Confira os temas de redação dos vestibulares tradicionais em 2025

Confira os temas de redação dos vestibulares tradicionais em 2025 

Saiba quais foram os temas de redação apresentados aos candidatos nos vestibulares tradicionais de 2025 e como poderiam ser trabalhados.


Assim como acontece no Enem, os temas de redação propostos nos vestibulares tradicionais também têm abordado questões complexas e atuais, que refletem os principais desafios da sociedade. Você já deu uma olhada no que caiu nas provas deste ano? 

Para o artigo de hoje, reunimos as temáticas dos principais processos seletivos com ingresso em 2025, para te ajudar a entender as tendências e se preparar para os próximos anos. Vamos começar? 

Como são as provas de redação nos vestibulares tradicionais?

As provas de redação nos vestibulares tradicionais podem ser do tipo dissertativo-argumentativo ou dissertativo-expositivo. A estrutura contempla introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: apresentação do tema e da tese a ser defendida.
  • Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentem a tese, com o uso de exemplos e dados concretos.
  • Conclusão: retomada da tese e apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

As bancas exigem a capacidade de escrever um texto coeso e coerente ao tema apresentado. Mas, não é só isso, a avaliação mede ainda outras habilidades dos candidatos, como: 

  • Domínio da língua portuguesa: a gramática, a ortografia e a pontuação são fundamentais para uma boa redação. 
  • Compreensão de texto: entendimento do tema para a construção da argumentação. 
  • Capacidade de análise e síntese: análise e sintetização das informações de forma clara e objetiva.
  • Criatividade e originalidade: capacidade de apresentar ideias novas, originais e de construir argumentos próprios.
  • Coerência e coesão: o texto deve ser coeso e coerente, ou seja, as ideias devem estar organizadas de forma lógica e as frases devem estar conectadas entre si por meio de conectivos.

Leia também: Redação Enem: todos os temas das edições anteriores

Temas de redação dos vestibulares 2025

Agora que você já tem uma noção sobre como é a prova, confira quais foram os temas de redação escolhidos para os vestibulares em 2025. 

UERJ

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o tema da redação foi: 

O governo de uma nação pode exercer controle sobre o corpo feminino com base em princípios religiosos? 

Dentre as possíveis abordagens que poderiam ser trabalhadas, estão:

  • Interseccionalidade: como raça, classe social e orientação sexual se cruzam com o gênero, intensificando o controle sobre o corpo feminino.
  • Saúde reprodutiva: Discuta o acesso à contracepção, ao aborto legal e seguro, e como as restrições a esses serviços afetam a vida das mulheres.

Unicamp 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentou dois temas: 

Tema 1: Jogos eletrônicos de azar entre crianças: comunicado à comunidade escolar sobre os riscos desses jogos e soluções. 

Possíveis abordagens:

  • Publicidade: papel da publicidade na indução ao jogo e a necessidade de regulamentação nesse setor.
  • Políticas públicas: políticas públicas para proteger crianças e adolescentes da exposição a jogos de azar, como a classificação indicativa e a restrição de propagandas.

Tema 2: Desigualdade de gênero na política: Projeto de Lei para combater o problema. 

Possíveis abordagens:

  • Representação política: importância da representação política feminina para a construção de políticas públicas mais justas e equitativas.
  • Machismo e assédio: desafios enfrentados pelas mulheres na política, como o assédio sexual e a discriminação.

UESB

Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) o tema foi: 

A regulação das redes sociais versus a necessidade de acesso à informação como forma de fortalecimento da democracia.

Que poderia ser trabalhado a partir de: 

  • Liberdade de expressão x discurso de ódio: delicado equilíbrio entre a liberdade de expressão e a necessidade de combater o discurso de ódio e a desinformação.
  • Responsabilidade das plataformas: papel das plataformas digitais na moderação de conteúdo e na proteção dos usuários.

UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) trouxe a temática: 

Justiça social: uma condição de trajetória humana ou uma ‘viagem em vão’. 

Que poderia ser trabalhado das seguintes formas: 

  • Desigualdade social: raízes históricas da desigualdade social e os impactos na vida das pessoas.
  • Políticas públicas: importância de políticas públicas que promovam a justiça social, como a distribuição de renda, o acesso à educação e à saúde.

UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cobrou um texto sobre: 

Memória da enchente de no RS

Para escrever, os candidatos poderiam analisar: 

  • Impactos ambientais: causas da enchente e consequências para o meio ambiente.
  • Resiliência: importância da construção de comunidades resilientes e preparadas para enfrentar eventos extremos.

UnB

Na Universidade de Brasília (UnB), caiu: 

Inteligência Artificial e Pensamento Crítico

A temática poderia ser abordada a partir desses e outros vieses: 

  • Educação: necessidade de adaptar o sistema educacional para formar cidadãos críticos e capazes de lidar com as novas tecnologias.
  • Mercado de trabalho: impactos da IA no mercado de trabalho e a importância da qualificação profissional.

Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) abordou: 

Por que a geração Z está cada vez mais interessada em trabalhos manuais à moda antiga? 

A redação poderia ser escrita considerando: 

  • Valorização do artesanal: produção em massa e homogeneização dos produtos industrializados versus a busca por algo único e personalizado.
  • O consumo consciente: preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é uma marca registrada da geração Z. 

A influência do acaso na construção das trajetórias de vida.

Já esse tema poderia ser trabalhado a partir de ideias como: 

  • Livre-arbítrio: relação entre o acaso e o livre-arbítrio na construção de nossas vidas.
  • Resiliência: importância da resiliência para lidar com os imprevistos e construir um futuro mais promissor.

UFMS

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o tema foi: 

Ações individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente?

A temática poderia ser abordada a partir de: 

  • Consumo consciente: impacto do consumo individual no meio ambiente e como podemos adotar hábitos mais sustentáveis.
  • Mobilização social: importância da mobilização social para pressionar os governos a adotarem políticas mais ambiciosas.

UEG 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) trouxe o tema: 

UEG: O narcisismo na contemporaneidade: insegurança individual ou estabilidade emocional? 

Que poderia ser trabalhado nas seguintes linhas: 

  • Redes sociais: papel das redes sociais na construção da identidade e na promoção do narcisismo.
  • Saúde mental: impactos do narcisismo na saúde mental e nas relações interpessoais.

UVA

A redação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) teve como tema: 

Persistência do trabalho escravo no Brasil. 

Os estudantes poderiam escrever sobre: 

  • Causas estruturais: raízes históricas e sociais do trabalho escravo no Brasil.
  • Combate ao trabalho escravo: ações que podem ser tomadas para combater o trabalho escravo, como a fiscalização, a denúncia e a responsabilização dos empregadores.

E então, na comparação com o Enem, que apresentou a temática “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“, você achou as propostas dos vestibulares mais fáceis ou mais difíceis? Qual seria a sua abordagem desses temas? 

É interessante analisar e pensar a respeito desses assuntos como forma de preparação para os próximos exames que você vai fazer, seja no Enem ou vestibular e até mesmo na escola. 

Também é importante destacar que as abordagens indicadas são apenas possibilidades. Dentro de um mesmo tema, existe um espaço infinito para exercitar a sua criatividade, trabalhar o seu repertório e entregar originalidade. 

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