Veja neste post um resumo dos principais conceitos utilizados em genética. Com esta aula você vai mandar bem em Biologia e arrebentar no Enem.
Genética é um ramo das Ciência Biológicas que estuda a estrutura e a função dos genes. A partir desses estudos, conseguimos compreender os mecanismos da hereditariedade, ou seja, a transmissão de características biológicas de uma geração para a outra.
Introdução à Genética
Nesta aula de introdução à Genética, você vai estudar os principais conceitos utilizados neste conteúdo para não perder tempo ao resolver problemas sobre hereditariedade. Vamos revisar Biologia pra gabaritar Genética no Enem e nos vestibulares?
Uma das características básicas de todos os seres vivos é a capacidade de transmitir suas características biológicas aos seus descendentes. Através da hereditariedade, a vida consegue perpetuar as espécies.
Para que isso aconteça, é essencial a presença da molécula da vida: o DNA. Ele é uma molécula formada por bases nitrogenadas, cuja sequência forma o código genético.
Cromossomos
o DNA é uma molécula grande que durante a maior parte do ciclo celular está desespiralizada no núcleo. Porém, quando uma célula entra em divisão celular, ela precisa se organizar. Um dos passos dessa organização é a formação dos cromossomos.
Os cromossomos são como “novelinhos” de DNA. Neles o DNA encontra-se espiralizado, enrolado sobre si mesmo e sobre proteínas chamadas de histonas. Isso facilita a divisão, uma vez que organiza o núcleo e auxilia na união dos fusos de divisão aos cromossomos.
Vale lembrar ainda que cada espécie possui um conjunto de cromossomos próprios a que chamamos de cariótipo.
Células haploides e diploides
Célula haploide ou célula “n cromossomos” é uma célula que contém o número mínimo de cromossomos de uma espécie. Nos seres humanos, os gametas (espermatozoides e óvulos) são haploides.
Por sua vez, célula diploide ou célula “2n cromossomos” é uma célula que possui duas vezes o número mínimo de cromossomos de sua espécie.
Cromossomos homólogos
A maioria dos organismos que conhecemos são diploides (2n). Dessa maneira, os cromossomos formam pares, que chamamos de homólogos. Os cromossomos homólogos, em geral, possuem mesmo tamanho e formato e trazem genes (alelos) para as mesmas características.
Os seres humanos possuem 46 cromossomos divididos em 23 pares de homólogos. O único par de homólogos humanos que não tem o mesmo formato e tamanho é o par de cromossomos sexuais.
Gene
No código genético estão todas as informações necessárias para produzir um ser vivo e comandar as suas células. Cada segmento do DNA capaz de determinar a síntese de uma proteína, e assim uma característica fenotípica, é chamado de gene.
Um gene é a unidade fundamental (física e estruturalmente) da hereditariedade. O corpo humano possui aproximadamente 100.000 genes.
Alelo
Os alelos são versões de um gene. Eles surgem nas populações através de mutações. Na genética usamos a palavra alelo para nos referirmos à variante de um gene quando estamos estudando algum cruzamento. Mendel chamava os alelos de “fatores”.
Segundo a primeira Lei de Mendel, uma característica geralmente é causada por um par de fatores. Hoje sabemos que esses fatores são genes alelos, localizados no mesmo lócus (região) de um par de cromossomos homólogos. Vale lembrar ainda que em cruzamentos, os genes são representados por letras (geralmente iniciais de algum fenótipo produzido).
Homozigose
A homozigose ocorre quando em um determinado par de genes (localizados em um mesmo lócus de dois cromossomos homólogos) temos dois alelos iguais. Um indivíduo que tem homozigose para uma característica é chamado de homozigoto.
Exemplo: o albinismo é produzido pelo gene chamado de “a”, que produz característica quando está em homozigose: aa (dois alelos “a”, um em cada cromossomo homólogo).
Heterozigose
A heterozigose ocorre quando em um determinado par de genes temos dois alelos diferentes. Chamamos de heterozigoto o indivíduo que tem heterozigose para alguma característica estudada. Exemplo: A produção típica de melanina é condicionada pelo gene “A”.
Essa característica pode ser produzida tanto em homozigose (AA) quanto em heterozigose (Aa – gene “A” em um dos cromossomos do par de homólogos e “a” no outro).
Genótipo e fenótipo
Genótipo corresponde ao conjunto de genes de um indivíduo. Já o fenótipo são as características expressadas a partir dos genes. Fazem parte do fenótipo tanto as características estruturais quanto fisiológicas de um indivíduo.
O fenótipo de um indivíduo é produzido a partir de seu genótipo, que pode ser influenciado pelas características do ambiente em que está inserido.
Videoaula de introdução à Genética
Agora, para fixar melhor este conteúdo, veja nossa videoaula de Genética com a professora Juliana, de Biologia.
Exercícios
Para finalizar sua revisão, que tal testar seus conhecimentos com os exercícios que selecionamos para você?
