Veja o que são o Efeito Estufa e as mudanças climáticas. Conhece suas causas? E suas consequências? Não? Então fique ligado(a) neste post e revise Geografia para o Enem!
Para entender as causas das mudanças climáticas, é preciso voltar um pouco na História. Começamos pela Revolução Industrial (iniciada a partir do século XVIII), que fez com que o ser humano atingisse um novo nível na escala de produção de bens consumo, permitindo que muitas pessoas também pudessem passar a consumir esses bens.
Esse consumo e produção desenfreados trouxeram consequências que são sentidas nos dias de hoje. Muitas dessas consequências dizem respeito às mudanças climáticas locais ou globais.
Resumo sobre Mudanças Climáticas
Como você sabe, é impossível falar de mudanças climáticas sem mencionar o aquecimento global causado pelo aumento da emissão dos gases de efeito estufa. Mas não é só o famoso aquecimento global que interfere no clima do nosso planeta.
Nesta aula com o professor Raphael Carrieri, de Geografia, para o canal do Curso Enem Gratuito, vamos citar também a destruição da camada de ozônio como um fator de preocupação com a temperatura global. Assim como as ilhas de calor que interferem em climas locais das grandes e médias cidades.
Veja também a chuva ácida como um exemplo de mudança climática ligada à ação humana e que não possui uma ligação direta com o aumento ou diminuição da temperatura. Vamos lá? Revise Geografia para mandar bem em Ciências Humanas no Enem!
Clima e tempo
Antes de começarmos a falar das mudanças climáticas, é importante relembrar os conceitos de clima e tempo. O clima corresponde à característica de uma região ou planeta, onde condições de temperatura, umidade, pressão e frequência de chuvas se repetem todos os anos em cada período. Já o tempo se refere às características da atmosfera em um determinado momento.
Efeito estufa e aquecimento global
Agora que já conhecemos os conceitos de clima e tempo, podemos pensar na definição de “aquecimento global”. O aquecimento global é a mudança nas temperaturas em todo o globo, sendo caracterizada por um aumento considerável nas médias anuais de temperatura.
O aquecimento está ligado principalmente ao aumento na emissão de gases de efeito estufa, gases que retêm uma quantidade maior de calor na atmosfera terrestre, aumentando a temperatura da mesma.
Esses gases são formados pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e derivados de petróleo, essenciais ainda hoje para as indústrias do mundo. Alguns países têm tentado combater o aquecimento global através de investimentos em fontes energia menos poluentes e participando de acordos para a redução da emissão de gases-estufa.
É bom lembrar que o efeito estufa é essencial para a vida na Terra. Ele ajuda a manter as temperaturas dos dias e noites semelhantes, diminuindo a amplitude térmica ao longo de 24 horas.
O efeito estufa ganhou esse nome devido ao seu funcionamento parecido com uma estufa para plantas. Essas estufas funcionam permitindo que energia de fora entre, mas impedindo que grande parte dessa energia seja refletida para fora, mantendo a temperatura mais alta no seu interior do que no exterior.
A atmosfera faz algo semelhante naturalmente. O problema é que estamos potencializando o efeito estufa quando emitimos mais gases a partir da queima de combustíveis. Nesse caso, os gases-estufa funcionam como o vidro de uma estufa permitindo a entrada da energia solar, mas impedindo ou dificultando que grande parte dessa energia seja dissipada ou refletida para o espaço. Contribuindo, assim, com o aumento das temperaturas.
Ilhas de calor
Como falei no começo do texto, o aquecimento global é hoje o mais famoso problema relacionado às alterações climáticas, mas não é o único. Há outros fenômenos que contribuem para a modificação em climas locais, como as ilhas de calor e a chuva ácida.
As ilhas de calor são um fenômeno muito comum em grandes centros urbanos. Ocorrem devido ao alto poder de absorção de calor de materiais como asfalto e tijolos aliado ao baixo indicie de vegetação nesses lugares. Esses fatores fazem com que a energia que chega do Sol seja mais absorvida pelo asfalto e menos refletida pelas plantas.
Chuva ácida
A chuva ácida é ocasionada pela liberação de óxidos na atmosfera, como o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido do nitrogênio (NO2). Esses óxidos em contato com a água formam ácidos que precipitam sobre a terra em forma de chuva. O principal mal criado pelas chuvas ácidas diz respeito às lavouras, que podem ser destruídas por tal fenômeno.
Além disso, regiões que sofram muito tempo com esse tipo de chuva podem apresentar danos nas estruturas de construções.
Chuva ácida
Buraco na camada de ozônio
O buraco da camada de ozônio já foi a grande preocupação ambiental do mundo, sendo que perdeu o posto para o aquecimento global. A camada de ozônio é uma camada desse gás (O3), situada na estratosfera, que cobre a Terra e impede que diferentes tipos de radiação, principalmente a ultravioleta, entrem na atmosfera.
A camada é afetada por gases que contenham cloro e/ou flúor ligados a carbono, os chamados “gases CFC”, e óxidos de nitrogênio que se ligam ao ozônio e acabam por destruir a camada.
Muitos países, inclusive o Brasil, baniram os gases CFC dos produtos (como geladeiras e aerossóis). Esta atitude tem se mostrado positiva, pois estudos recentes demonstram que os danos à esta camada têm diminuído.
