Edital Enem 2019: datas e novidades

Finalmente saiu o edital do Enem 2019, então vamos explicar neste post quais são as novidades e como a prova deste ano vai funcionar!

As provas do Enem 2019 ainda estão longe: elas vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Ainda assim, quem vai participar tem que ficar atento o ano inteiro porque o cronograma do Enem começa já! O edital acabou de sair e na semana que vem já tem uma data super importante.

Tá com preguiça de ler?

Gravamos um vídeo com todas as informações importantes do edital do Enem 2019, então você escolhe se quer se informar lendo ou assistindo ao nosso vídeo!

Datas importantes do Enem 2019

No dia 1º de abril começa o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição, que esse ano custa R$ 85! Se você teve isenção no ano passado e não compareceu aos dois dias de prova em 2018, tem que fazer a justificativa de ausência para conseguir a isenção de novo. Os prazos para fazer o pedido de isenção e a justificativa de ausência terminam no dia 10 de abril.

O período de inscrições para o Enem 2019 vai do dia 6 ao dia 17 de maio e é sempre bom lembrar que mesmo quem tiver o pedido de isenção aprovado tem que se inscrever também! Durante a inscrição, os candidatos podem solicitar atendimento especial.

Para quem não tem isenção, a taxa de inscrição deve ser paga até o dia 23 de maio, ou a inscrição não vai ser confirmada.

O cartão de confirmação das inscrições, com o número da inscrição e o local da prova chega em outubro, e aí já acontece a aplicação das provas do Enem!

O cronograma completo do Enem 2019 está no final do post!

Como serão as provas do Enem 2019

No primeiro dia, 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Os candidatos vão ter 5h30 para responder 90 questões objetivas e elaborar a redação.

No segundo dia, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, e a prova terá duração de 5h.

Já dá para ver que o tempo de prova do Enem não mudou, então continua a média de 3 minutos para responder cada questão. Não é a toa que a maioria dos candidatos não consegue terminar a prova.

Por isso, a gente sempre dá a dica de fazer simulados e treinar a resolução de questões para ficar cada vez mais rápido na leitura dos enunciados, no raciocínio e no cálculo!

Novidades

Além do aumento da taxa de inscrição, o Enem 2019 vai ter algumas novidades:

  • O sistema de inscrições deste ano vai ser novo, então vamos acompanhar de perto para ver como vai funcionar;
  • Na inscrição também será possível incluir uma foto do candidato, mas isso será opcional de acordo com o edital;
  • Surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Isso é legal porque pode evitar algum constrangimento no momento da aplicação da prova;
  • No caderno de provas, haverá um espaço com linhas para o rascunho da redação e também um espaço para cálculos, o que vai facilitar muito a nossa vida dos candidatos;
  • E, por último, o edital deixa claro que neste ano os fiscais de prova vão revistar os lanches levados pelos candidatos.

Enfim, dá para ver que a princípio a estrutura da prova não vai mudar, né?

Veja abaixo o cronograma completo do Enem 2019:

  • Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
  • Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
  • Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
  • Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
  • Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
  • Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Provas: 3 e 10 de novembro

Você pode conferir o edital do Enem 2019 aqui.

Compartilhe: