curso Enem Gratuito:

Veja as características, e escolha o seu. Todos os Planos de Estudo têm Aulas, Resumos, E-books, Simulados, e Listas de Exercícios.

  • 3. Plano de Estudos Semiextensivo – Aqui o bicho pega. São oito meses de estudo direto. Você revisa todo o conteúdo do Ensino Médio, com Aulas, E-books, Simulados e muitas listas de Exercícios.

Resumo das dicas para arrasar no Enem

Veja com a professora Ana Cristina, do canal do Curso Enem Gratuito, as cinco dicas infalíveis pra você arrasar no Enem:

Compartilhe: