Você sabia que as Olimpíadas podem aparecer de diversas formas e em diferentes áreas nas provas do Enem? Sim, a temática dos jogos já foi aproveitada em edições anteriores e, com a competição que acontece em 2024, é provável que você encontre questões relacionadas no exame.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 já começaram, mas a cerimônia oficial de abertura está marcada para sexta-feira, dia 26 de julho.
Então, que tal testar o que você sabe sobre o tema em questões de diferentes disciplinas? Preparamos um simulado que reúne perguntas de Português, História, Matemática e Física sobre o assunto. O gabarito sai na hora!
Origem dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos tiveram origem na cidade-estado de Olímpia, na Grécia antiga, por volta do século 8 antes de Cristo. Nesse período, eram realizados como uma celebração religiosa.
De acordo com a mitologia grega, Hércules é considerado o fundador. Diz a lenda que o nome “Olimpíadas” é atribuído ao local onde os jogos foram realizados pela primeira vez, em Olímpia, o santuário de Zeus.
Hoje, este é simplesmente o evento esportivo mais importante do planeta!
Na abertura dos jogos, eles costumavam fazer uma cerimônia com sacrifícios animais oferecidos à Zeus e acender a chama olímpica, que é uma tradição até hoje.
Em cada edição, a tocha é criada com características específicas do país sede, e o fogo é aceso 100 dias antes do começo da competição.
Agora, você sabe como é que o fogo da tocha é aceso? Pasme: a partir da luz solar! Um espelho côncavo concentra os raios solares em um só ponto até acender a chama. Olha a aula de Física aí gente!
A tocha sai simbolicamente de Olímpia, percorre algumas cidades gregas, até ir em direção ao país sede.
Este ano, foram 12 dias navegando pelo mar Mediterrâneo até chegar ao porto de Marselha, na França, onde começou o percurso por algumas cidades francesas até chegar ao Museu do Louvre, para esperar a abertura dos jogos, em 26 de julho.
Jogos Olímpicos na atualidade
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna, também conhecidos como Olimpíadas Modernas, foram criados por Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido por Pierre de Coubertin, um historiador e pedagogo francês.
A ideia de Pierre de Coubertin de retomar os Jogos Olímpicos na era moderna era buscar a paz entre as nações, unindo todos em uma celebração esportiva. Acreditando nessa possibilidade, Pierre apelou a vários países que aderissem ao evento e fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.
Em 1896, aconteceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas, como forma de homenagear os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Com a finalidade de estimular a competição saudável entre os povos, diversos países começaram a participar das Olimpíadas, que se tornou um dos principais eventos esportivos do mundo.
Em 1913, Pierre de Courbetin elaborou a bandeira olímpica, simbolizando a união das partes do mundo pelo Olimpismo. Ela é branca e cada um dos anéis possui uma cor diferente. Na parte de cima – da esquerda para a direita – estão os anéis azul, preto e vermelho; na parte de baixo – da esquerda para a direita – estão os anéis amarelo e verde.
Anéis olímpicos e estátua de Pierre de Coubertin próximo ao estádio nacional de Tóquio, em 2019.
Desde então, apenas três edições dos Jogos Olímpicos não foram realizadas. A primeira, em 1916, devido à Primeira Guerra Mundial. A segunda, em 1940 e 1944, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
Além disso, pela primeira vez na história, em decorrência da pandemia da Covid-19, os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados e ocorreram entre julho e agosto de 2021.
Curiosidades sobre as Olimpíadas
Você agora sabe que os primeiros Jogos Olímpicos ocorreram no século 8 antes de Cristo, na Grécia, a cada quatro anos, e assim continuaram por 12 séculos.
Mas talvez, ainda não saiba que:
- No quarto século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio primeiro, incluindo as Olimpíadas. A tradição foi retomada 1500 anos depois, e os primeiros Jogos Olímpicos modernos aconteceram na Grécia, em 1896.
- Em 1900, foi a primeira vez que mulheres puderam competir nos jogos, mas ainda com muito pouca representatividade em cada modalidade.
