Grécia Antiga e Roma: veja a história e o legado cultural

Confira no resumo com simulado o legado da Grécia Antiga na Filosofia, Arquitetura, Matemática e Astronomia que valem até hoje na Cultura do Ocidente

A Grécia Antiga e Roma estão consagradas nos livros do Ensino Médio e na história da humanidade. Estas duas civilizações nos deixaram um legado que vale até hoje na Filosofia, nas Formas de Governo, nas Artes, do Direito, na Arquitetura, Matematica, Astronomia, na Lógica e na Retórica.

Aula sobre a Grécia Antiga

Confira com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você captar o essencial sobre a o legado da Grécia Antiga para a civilização ocidental.

Gostou do resumo? Ele abordou nesta aula os Períodos Clássico e Helenístico.

Confira a transcrição das partes mais importantes da aula, que assim fica mais fácil para você localizar o que precisa revisar.

00:00 a 00:18 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.

00:19 a 00:59 – O período clássico tem início com a guerra entre o Império Persa e as cidades gregas. Os persas estavam em expansão em direção ao leste do mar Egeu, uma área colonizada pelos gregos. Nesse contexto, Atenas lidera uma aliança militar de cidades gregas, a chamada Liga de Delos. Por meio dessa aliança, as cidades participantes deveriam contribuir com impostos e oferecendo navios para que os gregos se unissem e vencessem a guerra, o que de fato aconteceu.

1:00 a 2:17 – Ao fim, Atenas está completamente destruída. A cidade havia sido invadida e incendiada pelos persas. Quem governa Atenas e reconstrói a cidade é Péricles, que mantém o controle da cidade sobre a Liga de Delos. Ao fim da guerra, não faz mais sentido haver essa liga, mas Atenas permanece cobrando impostos das cidades gregas, por meio dos quais se reconstrói. Nesse período, importantes obras são construídas, marcando esse momento de esplendor cultural.

2:18 a 2:36 – O imperialismo exercido por Atenas na Liga de Delos confrontou-se com os interesses da cidade de Corinto, aliada a Esparta. Sendo assim, Esparta lidera uma aliança militar para fazer frente a esse imperialismo: a Liga do Peloponeso.

2:37 a 3:24 – Ocorre, então, a Guerra do Peloponeso, entre Esparta e Atenas. Nesse conflito, após quatro décadas, Esparta sai vitoriosa e impõe o seu modelo militarista e oligárquico à Atenas e outras cidades gregas, acabando com a democracia ateniense. Entretanto, essas guerras todas acabaram fragilizando muito a Grécia, o que facilitou invasões estrangeiras.

3:25 a 4:35 – A principal dessas invasões foi a do Império Macedônico, sob liderança de Alexandre, o Grande. Esse império domina não só a cultura grega ocidental, como também algumas civilizações orientais. A mistura dessas duas culturas dá origem à cultura helenística, que fez surgir um novo período da história grega com o mesmo nome.

4:36 a 5:27 – Também devemos lembrar do legado grego: a democracia, a filosofia, a história, o teatro, os poemas épicos… Tudo isso influenciou a atual sociedade ocidental, fazendo da civilização grega uma civilização clássica.

Agora, hora de responder ao Simulado sobre a Grécia Antiga e Roma

 

.