Saiba o que é impulso e quantidade de movimento. Estude mais sobre o assunto nesta revisão de Física para o Enem!
Imagine que você está dirigindo em um túnel de mão única e, de repente, surge outro carro na contramão. Para minimizar o risco de um acidente, você deve andar à mesma velocidade que o outro carro, reduzir até parar ou ir mais depressa? Encontre a resposta neste post de física para arrebentar no Enem!
Impulso de uma força constante
Impulso é uma grandeza física que demonstra a atuação de forças sobre um corpo. Em outras palavras, o impulso mede o esforço necessário para fazer com que um corpo comece a se movimentar. Para entender melhor, considere uma força constante que atua sobre um ponto material durante certo intervalo de tempo, como na figura abaixo.
Definimos o impulso dessa força durante esse intervalo de tempo pela grandeza vetorial dada por:
Quantidade de movimento
Para definirmos a quantidade de movimento, ou apenas momento de um corpo, considere um ponto material de massa com velocidade constante O momento desse corpo é dado pela seguinte expressão:
Teorema do impulso
O impulso da força resultante aplicada a um corpo durante certo intervalo de tempo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo neste mesmo intervalo de tempo. Matematicamente falando, temos:
Este é o chamado teorema do impulso que juntamente com o teorema do trabalho constituem alguns dos teoremas mais importantes da mecânica.
Conservação da quantidade de movimento
Definidas as variáveis físicas envolvidas neste post, vamos agora seguir para a definição de um sistema isolado de forças externas. Para que um sistema seja considerado isolado, este deve satisfazer pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Não atuam forças externas, podendo apenas haver forças internas entre os corpos;
- Podem existir ações externas, mas sua resultante é nula;
- Existem forças externas pouco intensas que podem ser desprezadas.
Assim, num sistema isolado, a resultante das forças externas é nula fazendo com que o impulso Este é o chamado teorema do impulso que juntamente com o teorema do trabalho constituem alguns dos teoremas mais importantes da mecânica.
Conservação da quantidade de movimento
Definidas as variáveis físicas envolvidas neste post, vamos agora seguir para a definição de um sistema isolado de forças externas. Para que um sistema seja considerado isolado, este deve satisfazer pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Não atuam forças externas, podendo apenas haver forças internas entre os corpos;
- Podem existir ações externas, mas sua resultante é nula;
- Existem forças externas pouco intensas que podem ser desprezadas.
Assim, num sistema isolado, a resultante das forças externas é nula fazendo com que o impulso também seja. Deste modo, do teorema do impulso temos:
Decorre, portanto, que a quantidade de movimento permanece constante. Podemos enunciar o princípio da conservação da quantidade de movimento: “A quantidade de movimento de um sistema de corpos isolado de forças externas é constante”.
Vocês podem pesquisar mais sobre os conceitos relacionados a impulso e quantidade de movimento na videoaula do professor Rossetto:
Colisão frontal de automóveis
Imagine que você está dirigindo em um túnel de mão única e, de repente, surge outro carro na contramão. Para minimizar o risco de um acidente, o melhor conselho é parar e, se possível, engatar a marcha ré. Numa colisão, levamos em consideração o momento total dos veículos antes da colisão. Assim, se você não reduzir a velocidade em direção ao outro automóvel os valores de momento linear serão elevados e as consequências podem ser trágicas.
A situação é bem diferente de um jogo de futebol americano, onde um jogador pode preferir acelerar durante a corrida em direção a outro jogador para que a colisão seja violenta e este último venha a cair, após uma perda de equilíbrio.
Um fato curioso é que acrescentar um passageiro ao seu veículo durante uma colisão frontal pode reduzir o risco de morte! O risco depende da variação de velocidade durante a colisão. Se o seu carro tem uma massa pequena enquanto o outro tem uma massa grande, sua velocidade pode ser alterada de tal forma que você e o seu veículo acabem indo para trás. É o que ocorre em muitas colisões de carros contra caminhões. Um exemplo numérico é o seguinte: suponha que o seu carro e o outro sejam idênticos e que sua massa e a do outro motorista também sejam iguais. Seu risco de morte diminui aproximadamente 9% se você levar um passageiro de 80 kg no seu carro.
Agora faça 10 exercícios sobre impulso e quantidade de movimento:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UERJ/2019)
Em uma mesa de sinuca, as bolas A e B, ambas com massa igual a 140 g, deslocam-se com velocidades VA e VB, na mesma direção e sentido. O gráfico abaixo representa essas velocidades ao longo do tempo.
Após uma colisão entre as bolas, a quantidade de movimento total, em kg.m/s, é igual a:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FATEC SP/2019)
Navio autônomo e elétrico
O primeiro navio autônomo — e, além disso, totalmente elétrico — já tem data marcada para começar a navegar. O Yara Birkeland (homenagem ao cientista norueguês Kristian Birkeland) deverá começar a operar na segunda metade de 2018, levando produtos da fábrica de fertilizantes da Yara, em Porsgrunn, até as cidades de Brevik e Larvik — todas na Noruega.
