Theodor Adorno – Questões de Filosofia

Teste seus conhecimentos sobre Theodor Adorno e a escola de Frankfurt com 10 questões de Filosofia do Enem e de vestibulares!

A expressão indústria cultural foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles foram dois importantes pensadores de um instituto de pesquisa alemão conhecido como Escola de Frankfurt.

Theodor Adorno e a Escola de Frankfurt

Adorno e Horkheimer fugiram da Alemanha durante a ascensão do nazismo e foram para os EUA, onde havia um capitalismo bastante avançado. Lá, os filósofos desenvolveram uma análise voltada aos meios de comunicação.

Eles observaram como a cultura e os meios de comunicação começaram a produzir um tipo específico de conteúdo – de massas -, que extrapola o sentido da arte e que se relaciona à ideologia dominante. Com isso, os bens culturais se tornam mercadorias e a cultura se massifica, sendo altamente distribuída. Esse processo é chamado de massificação da cultura que, por sua vez, gera homogeneização das pessoas, do conteúdo, da reflexão.

Publicidade

O conteúdo disseminado por esses meios de comunicação visam produzir no espectador a aceitação da cultura dominante, ao invés de gerar pensamento crítico. O capitalismo, através da massificação dos bens culturais, faz com que o trabalhador, em seu momento de lazer, sofra um processo de alienação. O lazer torna-se, desse modo, prolongamento do trabalho.

Resumo sobre a Escola de Frankfurt

Questões sobre Theodor Adorno

.

Compartilhe: