Teste o seu conhecimento sobre os tipos climáticos no Brasil com um simulado de 10 questões. Boa sorte e bons estudos!
Continentalidade, maritimidade, altitude, vegetação e transformações antrópicas, são todos elementos a se considerar para perceber os principais tipos climáticos no Brasil e do mundo. Revise os principais climas brasileiros e teste o que você sabe sobre o assunto com um simulado de 10 questões!
Para entender as características de um tipo climático, temos que levar em conta vários fatores que lhe influenciam. Por exemplo, é importante observar as temperaturas médias e quantidade de chuva ao longo do ano para entender melhor os tipos climáticos do Brasil.
Clima equatorial
No Brasil, o clima Equatorial é típico da região amazônica, na qual se desenvolve a floresta Amazônica – a maior da zona intertropical do globo e que apresenta a maior biodiversidade.
Clima tropical
O clima tropical é típico da região Centro-Oeste brasileiro, mas abrange trechos das regiões Nordeste e Sudeste também. Nesse sentido, espalha-se por toda a porção central do país, leste do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia e de Minas Gerais.
Clima semiárido
Primeiramente, esse clima é quente e, ao mesmo tempo, o mais seco do Brasil. Em primeiro lugar, ele abrange o interior nordestino e o norte de Minas Gerais, região conhecida como “o Semiárido”, onde o índice anual de chuvas varia entre 300 e 800 milímetros.
Clima tropical de altitude
Esse é o clima das áreas com altitudes acima de 800 metros dos quatro estados da região Sudeste. Por causa da elevação, as temperaturas são mais amenas do que o que ocorre no clima Tropical.
Clima tropical atlântico
Também chamado de Tropical Litorâneo – ou Tropical Úmido –, esse clima acompanha uma faixa territorial estreita que recobre uma gigantesca parte do litoral brasileiro, entre Paraná e Rio Grande do Norte, aproximadamente.
Clima subtropical
Em primeiro lugar, esse clima é típico dos estados da região Sul do país. Sendo assim, como o próprio nome diz, refere-se ao sul do Trópico de Capricórnio, por isso também abrange o sul do estado de São Paulo.
Videoaula sobre tipos de climas no Brasil
Aprenda quais são os principais elementos do clima na videoaula abaixo, do professor de Geografia Raphael Carrieri.
Simulado sobre os tipos climáticos no Brasil
Agora que você revisou o conteúdo, responda às questões sobre os tipos climáticos no Brasil. O gabarito sai na hora. Boa sorte e bons estudos!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Unicamp SP/2021)
A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.
Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2020)
Fonte: https://pt.climate-data.org/
Após a análise e interpretação do gráfico ao lado, assinale a alternativa que apresenta, apenas informações CORRETAS.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FPS PE/2020)
No território brasileiro são encontrados diversos compartimentos e feições de relevo. Essa variedade geomorfológica decorre da conjugação de diversos fatores, tais como as condições climáticas pretéritas, atuais, tipos diferentes de litomassa e ações tectônicas verificadas num passado remoto. Esses compartimentos e feições influenciam os climas, as atividades agrícolas e até a localização de cidades e distritos. Examine a fotografia a seguir e assinale a que domínio morfoclimático brasileiro pertence essa paisagem.
(Fonte: http://www.google.com.br )
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UESB BA/2020)
Texto I
Ocorre principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0°C). Nesse momento, as partículas são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar. Em alguns casos são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação, as consequências podem ser desastrosas. (OCORRE, 2020).Texto II
A ocorrência é mais frequente nas regiões equatoriais e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada. (A OCORRÊNCIA, 2020).FRANCISCO, Wagner de Cerqueria. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/htm>.
Acesso em: 03 de jan. 2020. (Adaptado).O tipo de precipitação descrita nos Textos I e II é a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC GO/2019)
O Brasil é considerado um país com dimensões continentais devido à grande extensão territorial nos sentidos latitudinal e longitudinal. Isso resulta em um território com grande diversidade geológica, variadas condições climáticas, bem como distintos tipos de relevo e, por consequência, diversificada cobertura vegetal. Sobre as características vegetais predominantes no território brasileiro, avalie as assertivas a seguir:
I. A Amazônia é formada por uma floresta equatorial, cujos domínios se estendem, além de pelo Brasil, pela Bolívia, Colômbia, Guiana, Venezuela, Guiana Francesa, pelo Equador, Peru e Suriname.
II. A Caatinga é um bioma totalmente brasileiro e pode ser caracterizada por seu elevado porte arbóreo, bem como elevado volume de biomassa ao longo do ano.
