Aceleração Gravitacional: resumo com simulado de Física

Veja como Isaac Newton descobriu a Força da Gravidade, criou a teoria e as fórmulas da Aceleração Gravitacional. É conteúdo clássico. Vem!

Issac Newton entrou para a História da Humanidade e das ciências ao teorizar a respeito da força da gravidade. Diz a lenda que ele estava sentado embaixo de um pé de maçã quando uma das frutas caiu sobre a cabeça dele. E, então, Newton colocou-se a pensar “por quê as coisas caem?”. Aceleração Gravitacional - Isaac Newton e a queda da maçã. imagem site frutíferas

Newton avançou nesta investigação até estabelecer que a Terra pode exercer força de atração sobre um corpo posicionado a uma altura relativamente próxima da superfície terrestre, movimentando-o graças à atração gravitacional. A energia associada a esse corpo é chamada energia potencial gravitacional.

Entenda o que a Força da Gravidade

Veja com a professora Lia, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-show sobre a Energia Potencial Gravitacional. É básico para você compreender o que a Aceleração Gravitacional.

Publicidade

Muito bom este resumo da professora Lia. Diz aí se não “vale a pena ver de novo”? Com estes fundamentos você consegue compreender o que é a Aceleração Gravitacional. Confira a transcrição da aula da Lia, para você ver o que precisa rever no vídeo:

Assim como o Trabalho realizado por um corpo, a energia potencial gravitacional também é medida em Joules (o mesmo que Newton.metro).

A Energia Potencial Gravitacional

A energia potencial de um corpo mede energia armazenada, que eventualmente pode ser convertida em outro tipo de energia. Se o corpo for abandonado de certa altura, a energia potencial gravitacional será convertida em energia cinética, uma vez que a queda é um movimento.

É importante ter em mente que diferentes tipos de energia podem se converter em outros tipos; A energia potencial depende da adoção de uma posição de referência. Por exemplo, se um prato estiver em uma prateleira de um armário, podemos adotar como nível de referência a altura dessa prateleira em relação ao solo.

Lembre-se que no solo a energia potencial gravitacional é nula; O cálculo da energia potencial não é tão importante quanto sua variação, pois é essa variação que leva à transformação desse tipo de energia em outra; A energia potencial pode admitir valores negativos.

No exemplo do vídeo, se o corpo estivesse no fundo de um poço e adotando o nível do solo como referência, o trabalho da força peso seria negativo assim como a energia potencial associada e ele. Onde poderíamos aplicar a energia potencial? A tirolesa é um exemplo de como essa energia é transformada.

Na tirolesa as pessoas sobem a determinada altura e se jogam presas a um cabo esticado entre dois pontos com alturas distintas. Assim a energia potencial gravitacional das pessoas que se jogam é convertida em energia cinética.

À medida que se deslocam nessa linha, a energia potencial diminui, pois elas estão ficando mais próximas do solo. Já a energia cinética aumenta, pois a velocidade também aumenta.

Aceleração Gravitacional na Queda Livre

Olha só agora com a professora Lia o que acontece com um corpo que cai. É incrível o jogo de Forças que atuam sobre ele. Confere aí!

Ela vai te explicar que estão em queda livre os corpos abandonados do repouso próximo a superfície de nosso planeta, deslocando-se verticalmente para baixo sob ação exclusiva da gravidade, desprezando totalmente a força de resistência do ar.

Em situações reais, todo objeto que se move na atmosfera, tem seu movimento influenciado pelo ar em sua volta. Veja com a professora Lia:

Como a queda livre é um movimento uniformemente variado, todas as funções que aprendemos até aqui são válidas. Mas, tenha especial atenção para a troca de alguns valores destas funções!

Dica da Lia: Por exemplo, a velocidade inicial será zero, pois o corpo é abandonado do repouso e, no lugar da aceleração, colocaremos 9,8m/s2, pois agora será aceleração gravitacional.

De resto, todas as funções e fórmulas são iguais! Veja no vídeo que a professora Lia te explica tudo sobre queda livre. Além disso, você também vai aprender o que é lançamento vertical, desde o conceito à aplicação das fórmulas.

Simulado de Aceleração Gravitacional

.

.

E aí, mandou bem? Acertou todas? Olha, pra dar uma real aqui: se você não acertou pelo menos sete questões é importante estudar um pouco mais. Confere aqui uma aula extra sobre Aceleração Gravitacional.

Compartilhe: