O mito foi um elemento cultural importante na Grécia antiga, uma vez que proporcionava ordem, unidade e uma certa identidade a um povo que, embora fosse uma nação, era dividido em cidades-estados. Veja agora:
Na mitologia grega os deuses e deusas eram os personagens que protagonizavam a maior parte dos mitos. Eles relacionavam-se com a natureza e, sempre que ficavam entediados, achavam alguma maneira de interagir com a humanidade (geralmente “trollando” ou namorando alguém).
Isso era tão importante que podemos atribuir às divindades gregas caraterísticas próprias da humanidade, como raiva, ódio, ciúme etc.
Entenda o pensamento de Sócrates
Veja com o professor Marciel Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito, qual foi a essência do pensamento de Sócrates, para você compreender a diferença com os pré-socráticos.
Entendeu a diferença de pensamento entre Sócrates e os Pré-Socráticos? Se precisar, veja o vídeo novamente.
A imagem a seguir traz um desenho que representa os deuses gregos. Por tratarem de sentimentos humanos, os mitos serviam para entendermos melhor a nós mesmos, na tentativa de responder a indagações morais que rondam a mente humana.
A explicação do mundo racional na Filosofia
Essa galera, que recebe esse nome pelo fato de existirem antes de Sócrates, foram os primeiros gregos a explicar o mundo de maneira racional a partir de discussões de bases ontológicas. Isto é, estes filósofos passam a argumentar sobre a natureza das coisas sem a ajuda dos mitos ou de coisas sobrenaturais.
Os Pré-Socráticos tinham uma fixação em entender a realidade a sua volta, eram pessoas que estudavam a natureza ao seu redor. Por essa razão chamamos alguns deles de filósofos da natureza. Esses são, sem dúvida, os mais famosos filósofos da antiguidade.
Por buscarem entender a organização racional do universo, de maneira diferente do pensamento mítico, os Pré-Socráticos eram vidrados na cosmologia, ou seja, o estudo do cosmos. Isso porque eles se utilizam de princípios e leis que o regem o próprio universo para explicar tudo ao seu redor.
Esses filósofos tentavam encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza, isto é, buscavam explicar o porquê as coisas acontecem.
Ademais, todos buscavam um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais, a este elemento chamamos Arché.
Os filósofos Pré-Socráticos
Para saber um pouco mais sobre os Filósofos Pré-Socráticos, veja esta excelente videoaula do professor Marciel, para o nosso canal no YouTube:
Principais escolas pré-Socráticas
Podemos dividir os Pré-Socráticos em Escolas a partir do foco e o local de desenvolvimento da Filosofia. As principais Escolas do período Pré-Socrático são:
A Escola Jônica
Foi em Mileto, na Jônia, que esta escola se desenvolveu. Os Pré-Socráticos desta Escola Filosófica procuravam investigar o problema cosmológico.
O que diferencia a Escola Jônica das demais escolas dos Pré-Socráticos é a sua concepção de um tempo unitário e pluralista do universo. (Ahn?) Em outras palavras, essa Escola acreditava em uma substância única deu origem a toda a variedade do cosmos.
Foi Tales de Mileto quem “fundou” essa escola e inspirou os outros filósofos Pré-Socráticos a pensarem de maneira contraria ao pensamento mítico. Além de Tales de Mileto, tivemos outros filósofos famosos na Escola Jônica, como Anaximandro, Anaxímenes, Anaxágoras, Arquelau e finalmente Heráclito.
A Escola Pitagórica
A Escola Pitagórica se desenvolveu no sul da Itália. O filósofo principal desta Escola foi Pitágoras de Samos. Esse pensador (para tristeza do pessoal de humanas) afirmou serem os números as essências das coisas.
Suas investigações da física e matemática eram misturadas com misticismo. (Parece até contradição existir um filósofo místico, não é?)
A Escola Eleática
A Escola Eleática tem o seu nome derivado da cidade de Eleia, lugar de origem de seus principais pensadores: Parmênides, Zenão e Melisso. Os Pré-Socráticos dessa escola divergem dos demais pois não procuraram uma explicação da realidade baseada na natureza. Suas preocupações eram mais abstratas e apresentaram o primeiro sopro de uma lógica e de uma metafísica.
Como você pode ver, essa escola tinha ideias contrárias à Escola Jônica. Na Escola Jônica, Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto na Escola Eleática, Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.
Nessa treta sobre a origem das coisas, Heráclito apresentava o movimento e a mudança, enquanto Parmênides apresenta a estabilidade e imutabilidade como princípios fundantes. Ao criarem esse debate, eles deixam evidente à Filosofia conceitos importantes como o “ser, o não-ser” e o “devir”.
Esses caras aí também ajudaram na construção do pensamento de outros filósofos. Como, por exemplo, Platão, que a partir destes dois pensamentos criou uma teoria que consistia em dois mundos: um inteligível e outro sensível.
A Escola Atomista
Seu fundador foi Leucipo, lá nos idos do século V a.C. Dos Pré-Socráticos dessa Escola destaca-se Demócrito. Esse filósofo propunha que todo objeto físico é composto por átomos e vácuo que se organizavam em diferentes formas. É isso mesmo que você entendeu! Esse cara, no século V antes de Cristo, já estava pensando em Átomo! Inclusive, o termo foi usado por ele pela primeira vez.
Essa Escola atomista acreditava que os átomos eram partículas extremamente pequenas (que não podiam ser separadas ao meio) e possuíam diferentes tamanhos, formas, movimentos, arranjos e posições. Além disso, Demócrito dizia que quando colocados juntos, os átomos criavam tudo o que está no mundo visível.
Por fim, ainda que vários destes filósofos falaram outras paradas que não a natureza das coisas, como é o caso de Demócrito, que escreveu também sobre ética, é o questionar-se sobre a natureza das coisas que os une. Vale lembrar que, neste período a ideia do ser humano como objeto da Filosofia só vai aparecer com Sócrates. Daí vem a diferenciação dos Pré-Socráticos e de toda a galera que veio depois, sacou?
Questões sobre filósofos pré-socráticos
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1. Pergunta
(UEG GO/2021)
A filosofia desenvolve-se na Grécia antiga. Com Pitágoras de Samos (séc. V a.C) passa a ser reconhecida como “amizade, amor pelo conhecimento”. A filosofia provocou uma profunda mudança na forma de pensar os diversos aspectos da vida. Assim, com a sua emergência:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020)
Aquilo que é quente necessita de umidade para viver, e o que é morto seca, e todos os germes são úmidos, e todo alimento é cheio de suco; ora, é natural que cada coisa se nutra daquilo de que provém.
SIMPLÍCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993.
O fragmento atribuído ao filósofo Tales de Mileto é característico do pensamento pré-socrático ao apresentar uma
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFU MG/2018)
“Pois pensar e ser é o mesmo”
Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.
A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFU MG/2018)
Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.).
“Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”
Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.
Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.
SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).
A Demócrito atribui-se a origem do conceito de
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UPE/2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:
Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.
(MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)
O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofia
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFU MG/2017)
Leia o fragmento de autoria de Heráclito.
Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.
BORNHEIM, G. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 40.
Conforme o exposto, “Deus”, no pensamento de Heráclito, significa:
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.
HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.).Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).
O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UFU MG/2016)
Em seu poema, Parmênides argumenta em favor do que parecem ser três “vias” ou “caminhos” de investigação. Deles, considerou apenas um absolutamente verdadeiro; outro, totalmente falso, e um terceiro, verossímil.
Sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa INCORRETA.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
TEXTO I
Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.
HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).
TEXTO II
Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?
PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das
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Sobre o(a) autor(a):
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Ernani Silva para o Blog do Enem. Ernani é formado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista. Ministra aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/ErnaniJrSilva
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