III. O Pantanal caracteriza-se por seu aspecto alagadiço, resultante do clima tropical subúmido, associado aos terrenos planos e de baixas altitudes.
IV. A Mata Atlântica é uma formação vegetal exclusivamente litorânea, tendo em vista a sua forte dependência das elevadas altitudes predominantes, principalmente na Serra do Mar.Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRGS RS/2019)
Leia o texto abaixo.
O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/ noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 09 out. 2018.
Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.
I. Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.
II. As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.
III. As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.Quais estão corretas?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS RS/2019)
Leia o texto abaixo que apresenta as condições climáticas ideais para o cultivo do mirtilo.
O mirtilo necessita de acúmulo de frio hibernal, para as espécies do tipo highbush que varia de 650 a 850 horas de temperatura inferior a 7,2 oC e até 250 horas para o tipo Southern highbush. Para um bom teor de açúcar na fruta, o mirtilo requer até 50 mm de água, semanalmente, durante o período de desenvolvimento das frutas. O tipo rabbiteye , entretanto, apesar das raízes superficiais, é capaz de sobreviver a períodos de seca, devido a características adaptativas, como resistência estomatal, e ao consequente uso eficiente de água. O crescimento e a produção do mirtilo são consideradas diretamente proporcionais ao teor de matéria orgânica do solo.
Adaptado de: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32395/1/documento-96.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2018.
Observe o mapa dos tipos climáticos do Brasil.
A partir da leitura do texto e da observação do mapa, assinale a alternativa que apresenta o lugar com as condições mais próximas do ideal para o cultivo do mirtilo do tipo highbush.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unicamp SP/2019)
O termo smog se forma pela junção das palavras smoke (fumo) e fog (neblina). Ele designa o resultado da mistura de um processo natural (a neblina) com os fumos produzidos pela atividade industrial e queima de combustíveis fósseis, originando um tipo de nevoeiro que pode ser altamente tóxico. Esse fenômeno afeta principalmente as metrópoles, como São Paulo, detentora de 30% da frota de automóveis no Brasil. Um fato interessante ocorreu em 2018, com a greve dos caminhoneiros: a poluição caiu pela metade, segundo a Cetesb. Com a falta de combustíveis, houve menor circulação de carros na capital; além disso, a greve teve impacto na produção industrial, pela falta de insumos e de pessoal. Especialistas esperam que essa situação atípica na cidade leve à criação de políticas públicas voltadas à diminuição da poluição atmosférica.
(Fonte: Estação Meteorológica São Paulo (Mirante de Santana) – A701 – INMET, 2018.)
Considerando que houve redução de smog na cidade de São Paulo durante a greve dos caminhoneiros e levando em conta as condições climáticas descritas no gráfico, infere-se que ocorreu maior redução do:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(USF SP/2018)
Os telhados verdes estão chamando a atenção da população, em diversas cidades do planeta. Essa técnica transforma o visual de uma cidade. Instalados em coberturas de residências, escritórios e qualquer outro tipo de construção, os telhados verdes permitem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre as construções. Além da beleza, que agrada à população, a baixa inércia térmica da terra e a água advinda dos vegetais da cobertura geram propriedades que melhoram a qualidade de vida do usuário dos ambientes abarcados pelo telhado verde – e, também, de toda a cidade.
As alternativas a seguir demonstram alguns benefícios dos telhados verdes, excetuando-se, a (o):
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFRS/2018)
Mapa de climas brasileiros
Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/climas-do-brasil-tipos-de-clima-e-mapa.htm Acesso em: 08 de set. 2017.
Leia as afirmativas:
I. A região identificada com o número 2 representa o domínio do clima tropical e a predominância do bioma do Cerrado, que vem sofrendo devastação motivada principalmente pelo avanço agropecuário.
II. A região identificada com o número 3 apresenta área de domínio do clima tropical semiárido e a predominância do bioma Caatinga, área que vem sofrendo devastação devido à intensa mineração de ferro.
III. A região identificada com o número 1 representa o domínio do clima equatorial e a predominância do bioma Amazônia, que apresenta grande pressão de devastação de sua área motivada principalmente pelo avanço da agropecuária, além de projetos de construção de hidrelétricas.
IV. A região identificada com o número 5 representa o domínio do clima subtropical e a predominância dos biomas Mata Atlântica e Pampa; este último bioma restrito ao estado do Rio Grande do Sul ultimamente sofrendo com a ampliação de áreas para a silvicultura.Estão corretas apenas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!