Exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade

Teste o que você sabe sobre Carlos Drummond de Andrade, um dos escritores mais cobrados no Enem. O simulado tem 10 questões e o resultado sai na hora!

Poeta versátil e multifacetado, Carlos Drummond de Andrade transitou por diversos temas, contemplando o amor, as relações humanas, aspectos de sua vida, de sua infância em Minas Gerais, bem como questões sociais de seu tempo.

Apelidado de Urso PolarGauchePoeta Itabirano ou Poeta de Sete Faces, é um dos principais escritores brasileiros de todos os tempos.

Seu legado literário o imortalizou e o faz ser considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro do século XX.

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

Você certamente já se deparou com algum fragmento do famoso poema acima. Nunca uma pedra fora antes tão poetizada na literatura brasileira.

Aparentemente banal ou redundante, o poema acima nos revela muitos outros sentidos além do fato de uma pedra estar no meio do caminho do eu lírico. O poema intitulado No meio do caminho, é de autoria de um dos maiores expoentes da nossa poesia: Carlos Drummond de Andrade.

O escritor nasceu em Itabira, interior de Minas Gerais, a 31 de outubro de 1902. O cenário e hábitos da pequena cidade mineira são uma das alusões constantes de sua poesia ao longo de toda sua produção.

Quando adolescente, foi aluno interno no Colégio Anchieta, em Friburgo, do qual foi expulso em 1919, devido a um incidente com o professor de português. Mais tarde, formou-se em Farmácia. Contudo, acabou por não exercer a profissão de farmacêutico.

Drummond deu aulas de Português e Geografia até 1929, ano que se tornou funcionário público. Em meados da década de 1930, assumiu um cargo no Ministério da Educação e, por isso, passou a morar no Rio de Janeiro, cidade que se orgulha de ter sido lar do poeta.

Em 1930, Drummond publicou seu primeiro livro, Alguma poesia. A partir de então, envolvido com intelectuais como Manuel Bandeira e Guimarães Rosa, passou a figurar entre os grandes nomes da literatura moderna no país. Da década de 1950 em diante dedicou-se somente à literatura.

A poesia de Drummond é produto de uma linguagem bastante coloquial, com palavras familiares e pontuada de termos e seleções verbais capazes de lhe fornecer peculiaridades de alto valor expressivo.

Quanto à temática, entre suas vertentes, nota-se a escolha frequente do poeta pela poesia voltada para a realidade humana e avessa às diversas formas de evasão.

Videoaula sobre Carlos Drummond de Andrade

Assista à aula da professora de Literatura, Camila Brambilla, sobre Carlos Drummond de Andrade.

Simulado sobre Carlos Drummond de Andrade

Resolva um simulado com 10 questões para testar o que sabe sobre o autor que mais cai em provas do Enem!

.

Compartilhe: