Interpretação de textos em questões de Inglês no Enem

Confira com o professor Guilherme Plucênio, do Curso Enem Gratuito, as dicas especiais para você mandar bem nas questões de Interpretação de textos Inglês, nas provas do Enem.

A prova do Enem reúne características especiais, e que exigem a sua atenção bem focada. No Enem, todos os cinco problemas pedem interpretação de textos em questões de Inglês. Ler cada texto de acordo com a pergunta feita nas alterativas, é o básico.

O comum, em vestibulares, é que “um texto único” seja utilizado em diversas questões. Mas, no Enem, é diferente. Cada questão tem um texto ou imagem, e as perguntas não são de gramática, e sim de interpretação.

Mas, para fazer a leitura e a interpretação correta é preciso que os candidatos tenham o conhecimento das regras do Idioma Inglês, para não tropeçar na interpretação e marcar numa alternativa errada.

Publicidade

Interpretação de textos em questões de Inglês

Veja as dicas do professor Guilherme Plucênio:

1 – Sempre comece a leitura pelo Enunciado, e não pelo texto. Ao ler o enunciado você conhece “a pergunta” que será feita.

2 – Evite ler as alternativas “antes do texto”, pois você corre o risco de “acreditar em uma alternativa” mesmo antes da leitura. Isso pode viciar o pensamento da pessoa, que acaba se perdendo na Interpretação de textos em questões de Inglês de modo a tentar “encaixar a resposta”.

3 – A Prova do Enem é feita de maneira inteligente, alerta o professor Guilherme. Por isso, leia o Enunciado, e depois leia o Texto ou analise a imagem ou charge. Só depois é que você vai para a leitura das alternativas.

4 – Cuidado com o risco do “sabichão”, que vai direto para as alternativas antes de ler a questão. Quem faz isso cria “malabarismos mentais” para justificar uma escolha sem ter a base concreta no texto e na leitura e interpretação.

5 – A forma mais segura e mais rápida para responder cada questão é esta sequência básica: A > Enunciado; B > Texto; C > Alternativas.

6 – Você tem três minutos em cada questão. Não vacile.

Veja questão resolvida no resumo:

Confira agora com o professor Guilherme Plucênio, na aula do Curso Enem Gratuito, a resolução de uma questão de interpretação de textos em questões de Inglês. É questão real, que caiu na prova do Enem.

Conferiu no resumo com o professor Guilherme, para ver certinho como resolver a questão de Interpretação de texto em Inglês no Enem?

Domine o Scanning e o Skimming

Acompanhe agora com o professor Guilherme as duas técnicas principais para você ganhar tempo na Interpretação das questões de Inglês no Enem.

O que é o Skimming

O Skimming envolve a leitura rápida para obter a ideia principal de um texto. A leitura de frases temáticas (geralmente a primeira frase de um parágrafo) pode ser uma maneira eficaz de entender a ideia principal do texto. No Skimming é assim: achou uma palavra desconhecida no texto? Ignore e volte a fazer a leitura pelas palavras que você conhece.

O que é o Scanning

Já o Scanning envolve a procura de números, símbolos e palavras longas num texto. Esta é uma maneira útil de localizar respostas nos exames de leitura. Você pode usar a estratégia chamada de Scanning extraindo do texto, palavras ou números a partir da pergunta.

A técnica Scanning é uma leitura mais detalhada e tem o objetivo de fazer o leitor ter mais informações sobre o texto, ou seja, informações específicas. Alguns autores afirmam que a técnica de Scanning pode ser complementar a técnica de Skimming.

Tire suas dúvidas sobre Skimming e Scanning

Compartilhe: