Os verbos regulares do espanhol são classificados de acordo com as terminações de seu infinitivo. Desta maneira, existem os verbos terminados em AR, os verbos terminados em ER e aqueles terminados em IR. Esses grupos, chamados de verbos da 1ª, 2ª e 3ª conjugações, também são utilizados para estabelecer as regras de conjugação dos verbos regulares.
Para entender uma língua e ter domínio de um conteúdo para interpretar um texto (o principal tipo de questão de espanhol no Enem), é necessário conhecer até as coisas mais simples (ou que aparentam ser mais simples) a respeito dela. Por este motivo, aqui você vai encontrar um texto bastante minucioso sobre os verbos regulares do espanhol! Além de ver exemplos, aprenda a fazer a conjugação no presente do indicativo.
Verbos regulares do Espanhol
Para começar, vamos relembrar o que é um verbo. Verbo é uma palavra que designa ação ou estado de uma pessoa ou coisa. O modo indicativo expressa uma ação considerada como real ou provável. O tempo presente expressa o tempo que a ação acontece.
O presente do indicativo em espanhol é utilizado para situar uma ação no momento da fala ou em um futuro muito próximo, para descrever uma rotina ou ações que se repetem ou para referir-se a situações estáveis ou permanentes.
Além de seu uso mais comum, o presente do indicativo pode ser usado em um relato para que ele tenha mais ‘vida’. Por exemplo: “Colón llega a América el 12 de octubre de 1492”.
Classificação dos verbos no espanhol
Os verbos no espanhol são classificados em três grupos, de acordo com as terminações de seu infinitivo:
Verbos da 1ª conjugação: Infinitivo terminado em -AR
Verbos da 2ª conjugação: Infinitivo terminado em -ER
Verbos da 3ª conjugação: Infinitivo terminado em -IR
Como conjugar verbos regulares do espanhol
Para conjugar um verbo regular no presente do indicativo, basta manter o radical e substituir as terminações do infinitivo acima citadas, pelas terminações referentes a cada pessoa. Observe os exemplos de conjugações a seguir:
1ª conjugação
Vamos abordar os verbos regulares da primeira conjugação a partir do verbo HABLAR:
Yo > HABLo
Tú > HABLas
Él / Ella / Usted > HABLa
Nosotros (as) > HABLamos
Vosotros (as) > HABLáis
Ellos / Ellas / Ustedes > HABLan
Comportam-se da mesma forma: bailar (dançar), ganar (ganhar), buscar (procurar), limpiar (limpar), plantar (plantar), cocinar (cozinhar), estudiar (estudar), comprar (comprar), trabajar (trabalhar), etc;
2ª conjugação
Vamos abordar os verbos regulares da segunda conjugação a partir do verbo BEBER:
Yo > BEBo
Tú > BEBes
Él / Ella / Usted > BEBe
Nosotros (as) > BEBemos
Vosotros (as) > BEBéis
Ellos / Ellas / Ustedes > BEBen
Também se comportam assim os vebos: aprender (aprender), comer (comer), vender (vender), prometer (prometer), temer (temer), vender (vender), depender (depender), creer (crer), etc;
3ª conjugação
Vamos abordar os verbos regulares da terceira conjugação a partir do verbo VIVIR:
Yo > VIVo
Tú > VIVes
Él / Ella / Usted > VIVe
Nosotros (as) > VIVimos
Vosotros (as) > VIVís
Ellos / Ellas / Ustedes > VIVen
Da mesma maneira, temos: abrir (abrir), partir (partir), permitir (permitir), escribir (escrever), insistir (insistir), recibir (receber), etc.
Fique atento(a)!
Essa maneira de conjugar, igual para todos os verbos, se aplica apenas aos verbos regulares. No caso dos verbos irregulares, cada um tem sua particularidade. Mas, isso é assunto para outro aula!
Resumo sobre a conjugação dos verbos regulares
Usos do presente do indicativo no espanhol
O presente do indicativo tem várias aplicações no espanhol. Este tempo verbal serve para expressar:
- HÁBITOS DO PRESENTE
Neste caso, o verbo aparece acompanhado de advérbios que indicam frequência (todos los días, los domingos, etc). Por exemplo: “Todos los días camino hacia el trabajo” (Todos os dias caminho até o trabalho).
- CONDIÇÃO PRESENTE
Exemplo: Sé hablar español. (Sei falar espanhol);
- AÇÃO QUE SE DESENVOLVE NESTE MOMENTO
Aqui, equivale à forma ESTAR + GERÚNDIO. Por exemplo, a construção “Ahora cocino” equivale a dizer “Ahora estoy cocinando” (Agora estou cozinhando).
- FUTURO MUITO PRÓXIMO
Normalmente, vem acompanhado de advérbios e locuções adverbiais de futuro (después, la semana que viene etc). Além disso, indica segurança ou confiança na realização futura da ação. Exemplo: Mañana tenemos que cantar en la iglesia” (Amanhã temos que cantar na igreja).
- ORDENS OU INSTRUÇÕES
Exemplo: “Ahora te preparas para dormir” (Agora se prepare para dormir).
- VERDADES GERAIS OU UNIVERSAIS
Exemplo: “El cuadrado tiene cuatro lados” (O quadrado tem quatro lados).
- PRESENTE HISTÓRICO
Utiliza locuções adverbiais de tempo (En la primavera, aquel año, etc). É um recurso utilizado para aproximar o presente a um acontecimento do passado. Por exemplo: “En 1969 el hombre llega a la luna” (Em 1969 o homem chega à lua).
Exercícios
Vamos praticar o que aprendemos sobre a conjugação dos verbos regulares do espanhol? Agora, resolva os exercícios abaixo e verifique se você de fato entendeu o conteúdo desta aula.
1. (UFAL/2009) En la frase: “Eres mujer puedes” la persona y el tiempo del verbo son:
a) Yo – pretérito del indicativo
b) Tú – presente del indicativo
c) Vosotras – presente del indicativo
d) Ella – presente del subjuntivo
e) Ellas – presente del indicativo
2. (UFSM) Señala la alternativa en que la forma verbal entre paréntesis está en el mismo modo y tiempo que el verbo subrayado en la respectiva frase:
a) El engreído de Amazon no requiere mantenerse conectado (necesitaría)
b) Para que su amplia pantalla muestre (expondrá)
c) Se pueden leer las palabras como si estuvieran impresas (fueron)
d) Ya ofrecen sus ediciones en el Kindle DX (proporcionarán)
e) La compra se hace online (envía)
GABARITO
1. B
2. E