- As Olimpíadas que aconteceram no Rio, em 2016, começaram a escrever algo que entra para a história dos jogos olímpicos: a primeira equipe de refugiados foi formada para competir aqui no Brasil. Eram dois nadadores sírios, dois judocas da República Democrática do Congo, um maratonista da Etiópia e cinco corredores de meia-distância do Sudão do Sul, que foram ovacionados no Estádio do Maracanã durante a abertura do evento.
- A dupla de brasileiras, Jaqueline Silva e Sandra Pires, foram as primeiras brasileiras mulheres a conquistarem uma medalha olímpica. Elas representaram o Brasil no vôlei de praia em 1996 em Atlanta, e este foi, também, o primeiro ano que a modalidade competiu nas Olimpíadas.
- Em 20 anos, é a primeira vez que o futebol masculino brasileiro não compete nos Jogos Olímpicos. A última vez foi em 2004. Mesmo não se classificando, o time tem o maior número de medalhas olímpicas, com 9 no total.
- A capitã do time de vôlei feminino do Brasil, Thaisa, provavelmente está competindo pela última vez em uma Olimpíada. Ela tem 37 anos e busca sua terceira medalha de ouro. As duas primeiras da carreira foram em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012.
Simulado sobre as Olimpíadas
Agora que você já revisou alguns pontos importantes sobre as Olimpíadas, responda às perguntas que preparamos para o simulado: são 10 questões de disciplinas variadas – Português, História, Matemática e Física. O gabarito sai na hora!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2023)
A neozelandesa Laurel Hubbard fez história nos Jogos Olímpicos. Apesar de ter ficado de fora da disputa por medalhas, a levantadora de peso deixou sua marca na edição de Tóquio por ser a primeira mulher abertamente transgênero a participar de uma competição olímpica. No início da carreira, na década de 1990, a neozelandesa participava de disputas na categoria masculina. Em 2001, aos 23 anos, ela se afastou da atividade. “A pressão de tentar me encaixar em um mundo que talvez não tenha sido feito para pessoas como eu se tornou um fardo muito grande para suportar.” Em 2012, Laurel começou sua transição de gênero por meio de terapias hormonais e, em 2013, declarou abertamente ser uma mulher trans. Para o Comitê Olímpico Internacional, a participação de mulheres trans nos Jogos é permitida caso o nível de testosterona, hormônio que aumenta a massa muscular, esteja abaixo de 10 nanomols por litro por pelo menos 12 meses.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 18 nov. 2021 (adaptado).
No texto, os limites do potencial inclusivo do esporte são dados pela:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2023)
“Ganhei 25 medalhas em mundiais, sete em Jogos Olímpicos, e sou uma sobrevivente de abuso sexual.” Foi assim que Simone Biles se apresentou ao comitê do Senado norte-americano que investiga as supostas falhas do FBI no caso Larry Nassar. Biles e outras três atletas, vítimas dos abusos do ex-médico da equipe de ginástica feminina dos EUA, exigiram que os agentes da investigação sejam processados por falta de ação prévia contra Nassar, agora preso. Biles esclareceu que culpa Larry Nassar e “todo o sistema que o permitiu e o perpetrou”, acusando a Federação de Ginástica e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos de saberem “muito antes” que ela havia sofrido abusos. A melhor ginasta do mundo é um ícone. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, uma lesão psicológica a impediu de competir como previa. No entanto, ela chegou ao topo como uma líder no trabalho de acabar com o preconceito com os problemas de saúde mental. “Não quero que nenhum outro atleta olímpico sofra o horror que eu e outras centenas suportamos e continuamos suportando até hoje”, afirmou.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 31 out. 2021 (adaptado).
O fato relatado na notícia chama a atenção acerca da necessidade de reflexão sobre a relação entre o esporte e:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Unicamp SP/2018)
A foto mostra, da esquerda para a direita, os atletas Peter Norman (australiano), John Carlos e Tommie Smith (norteamericanos), no pódio dos 200 metros rasos das Olimpíadas de 1968, no México.
(Disponível em http://www.gettyimages.co.uk/detail/news-photo/the-americansprinters- tommie-smith-john-carlos-and-peter-news-photo/186173327#theamerican- sprinters-tommie-smithjohn-carlos-and-peter-norman-the-pictureid186173327. Acessado em 01/08/2017.)
