A Hidrosfera e o Ciclo das Águas: resumo com simulado

Veja como 70% da superfície do nosso Planeta está coberta de água. Veja tudo no resumo com simulado sobre a Hidrosfera para compreender a origem e a importância da água.

Você conhece a música do cantor Ricardo Arantes, que tem no refrão “Terra, planeta água”? Então, olhando a superfície do Planeta ele tem mesmo razão, porque 70% da superfície está mesmo coberta de água. Mas, na massa total do planeta a porção de água é minoritária. Veja o Ciclo das Águas do nosso “Planeta Água” no Simulado sobre Hidrosfera.

Resumo sobre a Hidrosfera

Já pensou viver sem água? Tenso, né? Então vem estudar os recursos hídricos do Brasil (e do mundo) com o professor Raphael Carrieri! A hidrografia é o conjunto de recursos hídricos de um território, as bacias hidrográficas, os rios, lagos, lagoas, arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens e afins!

Bora revisar esse conteúdo super importante para o Enem. O professor Carrieri é do canal Curso Enem Gratuito 😉

A Terra é composta por quatro sistemas que compõe suas “esferas”, sendo elas: hidrosfera, litosfera, biosfera e atmosfera. A dinâmica da hidrosfera está totalmente ligada ao ciclo da água, sempre presente nos conteúdos dos mais diversos livros didáticos e também no Enem e nos vestibulares.

Ciclo da água

O ciclo da água, ou ciclo hidrológico, é basicamente a forma de movimentação e funcionamento da hidrosfera. E, como o próprio nome já nos diz, não possui um início ou um fim, justamente por ser um ciclo.

Na imagem abaixo temos um esquema de exemplificação das fases do ciclo hidrológico da Terra.ciclo hidrologicoFigura 2: Ilustração das fases do ciclo hidrológico.Fonte: https://www.mundoecologia.com.br

Para melhorar o entendimento da ilustração anterior, vamos para o entendimento das etapas do ciclo hidrológico.

A água concentrada nos corpos d’água (rios, oceanos, lagos, córregos e demais fontes hídricas), ou proveniente da transpiração dos seres vivos, evapora com o aquecimento da superfície terrestre, provocado pelos raios solares.

Com a evaporação, temos a transformação da água que antes se encontrava na forma líquida em vapor d’água. Este vapor chega à atmosfera formando as nuvens, que ao saturarem ou encontrarem uma frente fria, se desfazem, pois a água volta para sua forma líquida, precipitando novamente para a superfície terrestre.

Com a ocorrência da precipitação, temos o reabastecimento dos corpos d’água e a infiltração no solo, que também ocasiona o abastecimento dos aquíferos e lençóis freáticos. Em regiões onde o solo não é tão permeável, ou onde o solo já está saturado, temos o escoamento da água pela superfície do solo (escoamento superficial), que geralmente auxilia no abastecimento dos corpos d’água já existentes.

Simulado sobre Hidrosfera – Teste agora seu nível

.

.

=

Você acertou quantas questões “de primeira” no Simulado sobre Hidrosfera? Se você não fez pelo menos 70% de acertos, é hora de estudar mais um pouco. Veja aula completa aqui com o Ciclo das Águas em nosso planeta antes de tentar de novo o Simulado sobre Hidrosfera.