Resumo com Simulado. Confira aulas gratuitas e depois teste o seu nível no simulado de Teorias da Evolução das Espécies. É Biologia pura que sempre cai nas provas do Enem!
As Teorias da Evolução das espécies são um clássico no estudo de CIências durante o Ensino Fundamental e nos temas de Biologia do Ensino Médio. Darwin e Lamarck são duas “figurinhas carimbadas” nas questões de qualquer vestibular e do Enem.
Explorar as principais diferenças entre as teorias evolucionistas de Charles Darwin (darwinismo) e de Jean Baptiste Lamarck (lamarckismo) é a maneira predileta de esses exames testarem os seus conhecimentos.
Comparativo entre Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin
Muita gente tem na mente que ocorreu uma disputa entre estes dois cientístas, com réplicas e tréplicas entre eles. Mas, esta é uma ideia errada. Eles viveram e atuaram em tempos e locais diversos.
Lamarck viveu na França, de 1744 a 1829, enquanto Darwin teve a sua base na Inglaterra. Ele nasceu em 1809, e viveu até 1882.
Confira no resumo com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito.
Você lembra das aulas de Biologia no Ensino Médio, com os clássicos exemplos das girafas? Afinal, por que motivos a girafa tem o pescoço comprido?
Seria uma adaptação de acordo com as teorias de Lamarck, a partir do Uso e Desuso, e com isso “moldar” a descendência?
Ou o pescoço comprido das girafas teria mais a ver com a sobrevivência dos mais adaptados, de acordo com as teorias de Charles Darwin?
As Teorias da Evolução das Espécies
Veja agora no resumo com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito:
Muito boa esta introdução com a professora Juliana. Vale a pena ver de novo!
Enquanto Lamarck acreditava que a evolução acontecia de acordo com a lei dos caracteres adquiridos, Darwin mostrou que o processo evolutivo e a diversificação da vida aconteciam através da seleção natural, em seu livro “A Origem da Vida”.
A Origem da Vida
Muito antes das polêmicas científicas do século XIX, quando despontaram Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin, já existiam discussões sobre a Origem da Vida.
As vertetes religiosas ancoradas nos relatos bíblicos ou textos sagrados de outras religiões descrevem o Universo e a vida como emandadas por uma divinddade, ou conjunto de divindades.
E, desde os “Filósofos da Natureza”, ainda na Grécia Antiga, sete séculos antes de Cristo, já temos os registros de formulações a respeito da origem do Universo, da Terra, e da Vida
Veja agora com a professora Juliana um resumo completo sobre as teorias a respeito da Origem da Vida.
Agora é hora de testar seus conhecimentos sobre as teorias da evolução das espécies. Se precisar, veja o vídeo de novo antes de ver as questões do simulado.
Se você tiver dificuldade em alguma questão, veja este resumo sobre as Teorias da Evolução das Espécies.
Simulado sobre as teorias da evolução das espécies
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIUBE MG/2013)
O darwinismo é uma teoria criada por Charles Robert Darwin e apresentada no livro A origem das espécies , publicado em 1859, em Londres. Caracterizou-se por trazer os primeiros argumentos mais concretos e as primeiras explicações mais corretas para aclarar por que as espécies se transformaram no tempo.
Fonte: SOARES, José Luís. A Biologia no terceiro milênio.
São Paulo: Scipione,1999, p.261.Considerando o texto acima, as evidências da evolução biológica e analisando a figura abaixo, julgue os itens a seguir.
I. O fenômeno de seleção natural pode ser representado hipoteticamente pela figura acima. Ao final da “luta pela vida”, são naturalmente selecionados os indivíduos mais fortes ou, simplesmente, mais adaptados morfológica ou fisiologicamente ao ambiente em que vivem.
II. A teoria de Lamarck ou lamarquismo pode ser exemplificada pela ilustração acima, em que alterações estruturais dos órgãos, adquiridas durante a vida por influência do meio, seriam transmissíveis por hereditariedade.
III. A ilustração acima correlaciona-se com a doutrina de Lamarck, em que órgãos, como é o caso do pescoço, estariam sujeitos à hipertrofia e atrofia em decorrência do seu uso excessivo ou do seu desuso.
IV. A doutrina de Thomas Malthus pode ser representada pela figura acima, haja vista que as populações crescem numa progressão aritmética, enquanto as reservas alimentares crescem segundo, apenas, uma progressão geométrica.