Questão 01 – (UNICAMP SP/2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
a) (i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
b) (i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
c) (i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
d) (i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
Questão 02 – (UNITAU SP/2017)
Sobre os conceitos genéticos, assinale a afirmativa INCORRETA
a) O cromossomo em eucariotos é formado por uma molécula muito longa de DNA enovelada com proteínas.
b) O genótipo é a constituição genética de um indivíduo, ou, mais especificamente, o conjunto de genes que o indivíduo possui.
c) A interação gênica é a propriedade do alelo de um gene em expressar-se sem encobrir ou mesclar a expressão com outro alelo, em indivíduos heterozigóticos.
d) Cromossomos homólogos são os dois elementos que formam um par de cromossomos, apresentando os mesmos loci gênicos e nas mesmas posições.
e) Indivíduo ou genótipo heterozigoto apresenta dois alelos diferentes em um dado locus de cromossomos homólogos.
Questão 03 – (USP/2015)
Os diferentes alelos de um gene
a) ocupam posições variáveis nos cromossomos homólogos.
b) localizam–se em cromossomos não homólogos.
c) ocupam diferentes lócus gênicos na herança quantitativa.
d) surgem por eventos de permutação entre cromossomos homólogos.
e) apresentam sequências nucleotídicas diferentes, que surgiram por mutações.
GABARITO:
1) Gab: B
2) Gab: C
3) Gab: E
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Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Acafe SC/2020)
Genética é uma área da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade, ou seja, como ocorre a transmissão de características de um indivíduo aos seus descendentes.
Em relação aos conceitos básicos de genética, relacione as colunas.
( ) Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.
( ) Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.
( ) Alteração cromossômica numérica que afeta, na maioria das vezes, um único par de cromossomos.
( ) Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo locos em cromossomos homólogos.
( ) Três ou mais formas alélicas diferentes para um mesmo locos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Unicamp SP/2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) ____________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) _____________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) _____________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) _____________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNEB BA/2017)
Diversidade genética é o grau de variedades de genes existentes em uma única espécie (animal ou vegetal). Ela corresponde ao número total de características genéticas na composição genética das espécies ou subespécies.
Vale lembrar que diversidade genética não é o mesmo que variabilidade genética. Esta última refere-se à variabilidade genética dentro de um mesmo patrimônio genético, porém ocorre variação das características genéticas da espécie.
Em relação à diversidade genética, pode-se inferir:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(USP/2015)
Os diferentes alelos de um gene:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESCS DF/2012)
Supondo uma população (I) na qual existe o mesmo número de homens e mulheres, e outra (P), na qual existem três mulheres para cada homem, as proporções corretas entre cromossomos X e Y em cada população são:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(Udesc SC/2012)
Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na genética, da primeira coluna com o significado da segunda coluna.
( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.
( ) Pareiam-se durante a meiose.
( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do indivíduo.
( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.
( ) Constituição genética dos indivíduos.
( ) Expressa-se apenas em homozigose.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFSC/2015)
Célula: a menor unidade viva
Um dia você já foi um ovo. Não como um ovo de uma ave, mas uma única célula chamada célula-ovo ou zigoto. Essa célula se multiplicou e originou trilhões de outros tipos diferentes de células que formam o seu corpo. Essa célula se originou após a união de um espermatozoide do seu pai e um óvulo da sua mãe. Com essa união você recebeu metade das características do seu pai e metade das de sua mãe.
FONTE: Carvalho, W; Guimarães, M; Ciências para nosso tempo. 1ªed. Curitiba: Positivo, 2011.
Assinale a alternativa CORRETA.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Acafe SC/2015)
A Genética se dedica a estudar os genes que, por sua vez, trata da hereditariedade. A essência da genética clássica originou-se dos trabalhos de Mendel publicado em 1866, com data de 1865, os quais foram considerados inicialmente controversos.
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. As características ditas qualitativas são, de modo geral, determinadas por muitos genes situados em vários loci, são muito influenciadas pelo ambiente e apresentam variação contínua, o contrário daquelas chamadas características quantitativas que são descontínuas e pouco influenciadas pelo ambiente.
II. As sequências de DNA codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons. Estes íntrons, inicialmente transcritos em um transcrito primário, no núcleo são removidos em um processo denominado splincing.
III. A probabilidade de um casal heterozigoto para uma dada característica ter, seguidamente, duas meninas homozigotas é 1/64.
IV. Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica.
V. Cromossomos homólogos são cromossomos que formam pares, nos quais um é de origem materna (óvulo) e o outro, origem paterna (espermatozoide). Nesses cromossomos encontram- se os genes alelos, que ocupam a mesma posição nos cromossomos homólogos e são responsáveis por determinar uma mesma característica.
Assinale a alternativa correta.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNiSA SP/2014)
Matheus é filho de Carla e João. Quando foi gerado, ele recebeu 23 cromossomos contidos no óvulo de Carla e a mesma quantidade no espermatozoide de seu pai, resultando em células com 46 cromossomos. Assim, desconsiderando os genes presentes nos cromossomos sexuais, a herança mitocondrial e possíveis mutações, pode-se concluir que Matheus recebeu 50% dos genes de sua mãe e 50% dos genes de seu pai. O mesmo raciocínio pode ser feito para João e Carla, que receberam 50% dos genes de cada um de seus pais. Isso permite concluir que 25% dos genes de Matheus são provenientes da sua avó materna, 25% do seu avô materno, 25% da sua avó paterna e 25% do seu avô paterno.
Para que o texto esteja correto:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RS/2013)
Se compararmos as sequências de DNA de duas pessoas, veremos que são idênticas:
Correto
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Incorreto
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Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
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