A habilidade de distinguir entre fato e opinião impulsiona o sucesso nas avaliações acadêmicas ao mesmo tempo em que nutre uma compreensão mais profunda sobre o mundo que nos cerca. Vamos aprofundar nosso entendimento com essa trilha do Explica do Zero: Recomposição de Aprendizagem.
Nesta primeira trilha de Português da série Explica do Zero: Recomposição de Aprendizagem, vamos explorar um tema fundamental para o Enem e que também interfere na nossa compreensão de mundo: a distinção entre fato e opinião.
Dominar essa diferença é uma habilidade essencial para analisar textos de forma crítica, separando informações objetivas de juízos subjetivos. Compreender o que é apresentado como um fato e o que é expressado como uma opinião nos textos é o alicerce sobre o qual construímos interpretações mais precisas e corretas.
Resumo sobre fato e opinião
Nesta primeira aula da trilha, a professora Mercedes Prado Bonorino explica as diferenças que existem entre o que é fato e o que é opinião.
Primeiramente, é comum a confusão, já que, ao ler um texto, muitas vezes, um fato vem seguido de opinião e aí vem a dúvida sobre como diferenciar os dois. Calma, pois aqui você vai entender direitinho a diferença entre os dois.
Definições e exemplos de fato e opinião
Conseguiu perceber a diferença? Agora, vamos reter esse conteúdo com as definições e exemplos de fato e opinião.
Fato
FATO é um acontecimento que pode ser comprovado por meio de uma fonte confiável, documentos, fotos, estatísticas, vídeos ou, até mesmo, pela alguma autoridade. Veja os exemplos a seguir:
Houve um aumento de cirurgias plásticas para perda de peso no Brasil no último ano.
Esse é um exemplo de fato, pois é uma informação comprovada por dados numéricos.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou.
Neste caso, o respaldo do órgão traz o valor de fato comprovável. Assim, mesmo que não ocorra a presença de números, nem fotos, percebemos ser FATO porque essa informação pode ser comprovada por números pelo instituto IBGE. Assim, o IBGE é a fonte confiável que atesta ser um fato a informação acima.
Opinião
A OPINIÃO, por sua vez, é uma interpretação dos fatos, ou seja, uma visão particular. A opinião pode ser discutida, contestada e avaliada por quem lê ou escuta. Confira os exemplos abaixo:
As pessoas se preocupam demais com a aparência física e um dos motivos é a pressão das mídias e da sociedade na busca de uma aparência perfeita. Essa obsessão é muito ruim, principalmente para os jovens.
Nesse caso, você pode concordar ou discordar de quem escreveu sobre o assunto, certo? Note que o que foi escrito não se respalda em dados, mas apenas na opinião particular de quem escreveu.
Claro que essa opinião pode ter sido gerada a partir de um fato. A partir de um dado da realidade (FATO), elabora-se uma OPINIÃO. Assim, em um mesmo texto, pode existir tanto um FATO quanto uma OPINIÃO.
É nessa situação que a preocupação com a diferenciação entre fato e opinião se torna mais perigosa.
Resumo sobre frases informativas e opinativas
Neste vídeo, a professora Mercedes vai te mostrar exemplos práticos de frases informativas e opinativas para que você entenda como as duas formas aparecem e, mais, como fato e opinião podem aparecer juntos em uma mesma sentença. Assista:
Fato e opinião no mesmo texto?
Viu como pode ter fato e opinião juntos no mesmo texto? Daí a importância de saber distinguir um do outro para não ter erro ou confusão na hora de responder às questões da prova. Para te ajudar, vamos ver juntos mais alguns exemplos:
As pessoas estão fazendo mais cirurgia plástica no Brasil porque querem se manter jovens por causa da pressão das mídias e de um padrão de beleza. Isso não é bom para a autoestima.
Você vai ver que aqui acontece uma tentativa de explicar o dado numérico (fato) sobre o aumento de cirurgias plásticas. Assim, a partir do fato (aumento de cirurgias plásticas no Brasil) elaborou-se uma opinião, que envolve a tentativa de entender os motivos desse aumento e, depois, há ainda uma avaliação para saber se isso é bom ou ruim.
Nesse caso, você pode concordar ou discordar de quem escreveu sobre o assunto, mas não pode concordar ou discordar que houve um aumento das cirurgias.
Podemos concluir, então, que fato é a parte de um texto da qual você não pode discordar, enquanto opinião é a parte do texto sobre a qual você pode ter um juízo de valor (concordar ou não).
Reveja as palavras sublinhadas do nosso exemplo:
As pessoas se preocupam demais com a aparência física e um dos motivos é a pressão das mídias e da sociedade na busca de uma aparência perfeita. Essa obsessão é muito ruim, principalmente para os jovens.
As pessoas estão fazendo mais cirurgia plástica no Brasil porque querem se manter jovens por causa da pressão das mídias e de um padrão de beleza. Isso não é bom para a autoestima.
Percebe que há palavras e expressões que ajudam você a visualizar a opinião dentro do texto?
Existem certas classes gramaticais – adjetivos e advérbios – além de alguns tipos de substantivos que já carregam uma ideia avaliativa ou de opinião. Localizá-las no texto ajuda a perceber a opinião.
Conheça uma lista de exemplos dessas palavras:
PALAVRAS QUE EXPRIMEM VALOR OU OPINIÃO | |
SUBSTANTIVOS | ADJETIVOS |
ruína | difícil/fácil |
problema | simples/complexo |
atraso | bom/mau |
derrota | falso/verdadeiro |
intransigência | novo/velho |
Resumo sobre textos informativos e opinativos
Você já assistiu ao vídeo anterior, no qual a professora Mercedes traz frases em que é possível verificar a existência de fato e opinião juntos! E, agora, para finalizar essa trilha de Português da série Explica do Zero, ela vai te mostrar como isso pode aparecer nos textos!
Textos informativos e opinativos: exemplos
Percebeu como agora ficou mais fácil diferenciar fato de opinião? Abaixo, você tem explicadinho os dois textos que vimos neste último vídeo com anotações das palavras que caracterizam um fato e uma opinião:
Texto informativo – FATO
- Números;
- Expressões que indicam lugar e tempo (advérbios);
- Definições técnicas.
Texto opinativo – OPINIÃO
- Palavras e expressões que indicam intensidade (maior, menor, muito, pouco);
- Adjetivos e substantivos opinativos (negativa, sem sucesso, inimigo).
Percebeu como é possível analisar um texto e separar fato e opinião? Agora você está preparado para interpretar textos e não se confundir!