V. Numa mesma espécie, os indivíduos são todos exatamente iguais entre si, existem os mais fortes e os mais fracos, os mais adaptados às condições ambientais e os menos adaptados.A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) está (ão) contida(s) em:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2017)
Charles Darwin (1809-1882) e Gregor Mendel (1822–1884) viveram na mesma época, mas não se conheceram. No entanto, a compreensão atual da evolução deriva das teorias propostas por esses importantes pesquisadores. Sobre a teoria elementar da evolução, é correto afirmar que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/
noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UERJ/2018)
Lucy caiu da árvore
1 Conta a lenda que, na noite de 24 de novembro de 1974, as estrelas brilhavam na beira do rio 2 Awash, no interior da Etiópia. Um gravador K7 repetia a música dos Beatles “Lucy in the Sky with 3 Diamonds”. Inspirados, os paleontólogos decidiram que a fêmea AL 288-1, cujo esqueleto havia 4 sido escavado naquela tarde, seria apelidada carinhosamente de Lucy.
5 Lucy tinha 1,10 m e pesava 30 kg. Altura e peso de um chimpanzé. Mas não se iluda, Lucy não 6 pertence à linhagem que deu origem aos macacos modernos. Ela já andava ereta sobre os 7 membros inferiores. Lucy pertence à linhagem que deu origem ao animal que escreve esta crônica 8 e ao animal que a está lendo, eu e você.
9 Os ossos foram datados. Lucy morreu 3,2 milhões de anos atrás. Ela viveu 2 milhões de anos antes do 10 aparecimento dos primeiros animais do nosso gênero, o Homo habilis. A enormidade de 3 milhões 11 de anos separa Lucy dos mais antigos esqueletos de nossa espécie, o Homo sapiens, que surgiu no 12 planeta faz meros 200 mil anos. Lucy, da espécie Australopithecus afarensis, é uma representante 13 das muitas espécies que existiram na época em que a linhagem que deu origem aos homens 14 modernos se separou da que deu origem aos macacos modernos. Lucy já foi chamada de elo 15 perdido, o ponto de bifurcação que nos separou dos nossos parentes mais próximos.
16 Uma das principais dúvidas sobre a vida de Lucy é a seguinte: ela já era um animal terrestre, como 17 nós, ou ainda subia em árvores?
18 Muitos ossos de Lucy foram encontrados quebrados, seus fragmentos espalhados pelo chão. Até 19 agora, se acreditava que isso se devia ao processo de fossilização e às diversas forças às quais 20 esses ossos haviam sido submetidos. Mas os cientistas resolveram estudar em detalhes as fraturas.
21 As fraturas, principalmente no braço, são de compressão, aquela que ocorre quando caímos de 22 um local alto e apoiamos os membros para amortecer a queda. Nesse caso, a força é exercida 23 ao longo do eixo maior do osso, causando um tipo de fratura que é exatamente o encontrado 24 em Lucy. Usando raciocínios como esse, os cientistas foram capazes de explicar todas as fraturas 25 a partir da hipótese de que Lucy caiu do alto de uma árvore de pé, se inclinou para frente e 26 amortizou a queda com o braço.
27 Uma queda de 20 a 30 metros e Lucy atingiria o solo a 60 km/h, o suficiente para matar uma 28 pessoa e causar esse tipo de fratura. Como existiam árvores dessa altura onde Lucy vivia e muitos 29 chimpanzés sobem até 150 metros para comer, uma queda como essa é fácil de imaginar.
30 A conclusão é que Lucy morreu ao cair da árvore. E se caiu era porque estava lá em cima. E se 31 estava lá em cima era porque sabia subir. Enfim, sugere que Lucy habitava árvores. 32 Mas na minha mente ficou uma dúvida. Quando criança, eu subia em árvores. E era por não 33 sermos grandes escaladores de árvores que eu e meus amigos vivíamos caindo, alguns quebrando 34 braços e pernas. Será que Lucy morreu exatamente por tentar fazer algo que já não era natural 35 para sua espécie?
Fernando Reinach adaptado de O
Estado de S. Paulo, 24/09/2016.O livro A origem das espécies foi publicado na Inglaterra em 1859. Seu autor, Charles Darwin, defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”. A primeira edição do livro se esgotou rapidamente. Muitos abraçaram de imediato sua teoria, visto que resolvia inúmeros quebra-cabeças da biologia. Contudo, os cristãos ortodoxos condenaram o trabalho como uma heresia.
Adaptado de revistahcsm.coc.fiocruz.br.
A teoria de Darwin, na qual as pesquisas sobre Lucy se baseiam, é amplamente aceita e aplicada na atualidade. Porém, no momento de sua elaboração, em meados do século XIX, causou polêmicas.
A partir da imagem e do texto, uma contestação à teoria de Darwin fundamentava-se na formulação conhecida hoje como:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPR/2018)
Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUCCamp/SP/2017)
A seleção natural é um conceito central para a teoria da evolução das espécies, proposta por Charles Darwin.
Considere os seguintes exemplos:
I. Na prole de uma linhagem pura de moscas de olhos vermelhos encontra-se um indivíduo com olhos brancos.
II. Pássaros com bicos diferentes que consomem diferentes estruturas das plantas.
III. Insetos camuflados no ambiente.A seleção natural explica o que está exemplificado em
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFGD MS/2017)
Há mais de dois mil anos, os filósofos gregos, baseados no grande número de semelhanças entre os seres vivos, consideravam a possibilidade de haver um ancestral comum entre eles. Porém, apesar das evidências, essas ideias não foram consideradas corretas até cerca de duzentos anos atrás. Durante todo esse tempo, predominou a ideia de que todos os seres vivos surgiram, por criação, a um só tempo e sem nenhum grau de parentesco. Pode-se afirmar que:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEL PR/2017)
O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui.
(KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer.
São Paulo: Abril Cultural, 1980. p.47. Coleção Os Pensadores.)No início do século XIX, alguns naturalistas passaram a adotar ideias evolucionistas para explicar a diversidade do mundo vivo. Embora os teólogos naturais tivessem reconhecido a importância do meio ambiente e as adaptações dos organismos a ele, Jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a reconhecer a importância crucial do tempo para explicar a diversidade da vida.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma contribuição de Lamarck para o pensamento evolucionista da época, além do fator tempo.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFBA/2017)
Analise a charge a seguir.
Com base na charge e nos conhecimentos sobre evolução biológica é correto afirmar:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNITAU SP/2016)
Jean-Baptiste Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro cientista a apresentar formalmente uma teoria da evolução. Entretanto, foi o inglês Charles Darwin quem, no século XIX, provocou as discussões que geraram profundas dúvidas acerca dos conceitos vigentes à época, fazendo com que, afinal, se admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos como resultantes das alterações do meio ambiente. Assim, questões como “Os seres vivos teriam surgido já com a complexidade que apresentam hoje ou, alternativamente, teriam sofrido uma sequência de modificações ao longo do tempo?” são respondidas.
Com relação à evolução dos seres vivos e à teoria de Lamarck, analise as afirmativas.
I. O mundo natural é uma criação imutável e permanente, e as espécies vivas já existiam desde a origem do planeta. A extinção de muitas delas deveu-se a eventos catastróficos, que teriam exterminado grupos inteiros de seres vivos.
II. O modo pelo qual os diferentes órgãos são utilizados altera características do indivíduo, e essas características são transmitidas para seus descendentes. Por exemplo, um órgão muito utilizado se desenvolve mais; um órgão subutilizado se atrofia. Assim, ao longo do tempo, os organismos se modificam, podendo dar origem a novas espécies.
III. Os indivíduos não nascem todos iguais, ainda que descendam dos mesmos pais. Essas diferenças entre os indivíduos influenciam suas chances de sobrevivência, considerando que, dentre as variações, podem estar presentes habilidades que tornem o indivíduo mais apto a sobreviver.
IV. Por meio da reprodução, indivíduos melhores adaptados para sobreviver no ambiente transmitem aos seus descendentes suas características vantajosas para a sobrevivência. Com o passar das gerações, todos os indivíduos dessa espécie devem apresentar essas características.
V. É característica dos seres vivos evoluírem para um nível de complexidade e perfeição cada vez maiores, como aquele em que os seres evoluíram a partir de microrganismos simples, originados de matéria não viva.Está CORRETO o que se apresenta em
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Darwinismo e Lamarckismo para acertar na hora da prova!
.