Como montar uma rotina de estudos produtiva para o Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino (Enem) são muito aguardadas pelos estudantes. Isso porque o Exame é, atualmente, a maior porta de entrada para as universidades em todo o país.

Conquistar uma vaga no Ensino Superior, portanto, requer garantir uma boa pontuação no Enem. Mas como conseguir estabelecer uma rotina de estudos produtiva o suficiente para alcançar a nota desejada?

Em primeiro lugar é importante criar uma rotina realista. Ou seja, que você estabeleça metas que realmente sejam possíveis de serem cumpridas no tempo estipulado para o estudo durante o seu dia ou semana.

Além disso, aliar lazer, descanso, atividade física e alimentação saudável, com certeza dará um gás nos seus estudos. Confira as dicas da Jade Phiippe, diretora de conteúdo do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, para você montar uma rotina de estudos.

Publicidade

Agora vem a cereja do bolo: para se dar bem no Enem, é necessário (assim como em outros processos seletivos), conhecer como funciona o esquema das provas. Nesse sentido, é importante saber que tipos de conteúdos são cobrados e como podem aparecer no Exame.

Treinar o tempo de resolução de cada questão, baseado no total de horas destinados para a realização da prova, também é uma boa sacada. Afinal, de nada adianta saber todo o conteúdo, mas chegar na hora de entregar e estar com a metade do teste em branco, não é mesmo? Então, aprimorar a questão do tempo é fundamental.

Fora isso, em geral as perguntas do Enem tem algumas características marcantes: são interdisciplinares; possuem enunciados longos; requerem uma boa interpretação de texto e não trazem as fórmulas para as questões de exatas.

Dicas para planejar a rotina de estudos

Planejamento e organização são dois itens essenciais para ter sucesso nos estudos, especialmente em fase de preparação para uma prova tão importante e cansativa quanto o Enem.

A coordenadora pedagógica do Curso Enem Gratuito, Juliana Evelyn dos Santos, destaca algumas dicas importantes:

“Criar uma rotina de revisões permite que o estudante estabeleça metas e consiga organizar suas tarefas. Além disso, montar um cronograma do que vai ser estudado ao longo de uma semana, possibilita encontrar horários para estudar conteúdos além dos trabalhados em sala, como explorar algum assunto que está sendo muito discutido nas mídias naquele período.

Outro ponto positivo de se ter um planejamento de estudos bem definido é habituar seu corpo a um tempo prolongado de concentração neste tipo de tarefa. Lembre-se que o Enem é uma verdadeira prova de resistência! Você vai ficar muitas horas resolvendo as 90 questões de cada dia de prova!

Para aqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio, é essencial que se estabeleçam horários para as tarefas da escola (como trabalhos e estudos para provas) e outros para as revisões. O ideal é que o estudante inicie sua rotina estudando toda a matéria vista no período de aulas e em seguida faça resumos e exercícios para facilitar a aprendizagem.

Depois de finalizar as tarefas escolares, as revisões podem ser organizadas seguindo métodos de estudo como a Curva de esquecimento, em que o estudante programa revisões de conteúdos vistos em dias anteriores”.

O Curso Enem Gratuito preparou para você, estudante, um Infográfico com dicas especiais e infalíveis. Nele você terá um Guia Prático sobre o que o Enem cobra do candidato em termos de conteúdo, além de dicas para você estabelecer uma rotina de estudos produtiva.

O que é o Enem?

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Em 2020, o Enem tem uma grande novidade: a aplicação de provas digitais. Nesse primeiro ano de aplicação, 50 mil alunos terão a chance de realizar a prova pelo computador. A intenção é que até 2026 todas as provas sejam feitas de maneira online para diminuir os custos de impressão das provas.

Sobre o(a) autor(a):

Este post foi escrito por Martha Ramos. Jornalista, ela fez o curso de graduação na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

Compartilhe: