Eletrólise aquosa – Exercícios de Química

Relembre como ocorre o processo de eletrólise aquosa e teste seus conhecimentos sobre o assunto com a nossa lista de 10 questões do Enem e vestibulares!

A eletrólise é um processo em que ocorre uma reação de oxirredução desencadeada por uma corrente elétrica. Teste os seus conhecimentos com exercícios sobre eletrólise aquosa e confira um resumo para lembrar de suas principais características!

Resumo sobre eletrólise aquosa

A eletrólise aquosa é um processo não espontâneo no qual as reações de oxirredução são efetuadas mediante corrente elétrica em meio aquoso, ou seja, na presença de água.

Quando uma substância iônica é colocada na água, ela se dissocia liberando íons. Para que você entenda como esse processo ocorre, veja o exemplo da dissociação do cloreto de sódio:

Publicidade

NaCl  →  Na+ + Cl

O sódio é positivo porque ele perde elétrons. Já o cloro é negativo porque ele ganha elétrons naturalmente. O processo de eletrólise faz com que o sódio, que já está formado, passe a ganhar elétrons, sofrendo um processo de redução, forçando essa reação.

Na+ + e →  Na0

Ao mesmo tempo, a eletrólise faz o cloro perder elétrons, sofrendo um processo de oxidação:

Cl–  → Cl2 + e

Além disso, sempre que adicionamos água ao sistema, esta passa a participar da reação. A água sofre auto ionização, formando íons H+ e OH-, através da seguinte equação:

H2O ⇋ H+ + OH 

Exercícios sobre eletrólise aquosa
Representação de eletrólise aquosa. Fonte: Manual da química

No processo da eletrólise aquosa sempre há 4 equações, que representam 4 reações:

  • Autoionização da água;
  • Dissociação do sal;
  • Redução do cátion;
  • Oxidação do ânion.

Devemos sempre somar essas 4 equações, que vão resultar na equação global da eletrólise. Também é necessário balancear as equações por meio do acerto da quantidade de elétrons, dos elementos e das substâncias presentes em cada equação.

Videoaula

Para saber como aplicar as equações e fazer o balanceamento final do resultado, confira a videoaula da professora Larissa. Ela explica como o processo do início ao fim e ainda resolve um exemplo:

Exercícios sobre eletrólise aquosa

Por fim, resolva os exercícios sobre eletrólise aquosa que já caíram no Enem e nos vestibulares:

.

Compartilhe: