Exercícios sobre os tipos de solos do Brasil

Vamos testar o que você sabe sobre os tipos de solos do Brasil? Faça o nosso simulado e confira o gabarito na hora. São 10 questões, boa sorte!

O Brasil é um dos países de grande destaque internacional em termos de comercialização de produtos agropecuários e diferentes minérios. Todavia, você já se perguntou qual é a composição do solo brasileiro? Revise os tipos de solos do Brasil e teste os seus conhecimentos com o simulado que preparamos!

Primeiramente, vamos entender como os solos são classificados. Eles formam um meio contínuo ao longo do relevo. Além disso, a transição lateral de um tipo a outro ocorre de modo gradual, dificultando a definição dos limites entre os tipos.

Há diversas possibilidades de classificação dos solos, conforme distintos critérios. Os que predominam costumam ser os critérios genéticos, morfológicos ou morfogenéticos. Isso depende do país e seus centros de pesquisa.

Nesse sentido, a classificação mais difundida no mundo é a chamada Soil Taxonomy, formulada nos Estados Unidos. Ela define 12 ordens de solos, subdivididos em subordens, grandes grupos, grupos, famílias e séries.

Classificar é fundamental para desenvolver a cartografia do solo. Isso porque possibilita as similaridades e relações entre solos de diferentes partes do planeta

Considerando o fator latitudinal, percebemos nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil, que embora cada tipo de solo possua propriedades físicas, químicas e morfológicas específicas, o conjunto desses solos apresenta de modo geral um certo número de características em comum.

Dentre elas estão a composição mineralógica simples (quartzo, caulinita, oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio), grande espessura e horizontes com cores predominantemente amarelas ou vermelhas.

Classificação dos tipos de solos do Brasil

Conheça os tipos de solos do Brasil:

  • Neossolo: é um tipo de solo pouco evoluído, com ausência de horizonte B. No neossolo predominam as características herdadas do material original.
  • Vertissolo: solo com desenvolvimento restrito; apresenta expansão e contração pela presença de argilas 2:1 expansivas.
  • Cambissolo: o cambissolo é um tipo de solo pouco desenvolvido, com horizonte B incipiente.
  • Chernossolo: solo com desenvolvimento médio; atuação de processos de bissialitização, podendo ou não apresentar acumulação de carbonato de cálcio.
  • Luvissolo: solo com horizonte B de acumulação (B textural), formado por argila de atividade alta (bissialitização); horizonte superior lixiviado.
  • Alissolo: é um tipo de solo com horizonte B textural, com alto conteúdo de alumínio extraível; solo ácido.
  • Nitossolo: solo bem evoluído (argila caulinítica – oxi-hidróxidos), fortemente estruturado (estrutura em blocos), apresentando superfícies brilhantes (cerosidade).
  • Latossolo: solo bem evoluído, laterizado, rico em argilominerais 1:1 e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio.
  • Espodossolo: solo evidenciando a atuação do processo de podzolização; forte eluviação de compostos aluminosos, com ou sem ferro; presença de humus ácido.
  • Planossolo: solo com forte perda de argila na parte superficial e concentração intensa de argila no horizonte subsuperficial.
  • Plintossolo: solo com expressiva plintinização (segregação e concentração localizada de ferro).
  • Gleissolo: solo hidromórfico (saturado em água), rico em matéria orgânica, apresentando intensa redução dos compostos de ferro.
  • Organossolo: solo essencialmente orgânico; material original constitui o próprio solo.

Formação e degradação dos solos

Quer assistir outras aulas? Acesse o canal do Curso Enem Gratuito no Youtube!

Simulado sobre os tipos de solos do Brasil

Agora que você revisou os tipos de solos do Brasil, bora para o simulado? Responda às 10 questões que preparamos sobre os tipos de solo do Brasil e confira o gabarito na hora para analisar o seu desempenho.

.

Compartilhe: