Complete o simulado de Fontes de Energia e Matriz Energética Brasileira e teste seus conhecimentos de Geografia para o Enem com 10 exercícios sobre o tema!
Energia é um tema cada vez mais comum no Enem, o que torna seu estudo muito importante. Para se preparar melhor para o simulado sobre o tema, confira a aula em vídeo do professor Carrieri sobre o assunto:
Boa! Agora os exercícios vão lhe causar menos dúvidas. Só fazer a prova com tranquilidade que ela vai ajudar em seus estudos!
Matriz energética brasileira – Simulado de Geografia
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FGV/2015)
A matriz energética desse país é baseada em carvão mineral, transportado por ferrovias, que usam muito diesel; o minério segue em navios, que consomem muito combustível, e o país ainda tem demanda grande de petroquímicos, por conta da construção civil e bens de consumo e da sua crescente urbanização. Em 2010, tornou-se o maior consumidor mundial de petróleo, ultrapassando os Estados Unidos. Em 2003, o valor das exportações de petróleo do Brasil para esse país era 0,5% do total, e, em 2013, as exportações brasileiras saltaram para 8,7%, confirmando a liderança comercial desse país com o Brasil.
(Valor Econômico, 23.08.2014)
O texto refere-se à
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FPS PE/2017)
Segundo os dados de 2013, as usinas hidroelétricas respondem por 75,6% da matriz de oferta de energia elétrica do Brasil. Analise as afirmações seguintes, relacionadas às hidroelétricas brasileiras.
- A partir da década de 1940, com o crescimento industrial, o Brasil direcionou sua política energética para a produção de hidroeletricidade.
- As bacias hidrográficas brasileiras que possuem maior aproveitamento do potencial hidroelétrico, são as bacias dos Rios Amazonas e Paraná.
- A usina Binacional de Itaipu possui capacidade de 14.000MW e é uma das maiores hidroelétricas do mundo.
- A fonte hidráulica é predominante no Brasil em razão dos climas equatorial e tropical, somado a suas extensas planícies.
- As redes elétricas brasileiras figuram entre as mais potentes e extensas do mundo. Suas linhas de transmissão percorrem grandes distâncias.
Estão corretas apenas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
O aproveitamento do potencial hidrelétrico no Brasil tem sido tema de grande debate quanto aos seus aspectos positivos e negativos. De acordo com o Gerente da Empresa de Planejamento Energético (EPE) Maurício Tolmasquim:
“O único país do mundo que tem esse imenso potencial hídrico na floresta é o Brasil. Temos que pensar soluções para o nosso caso, que é muito específico. Temos esse potencial em um bioma bastante sensível, do ponto de vista da biodiversidade, temos que criar soluções adequadas para essa questão. Existem dois extremos – de um lado, uma visão totalmente conservacionista, de querer deixar tudo como está e não mexer em nada. Do outro, uma visão ultra desenvolvimentista, vamos aproveitar todos os recursos, com o impacto que for. Estamos buscando o que está no meio dessas duas linhas.” Fonte: Amazônia S.A., 25/09/2016.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas e assinale a alternativa que contenha somente as corretas.
I. A condição “única” citada no texto refere-se ao elevado uso de hidroeletricidade em países desenvolvidos, como França, Reino Unido e Alemanha, onde esse tipo de energia corresponde a mais 70% de suas matrizes energéticas.
II. No caso brasileiro, tem ganhado força a proposta de construção de hidrelétricas na Amazônia do tipo “plataformas”. Este tipo de projeto prevê a construção de usinas com trabalhadores que não se fixam nas suas imediações, sem a formação de cidades. A operação da usina seria feita de modo semelhante ao que se verifica em plataformas petrolíferas no mar.
III. As críticas comumente feitas à construção de hidrelétricas na Amazônia se fundamentam nos aspectos ambientais e sociais, como a inundação de florestas e deslocamentos de comunidades de povos ribeirinhos e ou indígenas. Essas críticas ganham força quando se constata que, atualmente, a hidroeletricidade é ambientalmente mais impactante e muito mais cara do que fontes alternativas como a energia eólica, a solar e a biomassa.CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIPÊ PB/2017)
A partir dos conhecimentos sobre o espaço de produção brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A concentração fundiária resulta da implantação do sistema agrícola de plantation, no período colonial, e, atualmente, da modernização agrícola, que inviabiliza o uso de minifúndios.
( ) A desconcentração espacial da indústria, nas últimas décadas, está associada à existência de leis ambientais cada vez mais rigorosas.
( ) As modificações na estrutura agrária têm aumentado o contingente de trabalhadores com direito à terra, a inclusão social e o desemprego estrutural.
( ) A fase da industrialização conhecida como Plano de Metas esteve apoiada em um modelo de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro.
( ) O aumento da participação hidráulica na matriz energética está relacionado a um contexto de crise energética mundial.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2016)
O Brasil é um país rico em fontes de energia renováveis. Considerando a matriz energética brasileira, analise as afirmações abaixo.
I. Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos.
II. O uso da energia nuclear no Brasil representa menos de 20% na matriz energética brasileira.
III. A energia solar já é a forma de energia mais utilizada na zona rural pelos pequenos e grandes produtores agrícolas.Está correto o que se afirma em
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2016)
Tomando-se por base os conhecimentos a respeito do espaço da produção brasileira, é correto o que se afirma em
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
Em termos de geração de energia, o Brasil hoje é dependente de hidro e termoelétricas. Para especialistas, o modelo é arriscado e caro. Apontam como saída a exploração de fontes renováveis e do potencial das regiões, mas sem se vislumbrar solução a curto prazo. O Brasil conta com mais de mil usinas hidrelétricas espalhadas pelo território nacional, que juntas produzem em torno de 65% da energia do país.
http://www.cartacapital.com.br/economia/para-evitar-crise-
brasil-precisa-diversificar-matriz-energetica-3395.htmlAnalise as afirmativas a seguir, relacionadas à matriz energética brasileira:
I. O Brasil tem atualmente a matriz energética com o maior nível de emissão de gases de efeito estufa entre os países industrializados, situação que deverá ser aliviada com o aumento da participação das usinas termelétricas na geração de energia.
II. A matriz energética brasileira contrasta com a do restante do mundo, vez que as fontes renováveis participam em média com apenas 13% da matriz energética dos países industrializados e com 6% entre as nações em desenvolvimento.
III. Em segundo lugar na matriz energética brasileira vêm as usinas termelétricas, que ganharam importância como complementação da matriz hidráulica, especialmente a partir do final da década de 90.
IV. Apesar de utilizarem combustíveis não renováveis, e mais poluentes, como petróleo e gás, as usinas termelétricas desempenham o importante papel de contribuírem para o barateamento do preço médio da energia elétrica no Brasil.
V. A opção brasileira pelo modelo hidrelétrico se deve à existência de grandes rios de planalto, que são alimentados por chuvas tropicais abundantes e constituem uma das maiores reservas de água doce do mundo.São CORRETAS apenas as afirmativas:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Mackenzie SP/2014)
SÃO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) – As hidrelétricas responderam por 77,43 por cento do total de energia produzida no país em julho, mês em que o governo decidiu desligar 34 térmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relação a junho.
Já a geração termelétrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) médios, uma queda de 12,1 por cento em relação a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW médios, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro.
O governo decidiu desligar 34 usinas a óleo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatórios das hidrelétricas – com exceção do Nordeste – e que o desligamento das usinas faria o sistema elétrico economizar cerca de 1,4 bilhão de reais mensais.
Em agosto, após blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de térmicas.
O país passa agora pelo período seco, quando costuma ocorrer redução dos reservatórios das hidrelétricas – que deve ser recomposto com o começo do período chuvoso a partir de novembro.
O nível dos reservatórios do Nordeste está em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizados na véspera, ante o nível de 46,52 por cento em junho – antes do desligamento da maior parte de térmicas.
No Sudeste/Centro-Oeste, o nível passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para 82,6 por cento. Já no Norte, o nível das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento.
Em julho, após a decisão de desligar as 34 térmicas e antes da notícia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o período seco o uso dos reservatórios das hidrelétricas resultaria em uma depreciação de 8 por cento até novembro.
Agência Reuters
Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Fac. Cultura Inglesa SP/2014)
A atual política do governo brasileiro de apoio à produção de biocombustíveis traz consigo alguns objetivos e produz consequências específicas, entre os quais podemos mencionar, respectivamente,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEA AM/2014)
A fonte do tipo não renovável com a menor participação na matriz energética brasileira é empregada em usinas
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.