Realismo e Naturalismo – Simulado de Literatura

Veja o que você já sabe para o Enem nos temas do Realismo e do Naturalismo.

Estes conteúdos caem nas questões de Literatura Brasileira, com destaque para Machado de Assis no Realismo, e destaque para Aloísio de Azevedo no naturalismo.

Machado de Assis, além de escrever romances clássicos retratando com fina ironia como era vida no Brasil no período final do Império e a transição para a República, fundou a Academia Brasileira de Letras.

Entre os clássicos de Machado de Assis estão livros Memórias póstumas de Brás Cubas (1891); Dom Casmurro (1899), Quincas Berro D’água (1891), entre outros.

Os personagens de Machado que entraram de cheio para a história da Literatura Brasileira foram Capitu, a esposa aparentemente dissimulada do ciumento Bentinho, retratado em Dom Casmurro em sua eterna dúvida sobre a fidelidade da companheira e sobre a paternidade do filho Ezequiel.

O marido Bentinho enxergava semelhanças na fisionomia e no comportamento do filho com o amigo Escobar, que frequentara a casa. Esta trama de Machado de Assis eternizou a obra e os personagens.

O movimento literário do Naturalismo ocorreu praticamente ao mesmo tempo em que se desenrolava o Realismo no Brasil. Os temas do cotidiano entraram nas obras, principalmente com uma vertente crítica ao conservadorismo e ao preconceito racial.

Aloísio de Azevedo destacou-se na Literatura Naturalista com as obras O Mulato (1881), e Cortiço (1890).

Antes de responder ao Simulado, veja aqui uma revisão completa sobre o Realismo e o Naturalismo na Literatura Brasileira.

.