Reported Speech: entender os tipos de discurso em Inglês é fundamental ter uma percepção clara sobre como funcionam os tempos verbais. Estude para o Enem!
A fim de compreender o reported speech e os tipos de discurso em Inglês é fundamental ter uma percepção clara sobre como funcionam os tempos verbais. Mas, first things first, não vamos apressar as coisas. Antes de tudo, você conhece os tipos de discurso?
Para entender o reported speech, precisamos nos lembrar de que discurso direto é aquele em que as ideias são expressas diretamente pelo próprio emissor.
Discurso direto e discuro indireto
Geralmente, o discurso direto é marcado por travessão ou aspas, além dos verbos dicendi, como “disse”, “afirmou”. Já o discurso indireto é marcado pela voz do narrador, que relata a fala de alguém. Vamos ver alguns exemplos:
- Marina disse: “Vamos lá fora brincar!” – Discurso direto.
- Marina convidou os amigos para ir lá fora brincar. – Discurso indireto.
Agora que ficou mais claro o que é o discurso indireto ou reported speech, vamos relembrar um pouquinho os tempos verbais do inglês.
Tempos verbais do inglês
Simple Present – expressa ação habitual no presente.
Verbo To Be (ser ou estar): am (I – eu), is (He – ele, She – ela, It – isso), are (You – você(s), We – nós, They – eles ou elas).
I am at school. (Eu estou na escola.)
She isn’t at school. (Ela não está na escola.)
Are they at school? (Eles estão na escola?)
Outros verbos: utilizam o auxiliar do (I, You, We, They) ou does (He, She, It) para construir frases interrogativas ou negativas
I run everyday. (Eu corro todos os dias).
He doesn’t run everyday. (Ele não corre todos os dias).
Do you run everyday? (Você corre todos os dias?)
Observação: Em frases afirmativas com He, She, It, a regra geral é adicionar “s” ao verbo:
She runs everyday. (Ela corre todos os dias).
Present Continuous – expressa ação em progresso no presente.
Forma geral: to be + verb + ing.
I am reading a book now. (Eu estou lendo um livro agora).
He isn’t reading a book now. (Ele não está lendo um livro agora).
Are you reading a book now? (Você está lendo um livro agora?)
Simple Past- expressa ação no passado finalizada ou em momento delimitado.
Verbo To Be (ser ou estar): was (I, He, She, It), were (You, We, They).
I was sad yesterday. (Eu estava triste ontem)
He wasn’t sad yesterday. (Ele não estava triste ontem.)
Were you sad yesterday? (Você estava triste ontem?)
Outros verbos: todas as pessoas do discurso utilizam o auxiliar “did” para construir frases interrogativas ou negativas
I worked there in 2001. (Eu trabalhei lá em 2001).
He didn’t work there in 2001. (Eu trabalhei lá em 2001).
Did you work there in 2001? (Você trabalhou lá em 2001?)
Observação: em frases afirmativas, os verbos assumem a past form, que para os regulares é só acrescentar “ed”.
Past Continuous – expressa ação em progresso no passado.
Forma geral: to be + verb + ing.
I was taking a shower when you called. (Eu estava tomando um banho quando você ligou).
He wasn’t taking a shower when you called. (Ele não estava tomando um banho quando você ligou).
Were you taking a shower when I called? (Você estava tomando um banho quando eu liguei?).
Present Perfect – ação que começou no passado e continua até o presente ou ação em passado indeterminado.
Forma geral: have ou has + verbo no particípio (terceira coluna)
Have – I, You, We, They.
Has – He, She, It.
She has studied English since 2005. (Eu tenho estudado inglês desde 2005.)
I haven’t been to Italy. (Eu nunca estive na Itália).
Have you ever visited France? (Você já visitou a França?)
Observação: para formar o particípio de verbos regulares, é só acrescentar “ed”.
Past Perfect – ação no passado ocorrida antes de outra ação também no passado.
Forma geral: had + verbo no particípio (terceira coluna)
I had called you and then I went to the supermarket. (Eu ligara para você e então fui ao supermercado.
She hadn’t lived in Australia before she moved to Europe. (Ela não vivera na Australia antes de mudar para a Europa.
Had you done your homework before you watched Tv? (Você fizera a sua tarefa antes de assistir a Tv?)
Future Simples – ação num futuro próximo ou indeterminado.
Forma geral: will + verbo na forma básica.
I will go to the cinema with you. (Eu irei ao cinema com você.)
She won’t go to the cinema with us. (Ela não irá ao cinema conosco.)
Will you go to the cinema with us? (Você irá ao cinema conosco?)
Modals – verbos que dependem de outros verbos para construir significado.
Forma geral: modal + verbo na forma básica.
You should do your homework. (Você deveria fazer sua lição de casa. – conselho.)
She might move to Brasil. (Ele deve mudar-se para o Brasil. – possibilidade.)
He must not / musn’t fulfill that form. (Ele não tem de preencher este formulário. – obrigação.)
I can not / can’t swim. (Eu não posso / sei nadar. – habilidade)
May I go to the bathroom? (Posso ir ao banheiro? – pedido / possibilidade.)
Could you open the door? (Você poderia abrir a porta? – pedido / habilidade)
Deu pra relembrar? Então vamos agora focar no reported speech.
Reported speech
Quando você deseja reportar a fala de alguém, é necessário alterar o tempo verbal. Vamos resumir?
Videoaula sobre reported speech
Exercícios de reported speech
1- (Mackenzie) – They said, “Do parents know their kids?” in the Reported Speech would be:
a) They said that did parents know their kids?
b) They asked that parents know their kids.
c) They said that parents knew the kids.
d) They argued that do parents know their kids.
e) They asked if parents knew their kids.
2- (Fatec) – Considere a frase “It’s a perfect setup for heart disease and diabetes, says Stampfer.” Assinale a alternativa em que a transposição dessa frase para o discurso indireto está correta, completando a frase a seguir.
Stampfer says ______________________________
a) it was a perfect setup for heart disease and diabetes.
b) it is a perfect setup for heart disease and diabetes.
c) it has been a perfect setup for heart disease and diabetes.
d)it had been a perfect setup for heart disease and diabetes.
e) it will be a perfect setup for heart disease and diabetes.
GABARITO
1- E
2- A