Considerando a imagem acima e seus conhecimentos acerca dos Movimentos de Direitos Civis, assinale a alternativa correta:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UERJ/2017)
Os jogos olímpicos mundiais, desde sua criação em finais do século XIX, revelam particularidades tanto nacionais quanto internacionais relacionadas aos locais onde ocorrem. Observe os cartazes de divulgação abaixo.
A partir da análise desses cartazes, pode-se concluir que as olimpíadas de Berlim, em 1936, e de
Tóquio, em 1964, enfatizaram, respectivamente, as seguintes ideias:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFRR/2017)
“De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral”.
CARTLEDGE, Paul (Org.). Grécia Antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.
O Brasil, em 2016, sediou os Jogos Olímpicos. Entretanto, as primeiras Olimpíadas realizaram-se em 776 a.C. com apenas uma modalidade – a corrida de 200 metros, chamada Stadion. Durante sete dias, atletas de todas as cidades gregas, em sua maioria jovens de famílias aristocráticas, reuniam-se para o festival olímpico.
Sobre o surgimento dos Jogos Olímpicos, marque a alternativa CORRETA:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2022)
A classificação de um país no quadro de medalhas olímpicas deve-se primeiro ao número de medalhas de ouro que o país conquistou. Em caso de empate no número de medalhas de ouro, passa a ser considerado o número de medalhas de prata e, por fim, o de medalhas de bronze. O quadro de medalhas a seguir apresenta os países classificados do 9º ao 11º lugar nas Olimpíadas de Londres, realizadas em 2012.
Nessa olimpíada, o Brasil obteve 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze, classificando-se em 22º lugar no quadro geral de medalhas.
Disponível em: http://olimpiadas.uol.com.br. Acesso em: 28 fev. 2013 (adaptado).
Supondo que o número de medalhas dos demais países permaneça inalterado, qual o número mínimo de medalhas que o Brasil deveria ter ganhado a mais nas Olimpíadas de Londres a fim de ficar exatamente na 10ª posição?
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2020)
A Federação Internacional de Atletismo – IAAF divulgou, no início do ano de 2019, os índices olímpicos para as Olimpíadas de Tokyo em 2020.
O índice olímpico para a prova da Maratona Feminina, por exemplo, é de 2h29min30s.Assinale a alternativa que mais se aproxima deste índice olímpico, expresso apenas na unidade de tempo horas:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2017)
Um nadador vai disputar duas provas nas Olimpíadas, primeiro os 100 metros borboleta e depois os 100 metros nado livre. A probabilidade de ele vencer a prova dos 100 metros borboleta é de 70%, ao passo que a de ele vencer ambas é de 60%. Se ele vencer a prova dos 100 metros borboleta, a probabilidade de ele vencer a prova dos 100 metros nado livre é de aproximadamente:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEG GO/2013)
Ganhar mais de 40 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos é fácil. Determine que todas as escolas de seu país descubram os alunos de 3 a 13 anos que mais de destacam nas aulas de Educação Física. Separe-os da família e interne-os em escolas de esportes até a idade adulta. Distribua-os entre os esportes olímpicos em que têm mais chances de medalha olímpica. Esse é, pelo menos o modelo que funcionou para a China nos jogos de Pequim.
ESPECIAL OLIMPÍADAS. Época, Globo, ed. 536, 25 ago. 2008. p. 153.O trecho da reportagem da revista Época enfoca o esforço nacional chinês para obter sucesso nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em termos comparativos, os atuais estudos de História Antiga atestam que na Grécia, berço dos jogos, existia grande competitividade entre as cidades-Estados. Filosoficamente, esse espírito competitivo dos helenos atesta que:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEG GO/2009)
Apenas quatro países conseguiram a marca de 50 medalhas de ouro numa Olimpíada: Inglaterra, Estados Unidos, União Soviética e China. Sabendo que esse feito é um forte indicador do poder político e econômico internacional de um país, é CORRETO afirmar que as:
CorretoParabéns! Você acertou!
IncorretoResposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Melina Zanotto é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul e é redatora da Rede Enem.