O navio elétrico e autônomo deverá substituir 100 caminhões que fazem 40 000 viagens por ano. Ele operará exclusivamente nessa rota, um trajeto de 12 milhas náuticas, pouco mais de 22 km. Com 70 metros de calado1 e 4 500 toneladas de porte bruto, o navio autônomo poderá atingir até 18,5 km/h (10 nós), mas deverá operar em velocidade de cruzeiro de 11 km/h (6 nós).
Ele será impulsionado por dois mecanismos azimutais, em que o motor inteiro se movimenta para fazer o navio virar. Seu conjunto de baterias pode prover até 4 MWh.
A navegação autônoma se baseará em um extenso conjunto de sensores redundantes, incluindo câmeras no visível e no infravermelho, RADAR (Radio Detection And Ranging), LIDAR (Light Detection And Ranging) e AIS (Automatic Identification System), um sistema de monitoramento de curto alcance já utilizado em navios e serviços de tráfego de embarcações.
https://tinyurl.com/yapk5b5f . Acesso em: 10.10.2018. Adaptado.¹Calado – distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio naquele ponto.
Se o navio, considerado estável, percorre um trecho qualquer em velocidade de cruzeiro, podemos concluir que a quantidade de movimento, em kg m/s, nesse trecho especificado é, aproximadamente,
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2019)
Considere um veículo de massa constante que se desloca em linha reta. Este veículo tem seu momento linear dado por p = 4t, onde t é o tempo e a constante multiplicativa 4 tem a unidade de medida apropriada. Assim, é correto afirmar que
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FCM PB/2019)
Um fuzil AR 15 de 4.000 gramas dispara uma bala de 58 gramas a 3.492 Km/h, qual a velocidade de recuo da arma?
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UDESC/2018)
Uma bailarina, ao executar um movimento de rotação de braços abertos, realiza 1,5 voltas a cada segundo. Quando ela fecha os braços, ela consegue realizar 2,0 voltas por segundo no mesmo movimento. Considerando que o momento angular se conserva ao longo do movimento, a variação percentual do momento de inércia da bailarina foi de:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UECE/2017)
Considere uma esfera muito pequena, de massa 1 kg, deslocando-se a uma velocidade de 2 m/s, sem girar, durante 3 s. Nesse intervalo de tempo, o momento linear dessa partícula é
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG GO/2017)
Na olimpíada, o remador Isaquias Queiroz, ao se aproximar da linha de chegada com o seu barco, lançou seu corpo para trás. Os analistas do esporte a remo disseram que esse ato é comum nessas competições, ao se cruzar a linha de chegada. Em física, o tema que explica a ação do remador é
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV/2016)
Criança feliz é aquela que brinca, fato mais do que comprovado na realidade do dia a dia. A brincadeira ativa, a que faz gastar energia, que traz emoção, traz também felicidade. Mariana é uma criança que foi levada por seus pais para se divertir em um parquinho infantil.
Em uma das oscilações, Mariana partiu do extremo, de uma altura de 80 cm acima do solo e, ao atingir a posição inferior da trajetória, chutou uma bola, de 0,5 kg de massa, que estava parada no solo. A bola adquiriu a velocidade de 24 m/s imediatamente após o chute, na direção horizontal do solo e do movimento da menina. O deslocamento de Mariana, do ponto extremo até o ponto inferior da trajetória, foi realizado sem dissipação de energia mecânica. Considere a massa de Mariana igual a 12 kg, e a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s². A velocidade de Mariana, imediatamente após o chute na bola, passou a ser, em m/s, de
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNICAMP SP/2016)
Tempestades solares são causadas por um fluxo intenso de partículas de altas energias ejetadas pelo Sol durante erupções solares. Esses jatos de partículas podem transportar bilhões de toneladas de gás eletrizado em altas velocidades, que podem trazer riscos de danos aos satélites em torno da Terra.
Considere que, em uma erupção solar em particular, um conjunto de partículas de massa total mp = 5 kg, deslocando-se com velocidade de módulo vp = 2×105 m/s, choca-se com um satélite de massa Ms = 95 kg que se desloca com velocidade de módulo igual a Vs = 4×103 m/s na mesma direção e em sentido contrário ao das partículas. Se a massa de partículas adere ao satélite após a colisão, o módulo da velocidade final do conjunto será deCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UECE/2016)
Em um dado jogo de sinuca, duas das bolas se chocam uma contra a outra. Considere que o choque é elástico, a colisão é frontal, sem rolamento, e despreze os atritos. No sistema composto pelas duas bolas há conservação de
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Sobre o(a) autor(a):
O texto acima foi elaborado pelo Prof. Dr. Fernando Henrique Martins. Fernando é bacharel e licenciado em Física pela Universidade de Brasília, possui Mestrado (pela UnB) e Doutorado em Nanotecnologia pela Université Pièrre et Marie Curie (Paris/França). Foi professor de ciências, matemática e física em várias escolas de Brasília e Florianópolis atuando desde o ensino fundamental ao ensino médio. Fernando também lecionou disciplinas de física para diversos cursos de engenharia e física na Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: [email protected] Facebook: https://www.facebook.com/nando.martins.376?ref=bookmarks