Confira como estão os seus conhecimentos sobre a independência da América Latina com nosso simulado de História! São 10 questões para você treinar para o Enem e, caso erre, tem aula sobre o assunto!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNITAU SP/2019)
A figura de Toussaint Louverture, o Espártaco Negro, domina os anos revolucionários do final do século XVIII na América, retratados pelo escritor cubano Alejo Carpentier, em seu romance “O Século das Luzes”. Formidável estrategista, que soube jogar habilmente com as rivalidades entre as grandes potências – Espanha, Inglaterra e França –, Louverture consolidou seu poder e desafiou Napoleão. Capturado à traição, morre numa cela glacial nos Alpes do Jura, mas seus tenentes resistem. Os 43 mil soldados franceses, sob ordens de um cunhado de Napoleão, são dizimados pela guerrilha de ex-escravos.
CAROIT, J. M. País marcado por
golpes se rebelou contra escravidão.
Folha de S. Paulo, 01 de março
de 2004. Adaptado.O texto acima faz referência a um célebre episódio do processo de independência das colônias na América, que marcou o imaginário dos senhores de escravos, criando o que a historiadora Celia Maria Marinho de Azevedo denominou de “medo branco”. Trata-se da
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFRGS/2019)
Leia o trecho abaixo.
O propósito de muitos, se não da maioria, dos conflitos políticos da América espanhola, no período posterior à independência, foi simplesmente determinar quem deveria controlar o Estado e seus recursos. Não obstante, surgiram outras importantes questões políticas que variaram de país para país em caráter e importância. Entre 1810 e 1845, a discussão sobre estrutura centralista e federalista do Estado foi fonte de violento conflito no México, na América Central e na região do Prata.
SAFFORD, Frank. Política, ideologia e
sociedade na América espanhola do pós-
independência. In: BETHELL, Leslie. His-
tória da América Latina, vol. III: da Indepen-
dência até 1870. São Paulo: Edusp, 2001. p. 369.O segmento faz menção aos conflitos que se seguiram às independências na América Espanhola.
Assinale a alternativa que indica algumas das consequências desses confrontos.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFPR/2018)
Leia o texto a seguir:
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o mundo novo uma só nação com um só vínculo, que ligue suas partes entre si e com o todo. Já que tem uma mesma origem, uma mesma língua, mesmos costumes e uma religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de formar-se […].
(Fonte: <http://www.iela.ufsc.br/noticia/sim%
C3%B3n-bol%C3%ADvar-e-carta-da-jama-
ica>. Acesso em: 06 agosto 2017.)Considerando o extrato da “Carta de Jamaica”, de Simón Bolívar, e com base nos conhecimentos sobre as independências na América espanhola, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNICAMP SP/2018)
O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, “Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: ‘Serviremos a ti caso nos liberte da França'”.
(Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano
atribui terremoto a ‘pacto com o Diabo’ e provoca protestos;
país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010.
Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto
-haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.)A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC SP/2018)
O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
“Em agosto de 1791, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravos se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa. Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 1803, resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje”.
L. R. James. Os jacobinos negros:
Toussaint L’Ouverture e a revolução
e São Domingos. São Paulo: Bom-
tempo, 2000, p.15Acerca da independência do Haiti e de seus reflexos em outras regiões da América, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2018)
Considere as afirmações abaixo, sobre a história do Haiti no século XIX.
I. A revolução da independência teve início como uma grande rebelião de escravos e logo se transformou em uma luta mais ampla pela abolição da escravatura e contra a dominação colonial francesa.
II. O exército francês, enviado por Napoleão Bonaparte, em 1804, conseguiu restabelecer o domínio colonial da ilha, com o retorno da escravidão e com o encerramento do processo revolucionário local.
III. O Haiti, mesmo sendo uma das repúblicas mais antigas das Américas e tendo auxiliado nas lutas de independência de outros países americanos, foi excluído do primeiro encontro das nações americanas independentes, em 1826.
Quais estão corretas?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
“Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória. Ainda que aspire à perfeição do governo da minha pátria, não posso persuadir-me de que o Novo Mundo seja, no momento, regido por uma grande república.
[…]
É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um só vínculo, que ligue suas partes entre si e com o todo”. BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica”.
BELLOTTO, M. L. e CORREA, A. M.
M. (org.) Simón Bolívar. Política. São
Paulo: Ática, 1983, p. 84 e p. 89.A “ideia grandiosa” citada no documento de Simón Bolívar refere-se a:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEFS BA/2017)
Entre os anos 1810 e 1820, […] o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se para acabar com o domínio da Espanha. A tônica dos discursos era a liberdade.
Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade.
(Maria Lígia Prado. A formação das nações latino-americanas, 1985.)
Entre os “significados diversos” do conceito de liberdade, presentes nas lutas de independência na América Hispânica, é correto afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFRS/2017)
Assinale a alternativa que melhor caracteriza as causas da independência das colônias latino-americanas.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre a independência da América Latina para acertar na hora da prova!