Veja como resolver questões de Média Artimética Simples e de Média Ponderada. Confira o resumo e faça os exercícios do simulado de Matemática do Curso Enem Gratuito. Teste seus conhecimentos com as questões que selecionamos. Ao final, você confere a pontuação e garante dicas para estudar!
Todo ano caem questões relacionadas ao cálculo da Média nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Teste seu nível no Simulado de Média Artimética Simples e de Média Ponderada.
É um conteúdo básico para você dominar os fundamentos da matemática. Veja uma aula-resumo de introdução aos cálculos da Média, e depois teste o seu nível no Simulado de Média do Curso Enem Gratuito.
O que é a Média?
Veja uma introdução básica com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, e do Curso do Encceja:
Como você acompanhou com a introdução do professor Lucas, o cálculo da Média está presente em nosso dia a dia, desde o “boletim da escola”e até nos esportes, onde todo dia as redes sociais e a imprensa comentam “a média de pontos” para não cair no rebaixamento!
Exercícios de Média Aritmética Simples e Média Ponderada
Confira agora com o professor Sérgio Sarkis, do curso Enem Gratuito, como resolver exercícios de Média Simples.
Agora, chegou a hora de resolver o Simulado de Média!
Simulado de Média
Resolva as 10 questões com gabarito na mesma hora. Quando você não “acertar de primeira” o próprio sistema abre uma aula de revisão para você aprender o que ficou faltando.
Sumário do Quiz
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UERJ/2018)
Admitindo um retângulo cujos lados medem a e b, sendo a < b, é possível formar uma sequência ilimitada de retângulos da seguinte forma: a partir do primeiro, cada novo retângulo é construído acrescentando-se um quadrado cujo lado é igual ao maior lado do retângulo anterior, conforme ilustrado a seguir.
A figura IV destaca a linha poligonal P1P2P3P4P5P6, formada pelos lados dos retângulos, que são os elementos da sequência (a, b, a + b, a + 2b, 2a + 3b).
Mantendo o mesmo padrão de construção, o comprimento da linha poligonal P1P2P3P4P5P6P7, de P1 até o vértice P7, é igual a:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2018)
Pedro e Luiza estão jogando cartas, sendo que, em cada carta está escrito algum número inteiro e positivo. Cada um inicia o jogo com 5 cartas e informa ao adversário a média dos números de suas cartas. No início do jogo, Pedro avisou que a média de suas cartas era 6 e Luiza avisou que a média de suas cartas era 4. Na primeira rodada Pedro passou uma carta para Luiza e Luiza passou uma carta para Pedro que estava escrito o número 1.
Se a média das cartas que Pedro passou a ter ficou igual a 4,8, o número da carta que Pedro passou para Luiza era
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUCCampinas SP/2018)
Quando a dimensão da tela de uma TV é indicada em polegadas, tal valor se refere à medida da diagonal do retângulo que representa a tela. Considere uma TV retangular de 16 polegadas e outra de 21 polegadas. Se as telas das duas TVs são retângulos semelhantes, então, a área da maior tela supera a da menor em, aproximadamente,
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUCCampinas SP/2018)
− R está a 1,2 m do chão;
− a altura da cama em relação ao chão é de 40 cm;
− C está a 4 metros de distância da parede em que a TV está fixada;
− a espessura da TV é desprezível.
Nas condições descritas e consultando a tabela, α é igual a
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UDESC SC/2018)
Em 1958, como trote para os calouros da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, um grupo de estudantes precisou medir o comprimento da ponte de Harvard (entre Boston e Cambridge, em Massachusetts), usando como padrão de medida um dos próprios estudantes, um rapaz chamado Oliver R. Smoot. Após horas de medição, com o estudante deitando-se no chão e levantando-se sucessivas vezes para as medidas, concluiu-se que a ponte tinha 364,4 smoots, +/- 1 orelha.
A brincadeira fez tanto sucesso e a medição tornou-se tão popular que, na década de 1980, a ponte foi reformada pela prefeitura, que encomendou blocos de concreto personalizados de 1 smoot de comprimento para a reforma, eternizando as marcações colocadas no solo, que hoje já constam até no sistema de conversão de medidas da ferramenta Google.
Ainda mais interessante é o fato de que, alguns anos após formado, Oliver Smoot tornou-se diretor da ANSI, o Instituto Nacional Americano de Padrões (“American National Standards Institute”) e depois presidente da ISO, a Organização Internacional para Padronização (“International Organization for Standardization”).
Sabendo que Oliver Smoot tinha 5 pés e 7 polegadas de altura na ocasião da medida, desprezando o erro de +/- 1 orelha, e assumindo 1 pé = 30,5 cm e 1 polegada = 2,5 cm, o comprimento da ponte é:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2018)
O terreno mostrado na figura abaixo, cujas medidas estão expressas em metros, foi dividido em dois lotes de mesma área.
A medida x, em metros, é igual a:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ESPM SP/2018)
A gravura mostrada na figura abaixo foi dobrada na linha tracejada MN, a x cm da borda AB.
Sabendo-se que, depois da dobradura, a parte oculta da gravura representa 25% da parte visível, podemos afirmar que a medida x é de:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNCISAL/2018)
Em determinado ano, uma prefeitura cobrou de imposto predial R$ 7,00 por metro quadrado de área construída, mais uma taxa fixa de R$ 100,00. Ao mesmo tempo, concedeu um desconto de R$ 48,00 por metro linear do perímetro. Considerando esse mesmo ano e um imóvel térreo, em formato retangular, com os lados proporcionais a 3 e 4, para que o imposto seja o mínimo possível, um dos lados desse imóvel deve medir
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNCISAL/2018)
Criado em 1895, o vôlei é um esporte de origem norte-americana e de popularidade significativa em grande parte do mundo. Esse esporte, ao longo do tempo, foi sofrendo alterações tanto nas dimensões de sua quadra quanto em suas regras. A primeira quadra de voleibol tinha 15,24 m de comprimento por 7,62 m de largura. Atualmente, as medidas oficiais são 18 m de comprimento por 9 m de largura. Um aluno deseja representar uma quadra oficial em seu caderno, utilizando uma escala adequada. Para que em seu desenho o comprimento dessa quadra meça 24 cm, a escala deve ser
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNCISAL/2018)
O Brasil é conhecido mundialmente como um país com características excelentes para a produção de alimentos, sendo um dos maiores exportadores do mundo, destacando-se na produção de frutas tropicais para conserva in natura, frutas secas, doces e geleias. No Ceará, parte da safra de cana é destinada à fabricação de rapadura. Uma doceira prepara rapaduras em pequenos tabletes e os embala em caixas com 100 unidades cada. Para isso, conta com a ajuda de uma funcionária um pouco distraída ao colocar os tabletes nas caixas. Certo dia, essa doceira resolveu conferir as quantidades de tabletes em um lote de 10 caixas e registrou, em cada uma delas, a respectiva quantidade: 98, 99, 101, 100, 98, 97, 100, 97, 98 e 101. Se X, Y e Z são, respectivamente, a média, a mediana e a moda dessa distribuição, então
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Complemento sobre Média
Faltou alguma competência para você gabaritar as dez questões do Simulado de Média? Então, sem problemas. É super normal mesmo precisar de um reforço.
Veja um resumo complementar sobre os cálculos da Média Ponderada e sobre Média Aritmética na Matemática do Enem: