As inscrições para o Sisu 2025 vão de 17 a 21 de janeiro. Saiba quem pode participar e como conquistar sua vaga usando a nota do Enem.
As inscrições para o Sisu 2025 começam no dia 17 de janeiro e estarão disponíveis exclusivamente online, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até as 23h59 do dia 21 de janeiro.
Segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo terá apenas uma etapa e vai permitir que cada candidato escolha até duas opções de vagas.
O resultado da chamada regular será publicado no dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Acompanhe a leitura para saber mais detalhes!
Quem pode participar do Sisu 2025?
Estão aptos ao Sisu 2025 todos os estudantes que concluíram o ensino médio, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e obtiveram nota maior que zero na redação.
Aqueles aprovados, seja na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão efetuar a matrícula na instituição de ensino dentro do período estipulado no edital.
As instituições participantes preencherão as vagas seguindo a classificação dos candidatos com base nas notas do Enem. Não é possível escolher entre ingresso no primeiro ou segundo semestre.
Saiba mais – Guia do Sisu: tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo
Cronograma do Sisu 2025
Confira as datas do processo seletivo do Sisu 2025:
- 17 de janeiro: início das inscrições;
- 21 de janeiro: término das inscrições;
- 26 de janeiro: divulgação do resultado;
- 27 de janeiro: início do período de matrícula;
- 27 a 31 de janeiro: manifestação de interesse na lista de espera;
- 31 de fevereiro: término do período de matrícula.
Para outras informações, leia o Edital completo.
Como se inscrever no Sisu 2025?
O processo de inscrição é simples e pode ser feito seguindo estas etapas:
- Acesse o portal oficial do Sisu.
- Faça login com sua conta GOV.BR utilizando seu CPF.
- Confirme seus dados de contato para receber informações relacionadas ao processo seletivo.
- Na aba “Minha inscrição”, escolha até duas opções de curso e acompanhe sua inscrição ao longo do processo.
- No campo “Pesquisar vagas”, procure pelo nome da cidade, instituição ou curso de interesse.
- Ao encontrar o curso desejado, confira os detalhes das vagas e selecione a modalidade de concorrência que se aplica a você.
- Leia as instruções sobre comprovação de ações afirmativas, caso se inscreva em uma vaga reservada, e finalize clicando em “Confirmar minha inscrição”.
- Repita o procedimento se quiser trocar de curso ou registrar a segunda opção.
- Na aba “Classificação parcial”, acompanhe sua posição e as notas de corte durante o período de inscrição.
Lembre-se: é possível alterar as opções de inscrição quantas vezes desejar até o término do prazo. O sistema considerará apenas a última atualização feita.
Leia também: Quanto preciso tirar no Enem? Veja as maiores e menores notas do Sisu 2024
Sistema de cotas
Conforme o MEC, a classificação inicial será realizada na modalidade de ampla concorrência, assim como ocorreu na edição passada do processo seletivo.
Em seguida, ocorre a reserva de vagas destinada aos beneficiários da Lei de Cotas, que visa garantir o acesso ao ensino superior a quem realmente necessita de políticas compensatórias.
A política de cotas atende estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas, respeitando a proporção indicada pelo Censo 2022, do IBGE.
Lista de espera
As instituições participantes poderão usar a lista de espera ao longo do ano para ocupar vagas remanescentes da chamada regular.
Quem não for selecionado inicialmente pode manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
Para isso, basta entrar no site do Sisu, acessar o boletim e escolher uma das opções de curso. A inscrição na lista é finalizada após a confirmação do sistema. Após a escolha da opção de curso para a lista de espera, não é possível trocar.
Diferente do resultado comum, na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.
O que é o Sisu e quando foi criado?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que aproveita as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas, tanto federais quanto estaduais.
A classificação dos candidatos é realizada com base no desempenho obtido no Enem, considerando o curso escolhido e a modalidade de concorrência, respeitando o número de vagas disponíveis.
O programa foi lançado pelo Governo Federal em 2010, com o objetivo de unificar os processos seletivos das instituições públicas de ensino superior. Essa centralização buscava reduzir custos relacionados à realização de vestibulares individuais e facilitar o acesso às vagas em todo o Brasil, promovendo maior mobilidade geográfica.
Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) em 2016, posteriormente revisada em 2023, o SiSU também ampliou as oportunidades para estudantes que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.
Como funciona o Sisu?
Em 2025, assim como na edição anterior, o Sisu ocorrerá em uma única edição anual, diferente de anos anteriores que contavam com duas edições.
Durante o período de inscrições, as instituições disponibilizam suas vagas e podem definir critérios específicos, como pesos diferenciados para determinadas áreas do Enem, dependendo do curso.
Os candidatos têm liberdade para alterar suas opções de curso e instituição quantas vezes quiserem até o encerramento do prazo de inscrição. Contudo, apenas a última escolha registrada será considerada.
Existe nota mínima para se inscrever no Sisu?
A principal exigência para participar do Sisu é que o candidato não tenha zerado a redação do Enem. Em geral, não há nota mínima para as demais provas.
No entanto, algumas universidades estabelecem critérios adicionais, como notas mínimas para determinadas áreas do conhecimento em cursos específicos. É importante verificar os requisitos da instituição desejada para se preparar com antecedência.
Simulador do Sisu
Aproveite o Simulador do Sisu do Curso Enem Gratuito para planejar a sua estratégia para as inscrições, a partir da sua nota real ou prevista no Enem:
- Acesse o Simulador do Sisu;
- Faça seu cadastro;
- Insira a nota que você tirou ou espera tirar no Enem;
- Selecione suas preferências (estado, instituição de ensino e curso);
- Clique no botão “Simular Agora”.
O sistema vai verificar suas chances com base nas notas de corte do Sisu para a Ampla Concorrência.