Simulador das Notas de Corte: SISU e PROUNI. Todos os cursos

Veja no Simulador quantos pontos você precisa fazer para Medicina, Direito, Psicologia, Odonto, Pedagogia, Administração, e todos os cursos nas vagas do Sisu e bolsas do Prouni.

Agora você pode calcular antes quantos pontos precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio para garantir a sua vaga na Universidade. Veja no Simulador das notas de Corte do Sisu, no Simulador do Prouni, e no Guia das Notas de Corte os pontos para todos os cursos e universidades.

Como funciona o Simulador das Notas de Corte?

É bem simples. Basta você escolher se pretende ver a nota de corte do Sisu ou a nota de corte do Prouni. Aí você escolhe o Simulador preferido. Depois, coloca a média das suas notas do Enem, ou aplica um valor estimado, que você espera tirar. Seleciona a faculdade ou o curso, e pronto.

No sistema do Simulador das Notas de Corte do Sisu estão todos os resultados mais recentes disponibilizados pelo Ministério da Educação. Da mesma forma, no Simulador das Notas de Corte do Prouni, estão depositados ali os resultados mais recentes publicados pelo MEC.

As notas de corte do Prouni são bem mais baixas. Veja e compare:

SISU x PROUNI – Notas de Corte Médias*
  Curso SISU  PROUNI
ACCota EPACCota EP
Administração642609536529
Direito738690562576
Enfermagem704664563568
Fisioterapia709668562562
Letras600527563550
Medicina813760690727
Nutrição700646569561
Odontologia752709601611
Pedagogia591579520513
Psicologia730684580583
Veterinária713668591587
AC = Ampla Concorrência. Cota EP = Cotas de Escola Pública, sem limite de renda.
* Resultados a partir do SISU e do PROUNI 2023. Assim que o MEC liberar a planilha com os dados de 2024 vamos atualizar a tabela pra você.

Como funciona o Guia das Notas de Corte?

O Guia das Notas de Corte mostra o ranking dos cursos e com as respectivas notas de corte médias, tanto na Ampla Concorrência quanto na disputa de Cotas.

Na resposta do Simulador você verifica as universidades e os cursos mais fáceis para você passar. e, no Guia das Notas de Corte, você encontra as faixas de pontos para cada curso. Assim você calcula suas chances. Bora lá. Escolha o simulador e acesse agora:

1 – Simulador das notas de corte do SISU

2 – Guia das Notas de Corte do SISU

3 – Simulador das notas de corte do PROUNI

4 – Guia das notas de corte do PROUNI

Mas, é preciso ficar de olho. As regras do SISU mudaram em 2024. Veja agora como isso mudou a questão das Notas de Corte:

As novas regras do SISU

1 – Disputa de vagas em turno único – É isso mesmo, acabou o 2º turno do Sisu, que acontecia sempre em junho ou julho. Mas, as vagas do Sisu do 2º semestre não sumiram. Elas serão ofertadas no mesmo pacote do início do ano, em janeiro de 2024.

  • Quem passar para as vagas do 1º semestre, já começa logo em fevereiro.
  • Quem passar para as vagas do 2º semestre, começa depois das férias de julho.

2 – Cotistas disputam também as vagas na Ampla Concorrência – A nova regra do Sisu vem da Lei de Cotas que foi atualizada. Ela determina que a disputa “comece” pelas vagas da Ampla Concorrência, com os cotistas disputando em pé de igualdade as notas de corte com os demais candidatos da Ampla Concorrência.

3 – Desta forma, quem for cotista, e “passar” nas vagas e notas de corte da Ampla Concorrência, já fica aprovado. Os demais cotistas que não conseguirem passar ali, aí sim vão disputar só entre eles a outra metade das vagas, destinada para os egressos da escola pública.

– Agora a Lei de Cotas contempla vagas também para quilombolas;

5 – A quantidade de vagas das cotas será calculada de acordo com a proporção apurada pelo Censo Populacional do IBGE para a população de pretos, pardos, indígenas e quilombolas, e de pessoas PNE em cada Unidade da Federação;

6 – A reserva de 50% de vagas pela Lei de Cotas, e os critérios Étnico-raciais e de PNE valem também para as escolas federais de Ensino Técnico;

7– Alunos cotistas em condição de vulnerabilidade econômico-social terão prioridade em programas de auxílio estudantil oficiais;

8 – As instituições de ensino devem criar politicas de ação afirmativa para os cotistas possam ter acesso futuro aos cursos de Mestrado e Doutorado.

– Na hipótese de vagas remanescentes, elas serão destinadas primeiramente a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas ou a pessoas com deficiência e, posteriormente, completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

10 – Nas Instituições Federais de Ensino Técnico, a distribuição de vagas para cotistas deverá observar todos os turnos de oferta.

Compartilhe: