Gêneros e tipos textuais em Espanhol – Interpretação de textos

Você conhece os diferentes gêneros textuais que podem ser utilizados no espanhol? Não? Então vem com a gente!

Seguindo com nossa “maratona” sobre interpretação textual, o assunto a ser tratado hoje são os gêneros e tipos textuais. É bastante importante conhecê-los, bem como sua estrutura, para realizar uma boa interpretação de texto.

Gêneros textuais

Muito provavelmente você já ouviu estes termos – gênero e tipo textual – e teve dificuldade de diferenciá-los. Gêneros textuais são todos os textos que encontramos no nosso dia a dia: e-mail, mensagens instantâneas, bulas de remédio, bilhete, música, poesia, propaganda, charge, outdoor, cartaz informativo, menu de restaurante, etc.

Esses textos apresentam uma função comunicativa definida e direta, e servem para promover a interação entre os interlocutores de determinado discurso.

É importante considerar seu contexto, função e finalidade, pois o gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Uma receita de bolo, por exemplo, apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).

Vale lembrar que os gêneros textuais são adaptáveis e estão em constante evolução. É possível criar novos gêneros a partir de outros já existentes para atender a novas necessidades de comunicação.

gêneros textuais

Tipos textuais

Os tipos textuais são modelos abrangentes e fixos. Cada texto possui uma linguagem e estrutura. Os gêneros textuais se encaixam nos tipos textuais de acordo com suas características. Os tipos textuais são: narrativo, descritivo, dissertativo expositivo, dissertativo argumentativo, explicativo injuntivo, e explicativo prescritivo.

– Os textos narrativos apresentam ação de personagens no tempo e no espaço;

– Os textos descritivos têm a função de relatar (pessoa, objeto, lugar, acontecimento);

– Os textos expositivos expõem determinada ideia por meio de definição, conceituação e informação;

– Os textos argumentativos expõem um tema ou assunto por meio de argumentação;

– Os textos injuntivos são usados para persuadir o interlocutor;

– Os textos prescritivos são referentes às leis.

gêneros textuais

A prova de espanhol do Enem é composta por 5 questões e cada questão vem acompanhada de um texto. Em geral, são textos curtos, dos mais variados temas e gêneros: poesias, letras de música, texto informativo, contos, trechos de romances (novelas, em espanhol). Então é necessário estar atento aos gêneros textuais, pois a sua identificação vai facilitar a interpretação. Sucesso!

Para terminar sua revisão, veja o vídeo no nosso canal!

https://youtu.be/FOe-PmFxdUg

Sobre o(a) autor(a):

Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto