Saiba o que é Pop art. Isso mesmo, existe um movimento artístico que tem Pop até no nome! Revise Artes para mandar bem no Enem!
As obras da Pop Art são facilmente reconhecíveis por suas características. Nesta aula, vamos entender quais são essas características e quem são os principais artistas e obras do movimento.
O que é Pop Art
Pop Art é um movimento artístico que retrata de maneira irônica a cultura popular de massa, trazendo iconografias da televisão, do cinema, da publicidade e dos quadrinhos. Em inglês, “Pop Art” significa “Arte Popular”.
O movimento surgiu no Reino Unido nos anos 1950 com artistas do chamado Grupo Independente e alcançou maturidade enquanto estilo artístico nos anos 1960, nos Estados Unidos.
Os principais artistas da Pop Art foram Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Peter Blake.
História do movimento
No contexto das artes visuais, o termo “pop” foi usado numa colagem exibida na galeria Whitechapel em Londres, em 1956.
Quase todas as figuras utilizadas na colagem abaixo foram retiradas de revistas americanas. O autor dela, Richard Hamilton (1922), era membro de um grupo informal que contava com pintores, escultores, arquitetos e acadêmicos britânicos: o Grupo Independente.
O crítico Lawrence Alloway foi à exposição (em 1956) na Whitechapel onde a colagem estava e a denominou de Pop Art, juntamente com algumas outras obras expostas.
Contudo, todo o frenesi do movimento durou pouco tempo. Já no final da década de 60 a força da Pop Art esmoreceu.
Ainda assim, as obras foram tão emblemáticas que são lembradas até os dias atuais. Mais do que isso, essa vertente é um dos primeiros movimentos artísticos da pós-modernidade, bem como foi capaz de levar ao questionamento – ainda hoje pertinente – sobre qual é o lugar do artista e do seu produto na sociedade.
Características da Pop Art
Os primeiros artistas da Pop Art que expuseram junto com Hamilton eram influenciados pela academia, porém interessavam-se pelas imagens e pelas técnicas da cultura de massa e da publicidade.
As obras da Pop Art se caracterizam por serem populares, direcionadas para o grande público e descartáveis. Ou seja, as obras da Pop Art são efêmeras, podem ser esquecidas com facilidade. Além disso, são características da Pop Art a produção em massa, o direcionamento à juventude e o glamour.
Principais artistas da pop art
Houve um crescimento rápido e concomitante da Pop Art nos dois lados do Atlântico, no início da década de 1960. No Reino Unido, a exposição “Jovens contemporâneos” (1961) pôs em evidência artistas como Peter Blake (1932).
Peter Blake
Blake é um dos maiores representantes e pioneiros do estilo Pop Art. Em suas obras, utiliza materiais diversos e, como uma tônica dessa vertente, procura utilizar métodos que otimizem o alcance ao público geral ao invés de somente a elite ter acesso.
Blake e sua esposa, Jann Haworth, idealizaram e realizaram a colagem para a capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, no ano de 1967.
Ainda nessa pegada de assinar as artes de discos, Blake idealizou a capa do White Album, também dos Beatles.
Andy Warhol
Andy Warhol (1928-1987) é um dos artistas mais emblemáticos da Pop Art e possivelmente da história dos Estados Unidos. Em suas obras, Warhol tinha o intuito de eliminar toda valorização artística tradicional.
Para dar à sua produção um ar mais impessoal, Andy Warhol passou a utilizar técnicas como a serigrafia, com o intuito de salientar que elas não tinham valor algum que não fosse o meramente monetário.
Acima, uma das obras mais famosas de Andy Warhol, onde o artista retrata a atriz Marilyn Monroe (ícone de beleza da época). É de Warhol também a capa do disco Sticky Fingers (1971), dos Rolling Stones.
Roy Lichtenstein
Lichtenstein (1923-1997) desenvolveu um estilo próprio em suas pinturas utilizando-se da estética dos quadrinhos, além do uso de cores primárias, contornos definidos, objetos e imagens com ausência de volume.
A trajetória de Lichtenstein percorreu um caminho onde o artista partia de imagens corriqueiras extraídas de cartuns, histórias em quadrinhos e campanhas publicitárias a fim de demonstrar o quanto essas imagens eram produzidas com a intenção de esvaziar o pensamento de quem as contempla.
Dentre suas principais obras, está Crying Girl, de 1964, onde as principais características da expressão do artista estão evidentes.
Videoaula
Para entender melhor esse movimento artístico e suas características, assista à videoaula a seguir, do canal Vivieuvi. Depois, resolva os exercícios e teste seus conhecimentos!
Exercícios sobre Pop Art
Para terminar, resolva os exercícios sobre Pop Art a seguir e verifique se você entendeu tudo sobre o movimento, suas características, obras e artistas.
1- (CESGRANRIO) A Pop Art surge nos Estados Unidos, na década de 1960, e alcança repercussão internacional. Sua proposta era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o cotidiano das pessoas.
Na imagem acima, o artista reproduz, em sequência, o rosto
da atriz hollywoodiana Marilyn Monroe para expressar
a) a beleza da famosa atriz de cinema
b) a importância dos meios de comunicação
c) a importância da mídia para o consumo
d) o ingresso da mulher no mercado de trabalho
e) sua crítica ao cotidiano das grandes cidades norte-americanas
2-
A imagem acima, obra de Andy Warhol, pertence a uma série que faz referência a outros
ícones do século XX. Sobre o artista e a obra é correto afirmar que:
a) Che Guevara, Pelé e Marilyn Monroe são referências em suas áreas de atuação e
foram retratados por Warhol porque o artista queria que os jovens os imitassem.
b) O artista denunciava as ações do regime cubano, por meio da imagem de Che
Guevara, ao mesmo tempo em que criticava o predomínio cultural americano, ao fazer
trabalho semelhante com Marilyn Monroe.
c) A Pop Art, na qual se insere Andy Warhol, é um movimento de valorização da cultura
midiática, daí sua predileção por representantes de esquerda e de minorias, como
mulheres e negros.
d) A proliferação de imagens produzidas pela publicidade, cinema, TV e jornais estimulou
uma pintura que trouxe para a tela, com a Pop Art, referências conhecidas.
3- Considere a obra abaixo:
A obra denominada “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?”, de 1956, com autoria de Richard Hamilton foi concebida como pôster e ilustração para o catálogo da exposição This Is Tomorrow [Este É o Amanhã] do Independent Group de Londres. O quadro carrega temas e técnicas dominantes de uma nova expressão artística que despontava nos EUA.
O nome do Movimento artístico a que a obra pertence e a técnica utilizada pelo artista para sua composição são, respectivamente:
a) Op Art, fotografia.
b) Pop Art, colagem.
c) Pop Art, fotografia.
d) Web Art, photoshop.
e) Merchandising, colagem.
GABARITO:
1-C, 2-D, 3-B