Veja o que sabe sobre as civilizações pré-colombianas com o Simulado de História do Curso Enem Gratuito. São apenas 10 questões para você estudar! Ao final, você confere a tua pontuação e garante dicas para estudar!
Aprenda mais sobre os povos da América e civilizações pré-colombianas com uma aula em vídeo do professor Carrieri sobre o assunto. Depois, teste seus conhecimentos no simulado!
Muito bem! Agora você está pronto para tirar de letra os exercícios da prova! Boa sorte.
Civilizações pré-colombianas – Simulado de História
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FURG RS/2002)
Leia o cântico quéchua abaixo:
“Apu Inca Atahualpaman
(…)
Já ficou gelado o grande coração
de Atahualpa.
O pranto dos homens das Quatro Regiões
afogando-o.
As nuvens do céu já estão
ficando negras;
a mãe Lua, angustiada, com o rosto enfermo,
torna-se pequena.
E tudo e todos se escondem, desaparecem,
padecendo.
(…)
Sob estranho império, acumulados os martírios,
e destruídos;
perplexos, extraviados, negada a memória,
sozinhos;
morta a sombra que protege,
choramos;
sem ter a quem ou aonde nos voltar,
estamos delirando.
Suportará teu coração,
Inca,
nossa errante vida
dispersada,
pelo perigo sem conta
cercada, em mãos alheias,
pisoteada?”
Reproduzido em FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e Astecas. São Paulo: Ática, 1991, p. 58-61.
Este cântico reproduz as angústias da civilização inca diante da morte de seu imperador. Este fato está associado:
I. à conquista espanhola dos incas, empreendida por Francisco Pizarro, a qual culminou com a morte de Atahualpa em 29 de agosto de 1533;
II. à penetração européia, que, pelo uso da força e violência, desorganizava culturalmente as comunidades aldeãs do altiplano andino;
III. à importância do Inca, o Filho do Sol, como catalisador da coesão social e como centro carnal do Universo no imaginário coletivo dos Andes Centrais.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV/2001)
O “ayllu” como núcleo fundamental da civilização Incaica representa:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ACAFE SC/2016)
Os povos pré-colombianos, habitantes do continente americano, formaram sociedades complexas com diversas características sociais.
Sobre esses povos é correto afirmar, exceto:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNESP SP/2009)
Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNIUBE MG/2016)
Leia com atenção o texto a seguir:
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a Conquista. Um mistério continua ligado à conquista: trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros?
(TODOROV, Tzvetan. 1996. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, p. 51.)
O fragmento trata do “choque de civilizações” ocasionado pelo processo de conquista da América pelos espanhóis, no século XVI. Considerando esse processo, os principais mecanismos que tornaram possível a conquista do México foram:
I. A superioridade bélica, com a utilização de armas de fogo, espada de metal e do cavalo.
II. A disseminação de doenças e epidemias, que contribuíram para a drástica redução demográfica das populações nativas.
III. O sincretismo religioso, fundamentado no princípio da tolerância, que viabilizou o enraizamento dos valores cristãos por meio da evangelização.
IV. O estabelecimento de alianças bélicas com outros povos nativos, favorecido pelas rivalidades com os astecas, que contribuiu para fortalecer o contingente militar espanhol.As afirmativas CORRETAS estão contidas em:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FATEC SP/2017)
As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEL PR/2016)
A espécie humana, no decorrer do seu percurso histórico, produziu inúmeras obras materiais e imateriais que vieram a se tornar monumentos, considerados expressão de suas diversas culturas. O esforço empreendido na criação dessas obras representou uma ordenação peculiar do mundo segundo a especificidade da cultura que construiu os monumentos, procurando estender temporalmente sua ordenação.
Sobre a contextualização histórica da obra e sua respectiva cultura, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFSC/2015)
Os habitantes da América foram chamados de índios pelos europeus passando a ideia de que era um povo único e homogêneo. Acontece que os diversos povos précolombianos são muito diferentes uns dos outros variando desde a civilização Asteca até os Jês do Brasil. Os antropólogos adotam critérios para classificar as tribos de acordo com alguns elementos culturais.
Assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
No século XII, na região da atual Cordilheira dos Andes, em especial nos territórios da Bolívia e Peru, diversos grupos quíchuas se reuniram, construindo a cidade de Cuzco. De qual civilização pré-colombiana o texto acima se refere?
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNIOESTE PR/2014)
Os espanhóis, ao chegarem ao Novo Mundo, depararam-se com as populações nativas, e muito se impressionaram com o nível de civilização de algumas delas.”
In: WASSERMAN, Cláudia; GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História da
América Latina: do descobrimento a 1900. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996 p.37.
Sobre as populações que viviam na América, à época da chegada dos conquistadores europeus, é CORRETO afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.