Olimpíadas no Enem: como os jogos podem aparecer nas provas

Você sabia que as Olimpíadas podem aparecer de diversas formas e em diferentes áreas nas provas do Enem? Sim, a temática dos jogos já foi aproveitada em edições anteriores e, com a competição que acontece em 2024, é provável que você encontre questões relacionadas no exame.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 já começaram, mas a cerimônia oficial de abertura está marcada para sexta-feira, dia 26 de julho.

Então, que tal testar o que você sabe sobre o tema em questões de diferentes disciplinas? Preparamos um simulado que reúne perguntas de Português, História, Matemática e Física sobre o assunto. O gabarito sai na hora!

Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos tiveram origem na cidade-estado de Olímpia, na Grécia antiga, por volta do século 8 antes de Cristo. Nesse período, eram realizados como uma celebração religiosa.

De acordo com a mitologia grega, Hércules é considerado o fundador. Diz a lenda que o nome “Olimpíadas” é atribuído ao local onde os jogos foram realizados pela primeira vez, em Olímpia, o santuário de Zeus.

Hoje, este é simplesmente o evento esportivo mais importante do planeta!

Na abertura dos jogos, eles costumavam fazer uma cerimônia com sacrifícios animais oferecidos à Zeus e acender a chama olímpica, que é uma tradição até hoje.

Em cada edição, a tocha é criada com características específicas do país sede, e o fogo é aceso 100 dias antes do começo da competição.

Agora, você sabe como é que o fogo da tocha é aceso? Pasme: a partir da luz solar! Um espelho côncavo concentra os raios solares em um só ponto até acender a chama. Olha a aula de Física aí gente!

A tocha sai simbolicamente de Olímpia, percorre algumas cidades gregas, até ir em direção ao país sede.

Este ano, foram 12 dias navegando pelo mar Mediterrâneo até chegar ao porto de Marselha, na França, onde começou o percurso por algumas cidades francesas até chegar ao Museu do Louvre, para esperar a abertura dos jogos, em 26 de julho.

Jogos Olímpicos na atualidade

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna, também conhecidos como Olimpíadas Modernas, foram criados por Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido por Pierre de Coubertin, um historiador e pedagogo francês.

A ideia de Pierre de Coubertin de retomar os Jogos Olímpicos na era moderna era buscar a paz entre as nações, unindo todos em uma celebração esportiva. Acreditando nessa possibilidade, Pierre apelou a vários países que aderissem ao evento e fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.

Em 1896, aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas, como forma de homenagear os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Com a finalidade de estimular a competição saudável entre os povos, diversos países começaram a participar das Olimpíadas, que se tornou um dos principais eventos esportivos do mundo.

Em 1913, Pierre de Courbetin elaborou a bandeira olímpica, simbolizando a união das partes do mundo pelo Olimpismo. Ela é branca e cada um dos anéis possui uma cor diferente. Na parte de cima – da esquerda para a direita – estão os anéis azul, preto e vermelho; na parte de baixo – da esquerda para a direita – estão os anéis amarelo e verde.

Anéis olímpicos e estátua de Pierre de Coubertin próximo ao estádio nacional de Tóquio, em 2019.

Desde então, apenas três edições dos Jogos Olímpicos não foram realizadas. A primeira, em 1916, devido à Primeira Guerra Mundial. A segunda, em 1940 e 1944, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, pela primeira vez na história, em decorrência da pandemia da Covid-19, os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados e ocorreram entre julho e agosto de 2021.

Curiosidades sobre as Olimpíadas

Você agora sabe que os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram no século 8 antes de Cristo, na Grécia, a cada quatro anos, e assim continuaram por 12 séculos.

Mas talvez, ainda não saiba que:

  • No quarto século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio primeiro, incluindo as Olimpíadas. A tradição foi retomada 1500 anos depois, e os primeiros Jogos Olímpicos modernos aconteceram na Grécia, em 1896.
  • Em 1900, foi a primeira vez que mulheres puderam competir nos jogos, mas ainda com muito pouca representatividade em cada modalidade.
  • As Olimpíadas que aconteceram no Rio, em 2016, começaram a escrever algo que entra para a história dos jogos olímpicos: a primeira equipe de refugiados foi formada para competir aqui no Brasil. Eram dois nadadores sírios, dois judocas da República Democrática do Congo, um maratonista da Etiópia e cinco corredores de meia-distância do Sudão do Sul, que foram ovacionados no Estádio do Maracanã durante a abertura do evento.
  • A dupla de brasileiras, Jaqueline Silva e Sandra Pires, foram as primeiras brasileiras mulheres a conquistarem uma medalha olímpica. Elas representaram o Brasil no vôlei de praia em 1996 em Atlanta, e este foi, também, o primeiro ano que a modalidade competiu nas Olimpíadas.
  • Em 20 anos, é a primeira vez que o futebol masculino brasileiro não compete nos Jogos Olímpicos. A última vez foi em 2004. Mesmo não se classificando, o time tem o maior número de medalhas olímpicas, com 9 no total.
  • A capitã do time de vôlei feminino do Brasil, Thaisa, provavelmente está competindo pela última vez em uma Olimpíada. Ela tem 37 anos e busca sua terceira medalha de ouro. As duas primeiras da carreira foram em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012.

Simulado sobre as Olimpíadas

Agora que você já revisou alguns pontos importantes sobre as Olimpíadas, responda às perguntas que preparamos para o simulado: são 10 questões de disciplinas variadas – Português, História, Matemática e Física. O gabarito sai na hora!

.

Sobre o(a) autor(a):

Melina Zanotto é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul e é redatora da Rede Enem.

Compartilhe: