O pronome complemento é gerador de muitas dúvidas e dificuldades. Mas não se preocupe: ao ler este post você ficará por dentro deste assunto e vai arrasar na prova do Enem!
Os pronomes complemento direto e indireto são aqueles que exercem a função sintática de objeto direto, objeto indireto e pronome reflexivo. Sua função é complementar verbos, substantivos ou adjetivos.

Frequentemente existe a necessidade de usar os dois complementos (direto e indireto) na mesma frase, e isso causa confusão para os falantes do português, já que em nossa língua isso não ocorre.
Além disso, o pronome pode aparecer no início da oração, diferenciando-se mais uma vez da língua portuguesa. O pronome só não aparece no início quando o verbo está no imperativo afirmativo, no gerúndio ou no infinitivo, em tais situações sua posição é após e junto do verbo, sem separação por hífen, como ocorre no exemplo acima com o verbo no infinitivo hacerlo.
Os pronomes complemento são os seguintes:
1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto)
Para yo – ME
Para tú – TE
Para él/ella/usted – LO / LA
Para nosotros(as) – NOS
Para vosotros(as) – OS
Para ellos/ellas/ustedes – LOS / LAS
A maneira correta de utilizar o complemento direto é perguntando ao verbo “o que?” ou “quem?”. Observe o exemplo:
El jefe dará un adianto del sueldo para nosotros el viernes. (¿qué?)
El jefe lo dará para nosotros el viernes.
(O chefe nos dará um adiantamento do salário sexta-feira)
IMPORTANTE: diferentemente do português, os objetos diretos de pessoa ou coisa/animal personificado aparecem precedidos da preposição A. Ao referir-se a coisas não personificadas, não use a preposição. Exemplos:
– Visitaré a mi familia
– ¿Has encontrado a tus amigos?
– Llama un taxi, por favor.
2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto)
Para yo – ME
Para tú – TE
Para él/ella/usted – LE
Para nosotros(as) – NOS
Para vosotros(as) – OS
Para ellos/ellas/ustedes – LES
Quando se deseja usar o complemento indireto deve-se perguntar ao verbo “a quê?”, “a quem?”, “com quem?”, “com quê?”, de quem?” ou “de quê?”. A resposta será o objeto indireto. Veja abaixo:
El jefe dará un adianto del sueldo para nosotros el viernes. (¿a quién?)
El jefe nos dará un adianto de sueldo el viernes.

Ordem da colocação pronominal
- Nas situações em que seja necessário utilizar os complementos direto e indireto, quando houver o choque entre os pronomes LE e LA/LO, o LE/LES deve ser substituído por SE. Exemplo:
Les di el chocolate a José y a María.
OD OI
Se lo di.
OI OD
- Em se tratando de verbos no gerúndio, infinitivo ou imperativo afirmativo os pronomes complemento aparecem logo após o verbo na ordem VERBO+OI+OD, sem separação. Observe:
Gerúndio > Estoy duchándome. (Estou banhando-me / Estou tomando banho.)
Imperativo > ¡Hagánselo! (Façam-no!)
Infinitivo > No quiso decirme qué pasaba. (Não quis dizer-me o que acontecia)
- Quando aparece na frase um verbo auxiliar o pronome complemento deve aparecer antes do verbo, ou depois e junto. Nunca entre os dois verbos. Exemplo:
Mi madre va a comprármelo ou Mi madre me lo va a comprar.
Para finalizar, segue lista de verbos mais comuns que exigem complemento direto e indireto: avisar, comunicar, contar, dar, deber, decir, dejar, enseñar, entregar, enviar, faltar, hacer, imponer, informar, llevar, mandar, manifestar, ofrecer, pagar, pedir, preguntar, presentar, prestar, quitar, relatar, repartir, traer.
No vídeo a seguir do canal do YouTube do Professor Diógenes de Souza além de informações a respeito dos pronomes complemento, você também tem a chance de revisar alguns detalhes sobre as formações verbais.
1 – (UECE/2017) La respuesta correcta para la pregunta – ¿Habéis hecho ya los deberes? es:
a) – No, los hemos hecho todavía.
b) – No, no los hemos hecho todavía.
c) – No, no hemos hecho ya.
d) – No, los hemos hecho ya.
2 – (UNCISAL/2017) No período: “Quisiera pensar que a nadie quiere más Natasha que a mí, que nadie la divierte como yo, que a nadie le tiene tanta pena y compasión, que con nadie se implica como conmigo.”, as partículas destacadas correspondem, respectivamente, a:
a) Natasha e eu.
b) Natasha e ela.
c) Natasha e pena.
d) Natasha e ninguém.
e) Natasha e compaixão.
3 – (UECE/2016) En “Le pedí a Antonio quinientos euros”, el pronombre “Le” y el sustantivo “Antonio” son respectivamente:
a) objeto indirecto y objeto indirecto.
b) objeto indirecto y sujeto.
c) objeto directo y objeto directo.
d) objeto directo y sujeto.
GABARITO:
1) B
2) D
3) A