Saiba quais foram os temas de redação apresentados aos candidatos nos vestibulares tradicionais de 2025 e como poderiam ser trabalhados.
Assim como acontece no Enem, os temas de redação propostos nos vestibulares tradicionais também têm abordado questões complexas e atuais, que refletem os principais desafios da sociedade. Você já deu uma olhada no que caiu nas provas deste ano?
Para o artigo de hoje, reunimos as temáticas dos principais processos seletivos com ingresso em 2025, para te ajudar a entender as tendências e se preparar para os próximos anos. Vamos começar?
Como são as provas de redação nos vestibulares tradicionais?
As provas de redação nos vestibulares tradicionais podem ser do tipo dissertativo-argumentativo ou dissertativo-expositivo. A estrutura contempla introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Introdução: apresentação do tema e da tese a ser defendida.
- Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentem a tese, com o uso de exemplos e dados concretos.
- Conclusão: retomada da tese e apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.
As bancas exigem a capacidade de escrever um texto coeso e coerente ao tema apresentado. Mas, não é só isso, a avaliação mede ainda outras habilidades dos candidatos, como:
- Domínio da língua portuguesa: a gramática, a ortografia e a pontuação são fundamentais para uma boa redação.
- Compreensão de texto: entendimento do tema para a construção da argumentação.
- Capacidade de análise e síntese: análise e sintetização das informações de forma clara e objetiva.
- Criatividade e originalidade: capacidade de apresentar ideias novas, originais e de construir argumentos próprios.
- Coerência e coesão: o texto deve ser coeso e coerente, ou seja, as ideias devem estar organizadas de forma lógica e as frases devem estar conectadas entre si por meio de conectivos.
Leia também: Redação Enem: todos os temas das edições anteriores
Temas de redação dos vestibulares 2025
Agora que você já tem uma noção sobre como é a prova, confira quais foram os temas de redação escolhidos para os vestibulares em 2025.
UERJ
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o tema da redação foi:
O governo de uma nação pode exercer controle sobre o corpo feminino com base em princípios religiosos?
Dentre as possíveis abordagens que poderiam ser trabalhadas, estão:
- Interseccionalidade: como raça, classe social e orientação sexual se cruzam com o gênero, intensificando o controle sobre o corpo feminino.
- Saúde reprodutiva: Discuta o acesso à contracepção, ao aborto legal e seguro, e como as restrições a esses serviços afetam a vida das mulheres.
Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentou dois temas:
Tema 1: Jogos eletrônicos de azar entre crianças: comunicado à comunidade escolar sobre os riscos desses jogos e soluções.
Possíveis abordagens:
- Publicidade: papel da publicidade na indução ao jogo e a necessidade de regulamentação nesse setor.
- Políticas públicas: políticas públicas para proteger crianças e adolescentes da exposição a jogos de azar, como a classificação indicativa e a restrição de propagandas.
Tema 2: Desigualdade de gênero na política: Projeto de Lei para combater o problema.
Possíveis abordagens:
- Representação política: importância da representação política feminina para a construção de políticas públicas mais justas e equitativas.
- Machismo e assédio: desafios enfrentados pelas mulheres na política, como o assédio sexual e a discriminação.
UESB
Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) o tema foi:
A regulação das redes sociais versus a necessidade de acesso à informação como forma de fortalecimento da democracia.
Que poderia ser trabalhado a partir de:
- Liberdade de expressão x discurso de ódio: delicado equilíbrio entre a liberdade de expressão e a necessidade de combater o discurso de ódio e a desinformação.
- Responsabilidade das plataformas: papel das plataformas digitais na moderação de conteúdo e na proteção dos usuários.
UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) trouxe a temática:
Justiça social: uma condição de trajetória humana ou uma ‘viagem em vão’.
Que poderia ser trabalhado das seguintes formas:
- Desigualdade social: raízes históricas da desigualdade social e os impactos na vida das pessoas.
- Políticas públicas: importância de políticas públicas que promovam a justiça social, como a distribuição de renda, o acesso à educação e à saúde.
UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cobrou um texto sobre:
Memória da enchente de no RS
Para escrever, os candidatos poderiam analisar:
- Impactos ambientais: causas da enchente e consequências para o meio ambiente.
- Resiliência: importância da construção de comunidades resilientes e preparadas para enfrentar eventos extremos.
UnB
Na Universidade de Brasília (UnB), caiu:
Inteligência Artificial e Pensamento Crítico
A temática poderia ser abordada a partir desses e outros vieses:
- Educação: necessidade de adaptar o sistema educacional para formar cidadãos críticos e capazes de lidar com as novas tecnologias.
- Mercado de trabalho: impactos da IA no mercado de trabalho e a importância da qualificação profissional.
Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) abordou:
Por que a geração Z está cada vez mais interessada em trabalhos manuais à moda antiga?
A redação poderia ser escrita considerando:
- Valorização do artesanal: produção em massa e homogeneização dos produtos industrializados versus a busca por algo único e personalizado.
- O consumo consciente: preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma marca registrada da geração Z.
A influência do acaso na construção das trajetórias de vida.
Já esse tema poderia ser trabalhado a partir de ideias como:
- Livre-arbítrio: relação entre o acaso e o livre-arbítrio na construção de nossas vidas.
- Resiliência: importância da resiliência para lidar com os imprevistos e construir um futuro mais promissor.
UFMS
Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o tema foi:
Ações individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente?
A temática poderia ser abordada a partir de:
- Consumo consciente: impacto do consumo individual no meio ambiente e como podemos adotar hábitos mais sustentáveis.
- Mobilização social: importância da mobilização social para pressionar os governos a adotarem políticas mais ambiciosas.
UEG
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) trouxe o tema:
UEG: O narcisismo na contemporaneidade: insegurança individual ou estabilidade emocional?
Que poderia ser trabalhado nas seguintes linhas:
- Redes sociais: papel das redes sociais na construção da identidade e na promoção do narcisismo.
- Saúde mental: impactos do narcisismo na saúde mental e nas relações interpessoais.
UVA
A redação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) teve como tema:
Persistência do trabalho escravo no Brasil.
Os estudantes poderiam escrever sobre:
- Causas estruturais: raízes históricas e sociais do trabalho escravo no Brasil.
- Combate ao trabalho escravo: ações que podem ser tomadas para combater o trabalho escravo, como a fiscalização, a denúncia e a responsabilização dos empregadores.
E então, na comparação com o Enem, que apresentou a temática “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“, você achou as propostas dos vestibulares mais fáceis ou mais difíceis? Qual seria a sua abordagem desses temas?
É interessante analisar e pensar a respeito desses assuntos como forma de preparação para os próximos exames que você vai fazer, seja no Enem ou vestibular e até mesmo na escola.
Também é importante destacar que as abordagens indicadas são apenas possibilidades. Dentro de um mesmo tema, existe um espaço infinito para exercitar a sua criatividade, trabalhar o seu repertório e entregar originalidade.