Possíveis consequências das mudanças climáticas
As consequências das mudanças climáticas podem ser devastadoras para a humanidade e para vida no planeta. Os efeitos que são sentidos primeiro normalmente estão ligados a agricultura e a flora, pois o clima é o principal fator de diferenciação da vegetação mundial.
Cada fenômeno citado traz diferentes consequências. A chuva ácida afeta o solo dificultando a agricultura e o crescimento da vegetação. As ilhas de calor podem afetam o clima de forma local e podem aumentar a possibilidade de tempestades nos locais afetados devido ao aumento da evaporação e a criação de zonas de baixa pressão.
A destruição da camada de ozônio aumenta a incidência de raios ultravioleta na superfície da terra, isso afeta diretamente o crescimento de plantas e aumenta o indicie de câncer de pele em humanos e animais.
O efeito estufa e aquecimento global podem causar mudanças significativas na distribuição de vegetação pelo mundo, podendo aumentar áreas desérticas ou até mesmo acabar com algumas culturas devido ao aumento da temperatura na terra.
Um efeito já sentindo do aquecimento é o aumento de tempestades tropicais, ciclones e furacões. Outro problema do aquecimento global é o derretimento das geleiras dos polos que podem aumentar consideravelmente o nível do mar.
Exercícios sobre as mudanças climáticas:
Responda agora os exercícios sobre mudanças climáticas para testar o seu nível e gabaritar as questões de Geografia no Enem.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
O termo “deserto”, embora possa ser comum na linguagem popular, não se aplica a biomas ou regiões do território brasileiro. Acerca dos ambientes desérticos, seus fatores condicionantes e suas características ambientais, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2018)
As precipitações no nordeste brasileiro são controladas por alguns sistemas, dentre os quais se destaca a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pela maior parcela das chuvas na porção norte do nordeste do Brasil. Além desse importante sistema, também atua(m) produzindo chuvas na região Nordeste:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Faculdade Guanambi BA/2017)
Em relação à dinâmica da atmosfera terrestre, entre tempo e clima, os grandes domínios climáticos do globo e os climas do Brasil, sua distribuição espacial e influências no espaço geográfico, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNICAMP SP/2017)
Conforme foi noticiado na mídia, no dia 21 de agosto de 2016, a cidade de Santos (SP) foi atingida por uma ressaca que paralisou por 30 horas o principal porto do país, inundou vias e causou transtornos para a mobilidade urbana, o funcionamento de empresas e do comércio.
As ressacas resultam
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2017)
Os climas equatorial e subtropical úmido têm características próprias de temperatura, umidade e pressão, e são controlados respectivamente pelos seguintes sistemas dinâmicos:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFPE/2017)
Em relação aos fatores climáticos atuantes no Brasil, são feitas as seguintes afirmações.
I. A baixa altitude do território resulta em temperaturas elevadas em grande parte do país.
II. A variação latitudinal pouco influencia a dinâmica climática brasileira.
III. A maritimidade torna as temperaturas mais estáveis nas localidades litorâneas.
IV. A continentalidade provoca maiores variações de temperatura em localidades do interior.
V. As correntes marítimas quentes pouco contribuem para a existência das elevadas temperaturas do país.
Estão CORRETAS apenas as afirmações
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2017)
Atente à seguinte notícia: A média de chuvas no Estado para esse quadrimestre, medida entre os anos de 1981 e 2010, é de 600,7 mm. Neste ano, a média de chuvas ficou em 329,3 mm, caracterizando a oitava pior quadra chuvosa já registrada no Ceará. Em 2016, o Estado apresentou um quadro de chuvas pior do que em 2015, quando teve desvio de -30,3%.
Seca de 2016 no Ceará está entre as piores da história; veja a lista. Previsão da Funceme se confirmou, e
todas as regiões do Estado tiveram precipitações inferiores à normalidade 13.06.2016 Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regi onal/online/seca-de-2016-
no-ceara-esta-entre-as-pioresda- historia-veja-a-lista-1.1565486
Os ciclos de estio no semiárido brasileiro representam um fenômeno natural que tem uma forte relação com
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2017)
O estado de Goiás, por estar localizado na região central do continente sul-americano, em virtude do fator continentalidade e da atuação de massas de ar distintas, tem apenas duas estações bem definidas, sendo o inverno e o verão. No estado, aproximadamente 90% das precipitações ocorrem durante o final da primavera e, principalmente, no verão. Essas precipitações estão relacionadas à atuação da massa
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEFS BA/2017)
Considerando a região do Atlântico Equatorial, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) migra sazonalmente, em anos considerados normais, de sua posição mais ao norte (em torno de 14º N), durante agosto-setembro, para sua posição mais ao sul (em torno de 2º S), durante março-abril. Essa migração sazonal da ZCIT, associada aos fatores que causam o fortalecimento ou enfraquecimento dos ventos alísios de nordeste e sudeste, tem papel importante na determinação de uma característica do clima no norte da região Nordeste.
(Iracema F. A. Cavalcanti et al. Tempo e clima no Brasil, 2009. Adaptado.)
Analisando a Zona de Convergência Intertropical, é correto afirmar que na região citada seu comportamento responde à
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
Analise o climograma.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do domínio morfoclimático com as características representadas no climograma.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
O texto acima foi preparado pelo professor João Garcia Neto para o Blog do Enem. João é graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professor de Geografia em escolas da Grande Florianópolis desde 2012.
E-mail para contato: [email protected]
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade